O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Selma
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3685
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_750b3c5b3253d838b44e7388868897a1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/3685
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Serafim, SelmaNeumaier, AngélicaUniversidade do Extremo Sul Catarinense2016-04-25T18:21:26Z2016-04-25T18:21:26Z2015-06http://repositorio.unesc.net/handle/1/3685Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O presente trabalho intitulado O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca tem como objetivo geral investigar os processos utilizados pelos artistas do desenho na arte contemporânea e a apropriação desses processos para construir um objeto de arte. Realizo uma pesquisa sobre os processos do desenho por meio das obras dos artistas: Susan Collins, Richard Long e Trisha Brow, Sandra Cinto e Letícia Cardoso. Aproprio-me dos processos utilizados pela artista Letícia Cardoso com a intenção de propor ao público a possibilidade de conhecer os processos já utilizados por outros artistas para constituir uma nova direção para uma produção artística. Estudo as mudanças de paradigma da trajetória do desenho na arte, observando que o desenho contemporâneo proporciona aos artistas o desapego de regras no ato de construção de suas obras, podendo se apropriar de qualquer tipo de material e suporte. Classifico esta pesquisa de natureza básica, pois se insere na linha de Processos e Poéticas – Linguagens que aborda as linguagens artísticas no ato da criação, do fazer e da expressão. A pesquisa é considerada qualitativa, pois não importa a quantidade numérica, e sim a qualidade de aprofundamento e entendimento das questões abordadas. É considerada exploratória porque é uma pesquisa bibliográfica que proporciona maiores definições sobre determinado assunto, com objetivo de explorar as ideias ou as descobertas de um assunto a ser compreendido. Farei um levantamento bibliográfico como base de estudo para conhecer questões acerca dos processos e propor novos conhecimentos a partir das investigações dos assuntos. A pesquisa foi de suma importância para rever meus conceitos acerca do desenho na arte.DesenhoArtistas contemporâneosArte contemporâneaO desenho na arte contemporânea – o desenho como marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSelma Serafim.pdfSelma Serafim.pdfTCCapplication/pdf2593333http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/1/Selma%20Serafim.pdf8daff87f50569a5bdf5c79f5413a2289MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTSelma Serafim.pdf.txtSelma Serafim.pdf.txtExtracted texttext/plain68162http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/3/Selma%20Serafim.pdf.txt7ec04b09bb6add8f45da51288394d0ccMD53THUMBNAILSelma Serafim.pdf.jpgSelma Serafim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/4/Selma%20Serafim.pdf.jpgc41378eeef10d26ca2899c0c4f50db1cMD541/36852016-04-26 03:30:25.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
title O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
spellingShingle O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
Serafim, Selma
Desenho
Artistas contemporâneos
Arte contemporânea
title_short O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
title_full O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
title_fullStr O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
title_full_unstemmed O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
title_sort O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
author Serafim, Selma
author_facet Serafim, Selma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Selma
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neumaier, Angélica
contributor_str_mv Neumaier, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Artistas contemporâneos
Arte contemporânea
topic Desenho
Artistas contemporâneos
Arte contemporânea
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho intitulado O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca tem como objetivo geral investigar os processos utilizados pelos artistas do desenho na arte contemporânea e a apropriação desses processos para construir um objeto de arte. Realizo uma pesquisa sobre os processos do desenho por meio das obras dos artistas: Susan Collins, Richard Long e Trisha Brow, Sandra Cinto e Letícia Cardoso. Aproprio-me dos processos utilizados pela artista Letícia Cardoso com a intenção de propor ao público a possibilidade de conhecer os processos já utilizados por outros artistas para constituir uma nova direção para uma produção artística. Estudo as mudanças de paradigma da trajetória do desenho na arte, observando que o desenho contemporâneo proporciona aos artistas o desapego de regras no ato de construção de suas obras, podendo se apropriar de qualquer tipo de material e suporte. Classifico esta pesquisa de natureza básica, pois se insere na linha de Processos e Poéticas – Linguagens que aborda as linguagens artísticas no ato da criação, do fazer e da expressão. A pesquisa é considerada qualitativa, pois não importa a quantidade numérica, e sim a qualidade de aprofundamento e entendimento das questões abordadas. É considerada exploratória porque é uma pesquisa bibliográfica que proporciona maiores definições sobre determinado assunto, com objetivo de explorar as ideias ou as descobertas de um assunto a ser compreendido. Farei um levantamento bibliográfico como base de estudo para conhecer questões acerca dos processos e propor novos conhecimentos a partir das investigações dos assuntos. A pesquisa foi de suma importância para rever meus conceitos acerca do desenho na arte.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2015
dc.date.created.fl_str_mv 2015-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T18:21:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-25T18:21:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/3685
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/3685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/1/Selma%20Serafim.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/3/Selma%20Serafim.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/4/Selma%20Serafim.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8daff87f50569a5bdf5c79f5413a2289
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
7ec04b09bb6add8f45da51288394d0cc
c41378eeef10d26ca2899c0c4f50db1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763248124329984