Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_0d810e87a9f6a9bb14d084568d532d2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/7868 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Marques, YonaraCardozo, Priscila SchachtUniversidade do Extremo Sul Catarinense2020-12-23T02:27:24Z2020-12-23T02:27:24Z2020-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.A peça “Amor por Anexins” foi escrita por Arthur Azevedo no ano de 1870, e é considerada uma farsa. O enredo do espetáculo é construído a partir de relações amorosas entre Isaías e Inês. O Grupo Cirquinho do Revirado de Criciúma- SC encena o espetáculo desde o ano de 2001. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a personagem Inês do espetáculo “Amor por Anexins” interpretada por mim, Yonara Marques, autora desse trabalho, e levantar questões sobre os desafios da mulher na cena a partir de perspectivas feministas e identificar proximidades do teatro feminista com a personagem em questão. Também compreender a construção da peça “Amor por Anexins” na história de formação do Cirquinho do Revirado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de um questionário com seis mulheres vinculadas ao teatro, e para análise dos dados usou-se a análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que o teatro não está imune a estrutura machista da sociedade e ainda existe a invisibilidade da mulher no teatro. Destaco que a invisibilidade da mulher fora de cena (direção, concepções artísticas) ainda é maior. O trabalho mostrou que as mulheres atrizes no teatro de rua estão mais vulneráveis, no entanto, a rua se apresenta como um espaço que promove encontros transformadores entre mulheres na plateia e em cena. Enquanto perspectivas, os movimentos de resistências vêm crescendo e conquistando mais espaço nas produções artísticas. Este trabalho também mostra o que muda na atriz Yonara que faz teatro de rua há 23 anos, e que depois dessa trajetória resolve ingressar numa graduação de bacharel em teatro, e que de certa forma se não fosse este momento da vida, muitos questionamentos não viriam à tona, tampouco este impulso da escrita de falar de mim.Teatro de ruaTeatro feministaCirquinho do ReviradoMulheres em cenaTeatro de grupoAtrizesDelas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Reviradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALYonara Marques.pdfYonara Marques.pdfTCCapplication/pdf3438001http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7868/1/Yonara%20Marques.pdf52707a1ebe78b780a8c5d49ff3530f44MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7868/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/78682020-12-23 00:27:27.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado |
title |
Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado |
spellingShingle |
Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado Marques, Yonara Teatro de rua Teatro feminista Cirquinho do Revirado Mulheres em cena Teatro de grupo Atrizes |
title_short |
Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado |
title_full |
Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado |
title_fullStr |
Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado |
title_full_unstemmed |
Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado |
title_sort |
Delas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Revirado |
author |
Marques, Yonara |
author_facet |
Marques, Yonara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Yonara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardozo, Priscila Schacht |
contributor_str_mv |
Cardozo, Priscila Schacht |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro de rua Teatro feminista Cirquinho do Revirado Mulheres em cena Teatro de grupo Atrizes |
topic |
Teatro de rua Teatro feminista Cirquinho do Revirado Mulheres em cena Teatro de grupo Atrizes |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A peça “Amor por Anexins” foi escrita por Arthur Azevedo no ano de 1870, e é considerada uma farsa. O enredo do espetáculo é construído a partir de relações amorosas entre Isaías e Inês. O Grupo Cirquinho do Revirado de Criciúma- SC encena o espetáculo desde o ano de 2001. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a personagem Inês do espetáculo “Amor por Anexins” interpretada por mim, Yonara Marques, autora desse trabalho, e levantar questões sobre os desafios da mulher na cena a partir de perspectivas feministas e identificar proximidades do teatro feminista com a personagem em questão. Também compreender a construção da peça “Amor por Anexins” na história de formação do Cirquinho do Revirado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de um questionário com seis mulheres vinculadas ao teatro, e para análise dos dados usou-se a análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que o teatro não está imune a estrutura machista da sociedade e ainda existe a invisibilidade da mulher no teatro. Destaco que a invisibilidade da mulher fora de cena (direção, concepções artísticas) ainda é maior. O trabalho mostrou que as mulheres atrizes no teatro de rua estão mais vulneráveis, no entanto, a rua se apresenta como um espaço que promove encontros transformadores entre mulheres na plateia e em cena. Enquanto perspectivas, os movimentos de resistências vêm crescendo e conquistando mais espaço nas produções artísticas. Este trabalho também mostra o que muda na atriz Yonara que faz teatro de rua há 23 anos, e que depois dessa trajetória resolve ingressar numa graduação de bacharel em teatro, e que de certa forma se não fosse este momento da vida, muitos questionamentos não viriam à tona, tampouco este impulso da escrita de falar de mim. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-23T02:27:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-23T02:27:24Z |
dc.date.created.fl_str_mv |
2020-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7868/1/Yonara%20Marques.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7868/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
52707a1ebe78b780a8c5d49ff3530f44 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763278595948544 |