POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Charlies Uilian de Campos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Seidel, Verônica Franciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7201
Resumo: Os livros didáticos ocupam papel de destaque no atual cenário da educação brasileira. Contudo, é necessário avaliar a relação entre as políticas linguísticas apresentadas nos livros didáticos e as políticas educacionais brasileiras. Nesse contexto, os pronomes pessoais são um fértil elemento de análise para a compreensão das políticas linguísticas dos livros didáticos, pois apresentam uma tensão entre o normativismo idealista e a descrição científica dos fatos de uma língua. Para o português brasileiro, pode-se verificar que os livros didáticos não são coerentes com a realidade sociolinguística da língua e, portanto, precisam reorganizar suas políticas linguísticas e, consequentemente, sua proposta pedagógica.
id UNEMAT-2_8e4b4332240b357cdbffd6a4784d4d62
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7201
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAISOs livros didáticos ocupam papel de destaque no atual cenário da educação brasileira. Contudo, é necessário avaliar a relação entre as políticas linguísticas apresentadas nos livros didáticos e as políticas educacionais brasileiras. Nesse contexto, os pronomes pessoais são um fértil elemento de análise para a compreensão das políticas linguísticas dos livros didáticos, pois apresentam uma tensão entre o normativismo idealista e a descrição científica dos fatos de uma língua. Para o português brasileiro, pode-se verificar que os livros didáticos não são coerentes com a realidade sociolinguística da língua e, portanto, precisam reorganizar suas políticas linguísticas e, consequentemente, sua proposta pedagógica.Editora UNEMAT2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/720110.30681/rln.v9i20.7201Revista de Letras Norte@mentos; v. 9 n. 20 (2016): DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERFACES SOCIOLINGUÍSTICAS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7201/6198Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Charlies Uilian de CamposSeidel, Verônica Franciele2022-10-28T23:39:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7201Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T23:39:55Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
title POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
spellingShingle POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
Silva, Charlies Uilian de Campos
title_short POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
title_full POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
title_fullStr POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
title_full_unstemmed POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
title_sort POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
author Silva, Charlies Uilian de Campos
author_facet Silva, Charlies Uilian de Campos
Seidel, Verônica Franciele
author_role author
author2 Seidel, Verônica Franciele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Charlies Uilian de Campos
Seidel, Verônica Franciele
description Os livros didáticos ocupam papel de destaque no atual cenário da educação brasileira. Contudo, é necessário avaliar a relação entre as políticas linguísticas apresentadas nos livros didáticos e as políticas educacionais brasileiras. Nesse contexto, os pronomes pessoais são um fértil elemento de análise para a compreensão das políticas linguísticas dos livros didáticos, pois apresentam uma tensão entre o normativismo idealista e a descrição científica dos fatos de uma língua. Para o português brasileiro, pode-se verificar que os livros didáticos não são coerentes com a realidade sociolinguística da língua e, portanto, precisam reorganizar suas políticas linguísticas e, consequentemente, sua proposta pedagógica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7201
10.30681/rln.v9i20.7201
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7201
identifier_str_mv 10.30681/rln.v9i20.7201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7201/6198
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 9 n. 20 (2016): DOSSIÊ TEMÁTICO: INTERFACES SOCIOLINGUÍSTICAS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1788355148160958464