AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: ENTENDENDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, José Ailton Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amorim, Aline Ferreira, Silva, Claudionor Renato da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4644
Resumo: O objetivo dessa revisão foi fazer um levantamento bibliográfico para abordar os principais aspectos da TCT e da TRI para aplicação de cada uma dessas teorias na avaliação educacional. Para entender a TCT, é preciso conceituar a psicometria, que se fundamenta na teoria da medida em ciências para explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas e propor técnicas de medida dos processos mentais. Já a TRI é a Teoria de Resposta ao Item, também considerada uma vertente da psicometria, que se interessa especificamente por cada um dos itens e quer saber qual é a probabilidade e quais são os fatores que afetam esta probabilidade de cada item individualmente ser acertado ou errado ou de ser aceito ou rejeitado. Pode-se concluir que a TCT é um método avaliativo menos complexo que TRI, além de necessitar de menor tamanho amostral e talvez por isso não tenha caído em desuso. Já a TRI se trata de método mais detalhista, que refina as análises dos itens e avalia os diversos parâmetros.
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