Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rieger, Marlise
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alexandre, Ivone de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113
Resumo: O artigo busca evidenciar e compreender como se dão as mobilizações engendradas no contexto de vida das mulheres que retomaram os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Sinop – MT. A referida pesquisa com as mulheres foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2011, na Escola Benedito Sant’Ana da Silva Freire onde frequentam o ensino fundamental e médio, por áreas de conhecimento. O método de trabalho foi o estudo de caso etnográfico por ter seu ambiente natural como fonte direta da investigação. A coleta de dados foi feita através do caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito mulheres da modalidade EJA. O referencial teórico está baseado no pensamento de Paulo Freire que se empenhou em colocar a concepção pedagógica a serviço dos interesses populares. Outra autora é Cristina Bruchine, que defende a mulher chefe de família, mãe e suas jornadas e Airon Mergár, que define a compreensão do gênero como uma convenção social, histórica e cultural. O resultado dessa pesquisa contempla as mobilizações para retomar os estudo, correlacionando com o trabalho e a família. A libertação das mulheres ampliou sua presença em todos os níveis do ensino o que possibilitou uma participação crescente no mercado de trabalho.Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; mulheres; mobilizações.
id UNEMAT-1_cb878c3a0ccee4cb889dc08aeb6de6da
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9113
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escolaO artigo busca evidenciar e compreender como se dão as mobilizações engendradas no contexto de vida das mulheres que retomaram os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Sinop – MT. A referida pesquisa com as mulheres foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2011, na Escola Benedito Sant’Ana da Silva Freire onde frequentam o ensino fundamental e médio, por áreas de conhecimento. O método de trabalho foi o estudo de caso etnográfico por ter seu ambiente natural como fonte direta da investigação. A coleta de dados foi feita através do caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito mulheres da modalidade EJA. O referencial teórico está baseado no pensamento de Paulo Freire que se empenhou em colocar a concepção pedagógica a serviço dos interesses populares. Outra autora é Cristina Bruchine, que defende a mulher chefe de família, mãe e suas jornadas e Airon Mergár, que define a compreensão do gênero como uma convenção social, histórica e cultural. O resultado dessa pesquisa contempla as mobilizações para retomar os estudo, correlacionando com o trabalho e a família. A libertação das mulheres ampliou sua presença em todos os níveis do ensino o que possibilitou uma participação crescente no mercado de trabalho.Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; mulheres; mobilizações.Unemat Editora2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/911310.30681/reps.v2i2.9113Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 161–1702236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113/4957Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRieger, MarliseAlexandre, Ivone de Jesus2022-12-27T20:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9113Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:36:51Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
title Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
Rieger, Marlise
title_short Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
title_full Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
title_sort Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
author Rieger, Marlise
author_facet Rieger, Marlise
Alexandre, Ivone de Jesus
author_role author
author2 Alexandre, Ivone de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rieger, Marlise
Alexandre, Ivone de Jesus
description O artigo busca evidenciar e compreender como se dão as mobilizações engendradas no contexto de vida das mulheres que retomaram os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Sinop – MT. A referida pesquisa com as mulheres foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2011, na Escola Benedito Sant’Ana da Silva Freire onde frequentam o ensino fundamental e médio, por áreas de conhecimento. O método de trabalho foi o estudo de caso etnográfico por ter seu ambiente natural como fonte direta da investigação. A coleta de dados foi feita através do caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito mulheres da modalidade EJA. O referencial teórico está baseado no pensamento de Paulo Freire que se empenhou em colocar a concepção pedagógica a serviço dos interesses populares. Outra autora é Cristina Bruchine, que defende a mulher chefe de família, mãe e suas jornadas e Airon Mergár, que define a compreensão do gênero como uma convenção social, histórica e cultural. O resultado dessa pesquisa contempla as mobilizações para retomar os estudo, correlacionando com o trabalho e a família. A libertação das mulheres ampliou sua presença em todos os níveis do ensino o que possibilitou uma participação crescente no mercado de trabalho.Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; mulheres; mobilizações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113
10.30681/reps.v2i2.9113
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i2.9113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9113/4957
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 2 (2011): Relatos de Experiências; 161–170
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923219058688