Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perraro, Juliana
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/2923
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_421fa827b61a7615c817ab9b46e9e7b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/2923
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Perraro, JulianaFreire, Patrícia de SáUniversidade do Extremo Sul Catarinense2015-07-07T00:47:34Z2015-07-07T00:47:34Z2015-062015-07-06http://repositorio.unesc.net/handle/1/2923Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Na atual economia globalizada, onde as organizações estão cada vez mais competitivas na busca por um lugar menos instável comparativamente aos seus concorrentes, os indivíduos tornam-se elementos essenciais para o incremento de estratégias voltadas a maximização de valores distintivos percebidos pelos clientes. Entretanto, não basta apenas contratar mão de obra e pagá-las pela “média de mercado” como hoje é praticado no setor metalúrgico da região sul de Santa Catarina. É necessário reter e desenvolver os profissionais com os conhecimentos, habilidades e atitudes alinhados à estratégia organizacional, gerenciando os identificados talentos em cada área. As gestões destes talentos constroem o capital humano considerado um ativo, inicialmente intangível, mas desde sempre valioso para o alcance dos objetivos estratégicos pretendidos. São processos importantes da gestão de talentos, a recompensa dos esforços e a motivação para a superação da rotina e alcance das metas. Em pesquisa teórica bibliográfica, pode-se identificar uma escola que sugere ser a remuneração um fator de influência nos resultados de produção e motivação. Porém, a área de Gestão de Pessoas tem enfrentado desafios para a gestão destes elementos organizacionais para a motivação e, algumas empresas optam por não implantá-los. Neste contexto, surge a questão de pesquisa: Qual a real influência do processo de recompensar pessoas para a motivação dos funcionários? Para responder a esta questão, definiu-se como objetivo analisar a influência do processo de recompensar pessoas sobre a motivação dos funcionários. Foi desenvolvida uma pesquisa teórica aplicada com base nos estudos de Alvarães e Ripardo (2013) e nas teorias dos dois fatores de Herzberg (1959) e na teoria da hierarquia das necessidades humanas de Maslow (1943). Encontraram-se informações que apontaram a subdivisão do processo de recompensar pessoas em remuneração básica, benefícios e incentivos salariais. Pode-se concluir que bibliograficamente o salário é um fator higiênico, isto é, sua presença remove a insatisfação e sua ausência provoca-a, sendo assim, não é consenso na literatura científica que o salário é um fator motivacional, entretanto através da pesquisa a campo, pode-se concluir que o salário é um grande fator motivacional. Como contribuição deste estudo, destaca-se a criação do tema abordado, tal como, a construção de um instrumento de pesquisa para o levantamento de dados.Gestão de pessoasMotivação no trabalhoAdministração de recompensas e incentivosAdministração de pessoalInfluência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJULIANA PERRARO.pdfJULIANA PERRARO.pdfTCCapplication/pdf1876899http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/1/JULIANA%20PERRARO.pdf5f0618329ceefc9bb2aa515954122afbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTJULIANA PERRARO.pdf.txtJULIANA PERRARO.pdf.txtExtracted texttext/plain107985http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/3/JULIANA%20PERRARO.pdf.txt246f8da6d6fe20e591d5da2d9e35f9aaMD53THUMBNAILJULIANA PERRARO.pdf.jpgJULIANA PERRARO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/4/JULIANA%20PERRARO.pdf.jpg37602ce7ac65155017dc20195d5b440fMD541/29232015-08-24 23:29:06.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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
title Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
spellingShingle Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
Perraro, Juliana
Gestão de pessoas
Motivação no trabalho
Administração de recompensas e incentivos
Administração de pessoal
title_short Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
title_full Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
title_fullStr Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
title_full_unstemmed Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
title_sort Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
author Perraro, Juliana
author_facet Perraro, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perraro, Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Patrícia de Sá
contributor_str_mv Freire, Patrícia de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
Motivação no trabalho
Administração de recompensas e incentivos
Administração de pessoal
topic Gestão de pessoas
Motivação no trabalho
Administração de recompensas e incentivos
Administração de pessoal
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Na atual economia globalizada, onde as organizações estão cada vez mais competitivas na busca por um lugar menos instável comparativamente aos seus concorrentes, os indivíduos tornam-se elementos essenciais para o incremento de estratégias voltadas a maximização de valores distintivos percebidos pelos clientes. Entretanto, não basta apenas contratar mão de obra e pagá-las pela “média de mercado” como hoje é praticado no setor metalúrgico da região sul de Santa Catarina. É necessário reter e desenvolver os profissionais com os conhecimentos, habilidades e atitudes alinhados à estratégia organizacional, gerenciando os identificados talentos em cada área. As gestões destes talentos constroem o capital humano considerado um ativo, inicialmente intangível, mas desde sempre valioso para o alcance dos objetivos estratégicos pretendidos. São processos importantes da gestão de talentos, a recompensa dos esforços e a motivação para a superação da rotina e alcance das metas. Em pesquisa teórica bibliográfica, pode-se identificar uma escola que sugere ser a remuneração um fator de influência nos resultados de produção e motivação. Porém, a área de Gestão de Pessoas tem enfrentado desafios para a gestão destes elementos organizacionais para a motivação e, algumas empresas optam por não implantá-los. Neste contexto, surge a questão de pesquisa: Qual a real influência do processo de recompensar pessoas para a motivação dos funcionários? Para responder a esta questão, definiu-se como objetivo analisar a influência do processo de recompensar pessoas sobre a motivação dos funcionários. Foi desenvolvida uma pesquisa teórica aplicada com base nos estudos de Alvarães e Ripardo (2013) e nas teorias dos dois fatores de Herzberg (1959) e na teoria da hierarquia das necessidades humanas de Maslow (1943). Encontraram-se informações que apontaram a subdivisão do processo de recompensar pessoas em remuneração básica, benefícios e incentivos salariais. Pode-se concluir que bibliograficamente o salário é um fator higiênico, isto é, sua presença remove a insatisfação e sua ausência provoca-a, sendo assim, não é consenso na literatura científica que o salário é um fator motivacional, entretanto através da pesquisa a campo, pode-se concluir que o salário é um grande fator motivacional. Como contribuição deste estudo, destaca-se a criação do tema abordado, tal como, a construção de um instrumento de pesquisa para o levantamento de dados.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-07T00:47:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-07T00:47:34Z
dc.date.created.fl_str_mv 2015-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/2923
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/2923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/1/JULIANA%20PERRARO.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/3/JULIANA%20PERRARO.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/4/JULIANA%20PERRARO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f0618329ceefc9bb2aa515954122afb
09af850207095721090e50e21d50d1ef
246f8da6d6fe20e591d5da2d9e35f9aa
37602ce7ac65155017dc20195d5b440f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763277794836480