AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido com HQs na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, Sinop-MT, no Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na concepção sociointeracionista da Língua, com enfoque nos multiletramentos e nas novas tecnologias da informação. A seleção do referido tema deve-se ao fato de que as HQs fazem parte do gosto natural dos educandos, são adequadas ao estudo de diferentes assuntos, pois apresentam linguagem articulada com a escrita e a imagem. As atividades desenvolvidas e os aspectos observados demonstraram resultados satisfatórios em relação aos alunos envolvidos, como a ampliação do nível de escrita e leitura, de oralidade, da articulação entre escrita e imagem e produção de Histórias em Quadrinhos. Assim, o trabalho com as HQs no ambiente escolar, em conjunto com as novas tecnologias, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, demonstrando que todas as iniciativas com o propósito de potencializar o uso das diferentes linguagens são bem-vindas ao espaço escolar, tendo em vista a busca por uma educação de melhor qualidade. |
id |
UNEMAT-2_a951b38d55a7968c926e25f883b6aa4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7142 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUALO presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido com HQs na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, Sinop-MT, no Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na concepção sociointeracionista da Língua, com enfoque nos multiletramentos e nas novas tecnologias da informação. A seleção do referido tema deve-se ao fato de que as HQs fazem parte do gosto natural dos educandos, são adequadas ao estudo de diferentes assuntos, pois apresentam linguagem articulada com a escrita e a imagem. As atividades desenvolvidas e os aspectos observados demonstraram resultados satisfatórios em relação aos alunos envolvidos, como a ampliação do nível de escrita e leitura, de oralidade, da articulação entre escrita e imagem e produção de Histórias em Quadrinhos. Assim, o trabalho com as HQs no ambiente escolar, em conjunto com as novas tecnologias, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, demonstrando que todas as iniciativas com o propósito de potencializar o uso das diferentes linguagens são bem-vindas ao espaço escolar, tendo em vista a busca por uma educação de melhor qualidade.Editora UNEMAT2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/714210.30681/rln.v9i18.7142Revista de Letras Norte@mentos; v. 9 n. 18 (2016): DOSSIÊ TEMÁTICO: LETRAMENTO LITERÁRIO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142/6086Copyright (c) 2016 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Luzia Aparecida Olivade Oliveira, Miguel Rodrigues2024-04-09T14:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7142Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:27:07Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL |
title |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL |
spellingShingle |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL dos Santos, Luzia Aparecida Oliva |
title_short |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_full |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_fullStr |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_full_unstemmed |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_sort |
AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL |
author |
dos Santos, Luzia Aparecida Oliva |
author_facet |
dos Santos, Luzia Aparecida Oliva de Oliveira, Miguel Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Miguel Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Luzia Aparecida Oliva de Oliveira, Miguel Rodrigues |
description |
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido com HQs na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, Sinop-MT, no Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na concepção sociointeracionista da Língua, com enfoque nos multiletramentos e nas novas tecnologias da informação. A seleção do referido tema deve-se ao fato de que as HQs fazem parte do gosto natural dos educandos, são adequadas ao estudo de diferentes assuntos, pois apresentam linguagem articulada com a escrita e a imagem. As atividades desenvolvidas e os aspectos observados demonstraram resultados satisfatórios em relação aos alunos envolvidos, como a ampliação do nível de escrita e leitura, de oralidade, da articulação entre escrita e imagem e produção de Histórias em Quadrinhos. Assim, o trabalho com as HQs no ambiente escolar, em conjunto com as novas tecnologias, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, demonstrando que todas as iniciativas com o propósito de potencializar o uso das diferentes linguagens são bem-vindas ao espaço escolar, tendo em vista a busca por uma educação de melhor qualidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142 10.30681/rln.v9i18.7142 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v9i18.7142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142/6086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Letras Norte@mentos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Letras Norte@mentos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 9 n. 18 (2016): DOSSIÊ TEMÁTICO: LETRAMENTO LITERÁRIO 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945931214848 |