Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Vanuza Tatiani
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716
Resumo: O presente trabalho aborda a respeito da educação não formal e da Pedagogia, com foco na atuação do profissional pedagogo num determinado Centro de Referência de Assistência Social do Município de Sinop - Mato Grosso. Para proceder a pesquisa foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, entrevistas e observações. Os resultados possibilitam compreender a importância da presença deste profissional neste espaço de atuação, pois em muito contribui na vida dos sujeitos que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, beneficiando-os com práticas pedagógicas. Conhecendo esta especificidade do trabalho pedagógico percebe-se que as contribuições do pedagogo na sociedade vão além da docência em espaços escolares. Palavras-chave: Educação não formal; pedagogia; espaço de atuação; Paulo Freire.
id UNEMAT-1_b49fc77f4616451d86048f305de71980
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9716
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MTO presente trabalho aborda a respeito da educação não formal e da Pedagogia, com foco na atuação do profissional pedagogo num determinado Centro de Referência de Assistência Social do Município de Sinop - Mato Grosso. Para proceder a pesquisa foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, entrevistas e observações. Os resultados possibilitam compreender a importância da presença deste profissional neste espaço de atuação, pois em muito contribui na vida dos sujeitos que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, beneficiando-os com práticas pedagógicas. Conhecendo esta especificidade do trabalho pedagógico percebe-se que as contribuições do pedagogo na sociedade vão além da docência em espaços escolares. Palavras-chave: Educação não formal; pedagogia; espaço de atuação; Paulo Freire.Unemat Editora2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/971610.30681/reps.v6i4.9716Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 305-3162236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716/5998Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Vanuza Tatiani2022-12-27T20:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9716Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:22:37Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
title Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
spellingShingle Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
Lourenço, Vanuza Tatiani
title_short Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
title_full Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
title_fullStr Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
title_full_unstemmed Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
title_sort Educação não formal: a atuação do pedagogo no contexto do Centro de Referência de Assistência Social de Sinop - MT
author Lourenço, Vanuza Tatiani
author_facet Lourenço, Vanuza Tatiani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Vanuza Tatiani
description O presente trabalho aborda a respeito da educação não formal e da Pedagogia, com foco na atuação do profissional pedagogo num determinado Centro de Referência de Assistência Social do Município de Sinop - Mato Grosso. Para proceder a pesquisa foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, entrevistas e observações. Os resultados possibilitam compreender a importância da presença deste profissional neste espaço de atuação, pois em muito contribui na vida dos sujeitos que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social, beneficiando-os com práticas pedagógicas. Conhecendo esta especificidade do trabalho pedagógico percebe-se que as contribuições do pedagogo na sociedade vão além da docência em espaços escolares. Palavras-chave: Educação não formal; pedagogia; espaço de atuação; Paulo Freire.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716
10.30681/reps.v6i4.9716
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i4.9716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9716/5998
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 4 (2015): Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil; 305-316
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925565771776