SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Valdicléia Aparecida Tomaz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Comar, Sueli Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11248
Resumo: O presente artigo buscou identificar os fatores que têm contribuído para as discussões sobre os saberes docentes, considerando a importância destes para a qualidade do ensino superior. Diante disso, essa investigação é de natureza qualitativa e bibliográfica. Na análise foram coletados dados a partir de um instrumento semiestruturado com docentes e discentes do Ensino Superior. Tendo como aporte teórico os autores Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta e Demerval Saviani, mesmo que de perspectivas conceituais e tipológicas diferentes, destacando diversas abordagens que fazem parte das formações de docentes como a cultural, científica, pedagógica e disciplinar aliadas à formação prática.
id UNEMAT-1_134447537cbf2b85a56fd323654beccc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11248
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOREnsino SuperiorSaberes docentesFormaçãoO presente artigo buscou identificar os fatores que têm contribuído para as discussões sobre os saberes docentes, considerando a importância destes para a qualidade do ensino superior. Diante disso, essa investigação é de natureza qualitativa e bibliográfica. Na análise foram coletados dados a partir de um instrumento semiestruturado com docentes e discentes do Ensino Superior. Tendo como aporte teórico os autores Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta e Demerval Saviani, mesmo que de perspectivas conceituais e tipológicas diferentes, destacando diversas abordagens que fazem parte das formações de docentes como a cultural, científica, pedagógica e disciplinar aliadas à formação prática.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1124810.30681/reps.v14i3.11248Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 897-9102236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11248/8163Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Valdicléia Aparecida TomazComar, Sueli Ribeiro2023-12-19T15:03:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11248Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-19T15:03:34Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Castro, Valdicléia Aparecida Tomaz
Ensino Superior
Saberes docentes
Formação
title_short SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Castro, Valdicléia Aparecida Tomaz
author_facet Castro, Valdicléia Aparecida Tomaz
Comar, Sueli Ribeiro
author_role author
author2 Comar, Sueli Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Valdicléia Aparecida Tomaz
Comar, Sueli Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Saberes docentes
Formação
topic Ensino Superior
Saberes docentes
Formação
description O presente artigo buscou identificar os fatores que têm contribuído para as discussões sobre os saberes docentes, considerando a importância destes para a qualidade do ensino superior. Diante disso, essa investigação é de natureza qualitativa e bibliográfica. Na análise foram coletados dados a partir de um instrumento semiestruturado com docentes e discentes do Ensino Superior. Tendo como aporte teórico os autores Maurice Tardif, Selma Garrido Pimenta e Demerval Saviani, mesmo que de perspectivas conceituais e tipológicas diferentes, destacando diversas abordagens que fazem parte das formações de docentes como a cultural, científica, pedagógica e disciplinar aliadas à formação prática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11248
10.30681/reps.v14i3.11248
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11248
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i3.11248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11248/8163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 897-910
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1788355172591730688