Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a respeito da educação não formal e da Pedagogia, com foco na atuação do profissional pedagogo num determinado Centro de Referência de Assistência Social do Município de Sinop - Mato Grosso. Para proceder a pesquisa foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, entrevistas e observações. Os resultados possibilitam compreender a importância da presença deste profissional neste espaço de atuação, pois em muito contribui na vida dos sujeitos que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, beneficiando-os com práticas pedagógicas. Conhecendo esta especificidade do trabalho pedagógico percebe-se que as contribuições do pedagogo na sociedade vão além da docência em espaços escolares. Palavras-chave: Educação não formal; pedagogia; espaço de atuação; Paulo Freire. |
id |
UNEMAT-1_b49fc77f4616451d86048f305de71980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9716 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MTO presente trabalho aborda a respeito da educação não formal e da Pedagogia, com foco na atuação do profissional pedagogo num determinado Centro de Referência de Assistência Social do Município de Sinop - Mato Grosso. Para proceder a pesquisa foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, entrevistas e observações. Os resultados possibilitam compreender a importância da presença deste profissional neste espaço de atuação, pois em muito contribui na vida dos sujeitos que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, beneficiando-os com práticas pedagógicas. Conhecendo esta especificidade do trabalho pedagógico percebe-se que as contribuições do pedagogo na sociedade vão além da docência em espaços escolares. Palavras-chave: Educação não formal; pedagogia; espaço de atuação; Paulo Freire.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/971610.30681/reps.v6i4.9716Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 305-3162236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716/5998Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Vanuza Tatiani2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9716Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT |
title |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT |
spellingShingle |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT Lourenço, Vanuza Tatiani |
title_short |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT |
title_full |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT |
title_fullStr |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT |
title_full_unstemmed |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT |
title_sort |
Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT |
author |
Lourenço, Vanuza Tatiani |
author_facet |
Lourenço, Vanuza Tatiani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Vanuza Tatiani |
description |
O presente trabalho aborda a respeito da educação não formal e da Pedagogia, com foco na atuação do profissional pedagogo num determinado Centro de Referência de Assistência Social do Município de Sinop - Mato Grosso. Para proceder a pesquisa foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, entrevistas e observações. Os resultados possibilitam compreender a importância da presença deste profissional neste espaço de atuação, pois em muito contribui na vida dos sujeitos que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, beneficiando-os com práticas pedagógicas. Conhecendo esta especificidade do trabalho pedagógico percebe-se que as contribuições do pedagogo na sociedade vão além da docência em espaços escolares. Palavras-chave: Educação não formal; pedagogia; espaço de atuação; Paulo Freire. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716 10.30681/reps.v6i4.9716 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v6i4.9716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716/5998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 305-316 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925565771776 |