AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Luzia Aparecida Oliva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Oliveira, Miguel Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido com HQs na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, Sinop-MT, no Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na concepção sociointeracionista da Língua, com enfoque nos multiletramentos e nas novas tecnologias da informação. A seleção do referido tema deve-se ao fato de que as HQs fazem parte do gosto natural dos educandos, são adequadas ao estudo de diferentes assuntos, pois apresentam linguagem articulada com a escrita e a imagem. As atividades desenvolvidas e os aspectos observados demonstraram resultados satisfatórios em relação aos alunos envolvidos, como a ampliação do nível de escrita e leitura, de oralidade, da articulação entre escrita e imagem e produção de Histórias em Quadrinhos. Assim, o trabalho com as HQs no ambiente escolar, em conjunto com as novas tecnologias, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, demonstrando que todas as iniciativas com o propósito de potencializar o uso das diferentes linguagens são bem-vindas ao espaço escolar, tendo em vista a busca por uma educação de melhor qualidade.
id UNEMAT-2_a951b38d55a7968c926e25f883b6aa4a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7142
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUALO presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido com HQs na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, Sinop-MT, no Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na concepção sociointeracionista da Língua, com enfoque nos multiletramentos e nas novas tecnologias da informação. A seleção do referido tema deve-se ao fato de que as HQs fazem parte do gosto natural dos educandos, são adequadas ao estudo de diferentes assuntos, pois apresentam linguagem articulada com a escrita e a imagem. As atividades desenvolvidas e os aspectos observados demonstraram resultados satisfatórios em relação aos alunos envolvidos, como a ampliação do nível de escrita e leitura, de oralidade, da articulação entre escrita e imagem e produção de Histórias em Quadrinhos. Assim, o trabalho com as HQs no ambiente escolar, em conjunto com as novas tecnologias, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, demonstrando que todas as iniciativas com o propósito de potencializar o uso das diferentes linguagens são bem-vindas ao espaço escolar, tendo em vista a busca por uma educação de melhor qualidade.Editora UNEMAT2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/714210.30681/rln.v9i18.7142Revista de Letras Norte@mentos; v. 9 n. 18 (2016): DOSSIÊ TEMÁTICO: LETRAMENTO LITERÁRIO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142/6086Copyright (c) 2016 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Luzia Aparecida Olivade Oliveira, Miguel Rodrigues2024-04-09T14:27:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7142Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:27:07Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
title AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
spellingShingle AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
dos Santos, Luzia Aparecida Oliva
title_short AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
title_full AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
title_fullStr AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
title_full_unstemmed AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
title_sort AS HQs COMO FERRAMENTAS DE INCENTIVO À LEITURA E À PRODUÇÃO TEXTUAL
author dos Santos, Luzia Aparecida Oliva
author_facet dos Santos, Luzia Aparecida Oliva
de Oliveira, Miguel Rodrigues
author_role author
author2 de Oliveira, Miguel Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Luzia Aparecida Oliva
de Oliveira, Miguel Rodrigues
description O presente estudo tem por objetivo apresentar uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido com HQs na Escola Municipal de Educação Básica Silvana, Sinop-MT, no Ensino Fundamental. A prática fundamenta-se na concepção sociointeracionista da Língua, com enfoque nos multiletramentos e nas novas tecnologias da informação. A seleção do referido tema deve-se ao fato de que as HQs fazem parte do gosto natural dos educandos, são adequadas ao estudo de diferentes assuntos, pois apresentam linguagem articulada com a escrita e a imagem. As atividades desenvolvidas e os aspectos observados demonstraram resultados satisfatórios em relação aos alunos envolvidos, como a ampliação do nível de escrita e leitura, de oralidade, da articulação entre escrita e imagem e produção de Histórias em Quadrinhos. Assim, o trabalho com as HQs no ambiente escolar, em conjunto com as novas tecnologias, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, demonstrando que todas as iniciativas com o propósito de potencializar o uso das diferentes linguagens são bem-vindas ao espaço escolar, tendo em vista a busca por uma educação de melhor qualidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142
10.30681/rln.v9i18.7142
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142
identifier_str_mv 10.30681/rln.v9i18.7142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7142/6086
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 9 n. 18 (2016): DOSSIÊ TEMÁTICO: LETRAMENTO LITERÁRIO
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945931214848