Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Yonara
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_0d810e87a9f6a9bb14d084568d532d2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/7868
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Marques, YonaraCardozo, Priscila SchachtUniversidade do Extremo Sul Catarinense2020-12-23T02:27:24Z2020-12-23T02:27:24Z2020-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.A peça “Amor por Anexins” foi escrita por Arthur Azevedo no ano de 1870, e é considerada uma farsa. O enredo do espetáculo é construído a partir de relações amorosas entre Isaías e Inês. O Grupo Cirquinho do Revirado de Criciúma- SC encena o espetáculo desde o ano de 2001. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a personagem Inês do espetáculo “Amor por Anexins” interpretada por mim, Yonara Marques, autora desse trabalho, e levantar questões sobre os desafios da mulher na cena a partir de perspectivas feministas e identificar proximidades do teatro feminista com a personagem em questão. Também compreender a construção da peça “Amor por Anexins” na história de formação do Cirquinho do Revirado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de um questionário com seis mulheres vinculadas ao teatro, e para análise dos dados usou-se a análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que o teatro não está imune a estrutura machista da sociedade e ainda existe a invisibilidade da mulher no teatro. Destaco que a invisibilidade da mulher fora de cena (direção, concepções artísticas) ainda é maior. O trabalho mostrou que as mulheres atrizes no teatro de rua estão mais vulneráveis, no entanto, a rua se apresenta como um espaço que promove encontros transformadores entre mulheres na plateia e em cena. Enquanto perspectivas, os movimentos de resistências vêm crescendo e conquistando mais espaço nas produções artísticas. Este trabalho também mostra o que muda na atriz Yonara que faz teatro de rua há 23 anos, e que depois dessa trajetória resolve ingressar numa graduação de bacharel em teatro, e que de certa forma se não fosse este momento da vida, muitos questionamentos não viriam à tona, tampouco este impulso da escrita de falar de mim.Teatro de ruaTeatro feministaCirquinho do ReviradoMulheres em cenaTeatro de grupoAtrizesDelas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Reviradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALYonara Marques.pdfYonara Marques.pdfTCCapplication/pdf3438001http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7868/1/Yonara%20Marques.pdf52707a1ebe78b780a8c5d49ff3530f44MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7868/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/78682020-12-23 00:27:27.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
title Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
spellingShingle Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
Marques, Yonara
Teatro de rua
Teatro feminista
Cirquinho do Revirado
Mulheres em cena
Teatro de grupo
Atrizes
title_short Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
title_full Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
title_fullStr Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
title_full_unstemmed Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
title_sort Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
author Marques, Yonara
author_facet Marques, Yonara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Yonara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardozo, Priscila Schacht
contributor_str_mv Cardozo, Priscila Schacht
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de rua
Teatro feminista
Cirquinho do Revirado
Mulheres em cena
Teatro de grupo
Atrizes
topic Teatro de rua
Teatro feminista
Cirquinho do Revirado
Mulheres em cena
Teatro de grupo
Atrizes
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A peça “Amor por Anexins” foi escrita por Arthur Azevedo no ano de 1870, e é considerada uma farsa. O enredo do espetáculo é construído a partir de relações amorosas entre Isaías e Inês. O Grupo Cirquinho do Revirado de Criciúma- SC encena o espetáculo desde o ano de 2001. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a personagem Inês do espetáculo “Amor por Anexins” interpretada por mim, Yonara Marques, autora desse trabalho, e levantar questões sobre os desafios da mulher na cena a partir de perspectivas feministas e identificar proximidades do teatro feminista com a personagem em questão. Também compreender a construção da peça “Amor por Anexins” na história de formação do Cirquinho do Revirado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de um questionário com seis mulheres vinculadas ao teatro, e para análise dos dados usou-se a análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que o teatro não está imune a estrutura machista da sociedade e ainda existe a invisibilidade da mulher no teatro. Destaco que a invisibilidade da mulher fora de cena (direção, concepções artísticas) ainda é maior. O trabalho mostrou que as mulheres atrizes no teatro de rua estão mais vulneráveis, no entanto, a rua se apresenta como um espaço que promove encontros transformadores entre mulheres na plateia e em cena. Enquanto perspectivas, os movimentos de resistências vêm crescendo e conquistando mais espaço nas produções artísticas. Este trabalho também mostra o que muda na atriz Yonara que faz teatro de rua há 23 anos, e que depois dessa trajetória resolve ingressar numa graduação de bacharel em teatro, e que de certa forma se não fosse este momento da vida, muitos questionamentos não viriam à tona, tampouco este impulso da escrita de falar de mim.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-23T02:27:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-23T02:27:24Z
dc.date.created.fl_str_mv 2020-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7868/1/Yonara%20Marques.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7868/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 52707a1ebe78b780a8c5d49ff3530f44
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763278595948544