AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4644 |
Resumo: | O objetivo dessa revisão foi fazer um levantamento bibliográfico para abordar os principais aspectos da TCT e da TRI para aplicação de cada uma dessas teorias na avaliação educacional. Para entender a TCT, é preciso conceituar a psicometria, que se fundamenta na teoria da medida em ciências para explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas e propor técnicas de medida dos processos mentais. Já a TRI é a Teoria de Resposta ao Item, também considerada uma vertente da psicometria, que se interessa especificamente por cada um dos itens e quer saber qual é a probabilidade e quais são os fatores que afetam esta probabilidade de cada item individualmente ser acertado ou errado ou de ser aceito ou rejeitado. Pode-se concluir que a TCT é um método avaliativo menos complexo que TRI, além de necessitar de menor tamanho amostral e talvez por isso não tenha caído em desuso. Já a TRI se trata de método mais detalhista, que refina as análises dos itens e avalia os diversos parâmetros. |
id |
UNENTRO-3_bbc1467f2f615c36b9c4939999e31189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4644 |
network_acronym_str |
UNENTRO-3 |
network_name_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEMInterdisciplinar; Ensino; Educaçãopsicometria; educação; método avaliativoavaliação educacionalO objetivo dessa revisão foi fazer um levantamento bibliográfico para abordar os principais aspectos da TCT e da TRI para aplicação de cada uma dessas teorias na avaliação educacional. Para entender a TCT, é preciso conceituar a psicometria, que se fundamenta na teoria da medida em ciências para explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas e propor técnicas de medida dos processos mentais. Já a TRI é a Teoria de Resposta ao Item, também considerada uma vertente da psicometria, que se interessa especificamente por cada um dos itens e quer saber qual é a probabilidade e quais são os fatores que afetam esta probabilidade de cada item individualmente ser acertado ou errado ou de ser aceito ou rejeitado. Pode-se concluir que a TCT é um método avaliativo menos complexo que TRI, além de necessitar de menor tamanho amostral e talvez por isso não tenha caído em desuso. Já a TRI se trata de método mais detalhista, que refina as análises dos itens e avalia os diversos parâmetros.UNICENTROSoares, José Ailton RodriguesAmorim, Aline FerreiraSilva, Claudionor Renato da2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4644RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 119-125RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 119-1252175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4644/pdfDireitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-13T16:16:55Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4644Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2024-03-18T11:05:45.853783Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
title |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM Soares, José Ailton Rodrigues Interdisciplinar; Ensino; Educação psicometria; educação; método avaliativo avaliação educacional |
title_short |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
title_full |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
title_sort |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM |
author |
Soares, José Ailton Rodrigues |
author_facet |
Soares, José Ailton Rodrigues Amorim, Aline Ferreira Silva, Claudionor Renato da |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Aline Ferreira Silva, Claudionor Renato da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, José Ailton Rodrigues Amorim, Aline Ferreira Silva, Claudionor Renato da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar; Ensino; Educação psicometria; educação; método avaliativo avaliação educacional |
topic |
Interdisciplinar; Ensino; Educação psicometria; educação; método avaliativo avaliação educacional |
description |
O objetivo dessa revisão foi fazer um levantamento bibliográfico para abordar os principais aspectos da TCT e da TRI para aplicação de cada uma dessas teorias na avaliação educacional. Para entender a TCT, é preciso conceituar a psicometria, que se fundamenta na teoria da medida em ciências para explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas e propor técnicas de medida dos processos mentais. Já a TRI é a Teoria de Resposta ao Item, também considerada uma vertente da psicometria, que se interessa especificamente por cada um dos itens e quer saber qual é a probabilidade e quais são os fatores que afetam esta probabilidade de cada item individualmente ser acertado ou errado ou de ser aceito ou rejeitado. Pode-se concluir que a TCT é um método avaliativo menos complexo que TRI, além de necessitar de menor tamanho amostral e talvez por isso não tenha caído em desuso. Já a TRI se trata de método mais detalhista, que refina as análises dos itens e avalia os diversos parâmetros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4644 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4644/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 119-125 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 20, n. 1 (2018): RECEN; 119-125 2175-5620 1518-0352 reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNENTRO |
institution |
UNENTRO |
reponame_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
collection |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||recen@unicentro.br |
_version_ |
1793890813496786944 |