Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/2923 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_421fa827b61a7615c817ab9b46e9e7b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/2923 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Perraro, JulianaFreire, Patrícia de SáUniversidade do Extremo Sul Catarinense2015-07-07T00:47:34Z2015-07-07T00:47:34Z2015-062015-07-06http://repositorio.unesc.net/handle/1/2923Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Na atual economia globalizada, onde as organizações estão cada vez mais competitivas na busca por um lugar menos instável comparativamente aos seus concorrentes, os indivíduos tornam-se elementos essenciais para o incremento de estratégias voltadas a maximização de valores distintivos percebidos pelos clientes. Entretanto, não basta apenas contratar mão de obra e pagá-las pela “média de mercado” como hoje é praticado no setor metalúrgico da região sul de Santa Catarina. É necessário reter e desenvolver os profissionais com os conhecimentos, habilidades e atitudes alinhados à estratégia organizacional, gerenciando os identificados talentos em cada área. As gestões destes talentos constroem o capital humano considerado um ativo, inicialmente intangível, mas desde sempre valioso para o alcance dos objetivos estratégicos pretendidos. São processos importantes da gestão de talentos, a recompensa dos esforços e a motivação para a superação da rotina e alcance das metas. Em pesquisa teórica bibliográfica, pode-se identificar uma escola que sugere ser a remuneração um fator de influência nos resultados de produção e motivação. Porém, a área de Gestão de Pessoas tem enfrentado desafios para a gestão destes elementos organizacionais para a motivação e, algumas empresas optam por não implantá-los. Neste contexto, surge a questão de pesquisa: Qual a real influência do processo de recompensar pessoas para a motivação dos funcionários? Para responder a esta questão, definiu-se como objetivo analisar a influência do processo de recompensar pessoas sobre a motivação dos funcionários. Foi desenvolvida uma pesquisa teórica aplicada com base nos estudos de Alvarães e Ripardo (2013) e nas teorias dos dois fatores de Herzberg (1959) e na teoria da hierarquia das necessidades humanas de Maslow (1943). Encontraram-se informações que apontaram a subdivisão do processo de recompensar pessoas em remuneração básica, benefícios e incentivos salariais. Pode-se concluir que bibliograficamente o salário é um fator higiênico, isto é, sua presença remove a insatisfação e sua ausência provoca-a, sendo assim, não é consenso na literatura científica que o salário é um fator motivacional, entretanto através da pesquisa a campo, pode-se concluir que o salário é um grande fator motivacional. Como contribuição deste estudo, destaca-se a criação do tema abordado, tal como, a construção de um instrumento de pesquisa para o levantamento de dados.Gestão de pessoasMotivação no trabalhoAdministração de recompensas e incentivosAdministração de pessoalInfluência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJULIANA PERRARO.pdfJULIANA PERRARO.pdfTCCapplication/pdf1876899http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/1/JULIANA%20PERRARO.pdf5f0618329ceefc9bb2aa515954122afbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTJULIANA PERRARO.pdf.txtJULIANA PERRARO.pdf.txtExtracted texttext/plain107985http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/3/JULIANA%20PERRARO.pdf.txt246f8da6d6fe20e591d5da2d9e35f9aaMD53THUMBNAILJULIANA PERRARO.pdf.jpgJULIANA PERRARO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/4/JULIANA%20PERRARO.pdf.jpg37602ce7ac65155017dc20195d5b440fMD541/29232015-08-24 23:29:06.708VEVSTU8gREUgQVVUT1JJWkHDh8ODTyBQQVJBIFVUSUxJWkHDh8ODTyBERSBPQlJBCgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcmVsYXRpdm9zIMOgIG9icmEgYWNpbWEgZGVzY3JpdGEsCm8gYXV0b3IsIGNvbSBmdW5kYW1lbnRvIG5vIGFydGlnbyAyOSBkYSBMZWkgbi4gOS42MTAvMTk5OCwgYXV0b3JpemEgYSAKVU5FU0Mg4oCTIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkbyBFeHRyZW1vIFN1bCBDYXRhcmluZW5zZSwgYSBkaXNwb25pYmlsaXphciBncmF0dWl0YW1lbnRlIHN1YQpvYnJhLCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsCmltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCBwZWxhIGludGVybmV0LCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EKZ2VyYWRhIHBlbGEgVU5FU0MsIG5hcyBzZWd1aW50ZXMgbW9kYWxpZGFkZXM6CgphKSBkaXNwb25pYmlsaXphw6fDo28gaW1wcmVzc2Egbm8gYWNlcnZvIGRhIEJpYmxpb3RlY2EgUHJvZi4gRXVyaWNvIEJhY2s7CmIpIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyBlbSBtZWlvIGVsZXRyw7RuaWNvLCBlbSBiYW5jbyBkZSBkYWRvcyBuYSByZWRlIG11bmRpYWwKZGUgY29tcHV0YWRvcmVzLCBlbSBmb3JtYXRvIGVzcGVjaWZpY2FkbyAoUERGKTsKYykgRGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIHBlbG8gUHJvZ3JhbWEgZGUgQ29tdXRhw6fDo28gQmlibGlvZ3LDoWZpY2Eg4oCTICBDb211dCwgZG8KSUJJQ1QgKEluc3RpdHV0byBCcmFzaWxlaXJvIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBDacOqbmNpYSBlIFRlY25vbG9naWEpLCDDs3Jnw6NvIGRvCk1pbmlzdMOpcmlvIGRlIENpw6puY2lhIGUgVGVjbm9sb2dpYS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico |
title |
Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico |
spellingShingle |
Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico Perraro, Juliana Gestão de pessoas Motivação no trabalho Administração de recompensas e incentivos Administração de pessoal |
title_short |
Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico |
title_full |
Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico |
title_fullStr |
Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico |
title_full_unstemmed |
Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico |
title_sort |
Influência do processo de recompensar pessoas na motivação dos funcionários: estudo de caso do setor metalúrgico |
author |
Perraro, Juliana |
author_facet |
Perraro, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perraro, Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire, Patrícia de Sá |
contributor_str_mv |
Freire, Patrícia de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de pessoas Motivação no trabalho Administração de recompensas e incentivos Administração de pessoal |
topic |
Gestão de pessoas Motivação no trabalho Administração de recompensas e incentivos Administração de pessoal |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Na atual economia globalizada, onde as organizações estão cada vez mais competitivas na busca por um lugar menos instável comparativamente aos seus concorrentes, os indivíduos tornam-se elementos essenciais para o incremento de estratégias voltadas a maximização de valores distintivos percebidos pelos clientes. Entretanto, não basta apenas contratar mão de obra e pagá-las pela “média de mercado” como hoje é praticado no setor metalúrgico da região sul de Santa Catarina. É necessário reter e desenvolver os profissionais com os conhecimentos, habilidades e atitudes alinhados à estratégia organizacional, gerenciando os identificados talentos em cada área. As gestões destes talentos constroem o capital humano considerado um ativo, inicialmente intangível, mas desde sempre valioso para o alcance dos objetivos estratégicos pretendidos. São processos importantes da gestão de talentos, a recompensa dos esforços e a motivação para a superação da rotina e alcance das metas. Em pesquisa teórica bibliográfica, pode-se identificar uma escola que sugere ser a remuneração um fator de influência nos resultados de produção e motivação. Porém, a área de Gestão de Pessoas tem enfrentado desafios para a gestão destes elementos organizacionais para a motivação e, algumas empresas optam por não implantá-los. Neste contexto, surge a questão de pesquisa: Qual a real influência do processo de recompensar pessoas para a motivação dos funcionários? Para responder a esta questão, definiu-se como objetivo analisar a influência do processo de recompensar pessoas sobre a motivação dos funcionários. Foi desenvolvida uma pesquisa teórica aplicada com base nos estudos de Alvarães e Ripardo (2013) e nas teorias dos dois fatores de Herzberg (1959) e na teoria da hierarquia das necessidades humanas de Maslow (1943). Encontraram-se informações que apontaram a subdivisão do processo de recompensar pessoas em remuneração básica, benefícios e incentivos salariais. Pode-se concluir que bibliograficamente o salário é um fator higiênico, isto é, sua presença remove a insatisfação e sua ausência provoca-a, sendo assim, não é consenso na literatura científica que o salário é um fator motivacional, entretanto através da pesquisa a campo, pode-se concluir que o salário é um grande fator motivacional. Como contribuição deste estudo, destaca-se a criação do tema abordado, tal como, a construção de um instrumento de pesquisa para o levantamento de dados. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-07T00:47:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-07T00:47:34Z |
dc.date.created.fl_str_mv |
2015-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/2923 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/2923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/1/JULIANA%20PERRARO.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/3/JULIANA%20PERRARO.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2923/4/JULIANA%20PERRARO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f0618329ceefc9bb2aa515954122afb 09af850207095721090e50e21d50d1ef 246f8da6d6fe20e591d5da2d9e35f9aa 37602ce7ac65155017dc20195d5b440f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763277794836480 |