Estudo sobre o processo admissional de professores na Secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município de Cocal do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/5603 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
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Rosa, Eduarda daDias, Almerinda Tereza Bianca Bez BattiUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-03-08T20:18:24Z2018-03-08T20:18:24Z2017-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/5603Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Administração, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Este trabalho tem como objetivo geral analisar as causas e as consequências do processo de admissão de profissionais – professores ACTs - para atuarem no Ensino Fundamental pela Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. A revisão da literatura abordou sobre as a administração pública, gestão de pessoas, modalidades de contratação na esfera pública e acerca dos profissionais que atuam na educação básica. Foi realizada pesquisa qualitativa descritiva e de campo por meio de um estudo de caso na Secretaria da Educação do município de Cocal do Sul. A coleta dos dados se deu por meio de questionários com perguntas abertas aplicados em duas amostras: a primeira composta por dois gestores e a segunda com professores efetivos do ensino fundamental das escolas do referido município. Além disso, foram coletados dados secundários – análise documental – acerca da contratação e afastamentos dos profissionais da educação. Os dados foram analisados qualitativamente. Os principais resultados foram que, até 2015, havia mais professores ACTs em sala de aula. Em 2016, há mais efetivos. A maior parte dos afastamentos se dá para que o professor assuma outros cargos na esfera da educação e também por licença sem vencimento. Na visão dos gestores não há influência negativa no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. 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