Mix de produtos X competitividade : um estudo de caso em uma indústria do setor de revestimentos cerâmicos do sul de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/2263 |
Resumo: | Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
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Cardoso, GreguriBombazar, Cleber PachecoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2014-05-20T11:04:10Z2014-05-20T11:04:10Z2013-122014-05-20http://repositorio.unesc.net/handle/1/2263Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração com Linha de Formação Específica em Comércio Exterior - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Tem-se como base para este estudo os argumentos repassados por autores no tocante a necessidade de sobrevivência no mercado atual. Sabendo que para manter viva uma empresa não é nada fácil como de longe possa-se imaginar. As empresas passam, ao longo de seu estado de crescimento, por momentos desacelerados, o que pode acarretar no fechamento de portas. Partindo deste âmbito de análise, buscou-se em cada detalhe da empresa analisada, os meios pelo qual a mesma se mantém viva e bem acesa até os dias atuais. E, para isso, foi perceptível avaliar alguns aspectos que são de extrema importância e que o mercado, por vezes, peca em não utilizá-lo, devido ao medo com os gastos – a evolução do mix de produtos. O mix de produto tem sido nessa empresa, assim como para outras, um fator marcante na competitividade e na garantia de sucesso frente às demais empresas do mercado. Este aspecto garante que a empresa possa competir em diversas categorias de seu ramo, oferecendo produtos de excelente qualidade com custo mais caro, e produtos com qualidade um pouco menor, entretanto, também com preço inferior, competindo com empresas de seu nível e menores, ou ainda, maiores. Esta perspectiva de crescimento é muito válida frente às análises feitas, já que o aumento da categoria de mix de produto, para a empresa em análise, é um diferencial e garantia de sustentabilidade frente a outras marcas fortes da região Sul de Santa Catarina. Sabendo que este mix de produtos garante a competitividade, destaca-se que alguns setores tem grande influência na composição do mix. Analisando isso, é relevante destacar que o setor mais envolvido, o que vai da ideia ao lançamento, é o setor de marketing. Este setor responde por toda a criação do produto, desde o surgimento da necessidade, pesquisa de preço e mercado, composição do produto e lançamento. E, só haverá respaldo ao setor quando o produto já estiver na linha de frente do mercado e sendo adquirido pelos consumidores. Enfim, o setor de marketing deve verificar a necessidade do consumidor a fim de que possa ampliar o mix de produtos e encontrar o ponto de equilíbrio para que a elevação do custo devido a um mix com variedade de itens garanta a empresa lucros para poder manter-se no mercado.Qualidade dos produtosCompetitividadeIndústria de revestimento cerâmicoMix de produtos X competitividade : um estudo de caso em uma indústria do setor de revestimentos cerâmicos do sul de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGreguri Cardoso.pdfGreguri Cardoso.pdfTCCapplication/pdf602697http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2263/1/Greguri%20Cardoso.pdfb90d9a9b7bf1b9347f8ecd4f4304df97MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2263/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTGreguri Cardoso.pdf.txtGreguri Cardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain69383http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2263/3/Greguri%20Cardoso.pdf.txte84ce5723aa3699140fc0c292156ad63MD53THUMBNAILGreguri Cardoso.pdf.jpgGreguri Cardoso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2263/4/Greguri%20Cardoso.pdf.jpg6538923b706cce6c9d9c3ddafa14b3a3MD541/22632015-08-24 23:05:41.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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
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Tem-se como base para este estudo os argumentos repassados por autores no tocante a necessidade de sobrevivência no mercado atual. Sabendo que para manter viva uma empresa não é nada fácil como de longe possa-se imaginar. As empresas passam, ao longo de seu estado de crescimento, por momentos desacelerados, o que pode acarretar no fechamento de portas. Partindo deste âmbito de análise, buscou-se em cada detalhe da empresa analisada, os meios pelo qual a mesma se mantém viva e bem acesa até os dias atuais. E, para isso, foi perceptível avaliar alguns aspectos que são de extrema importância e que o mercado, por vezes, peca em não utilizá-lo, devido ao medo com os gastos – a evolução do mix de produtos. O mix de produto tem sido nessa empresa, assim como para outras, um fator marcante na competitividade e na garantia de sucesso frente às demais empresas do mercado. Este aspecto garante que a empresa possa competir em diversas categorias de seu ramo, oferecendo produtos de excelente qualidade com custo mais caro, e produtos com qualidade um pouco menor, entretanto, também com preço inferior, competindo com empresas de seu nível e menores, ou ainda, maiores. Esta perspectiva de crescimento é muito válida frente às análises feitas, já que o aumento da categoria de mix de produto, para a empresa em análise, é um diferencial e garantia de sustentabilidade frente a outras marcas fortes da região Sul de Santa Catarina. Sabendo que este mix de produtos garante a competitividade, destaca-se que alguns setores tem grande influência na composição do mix. Analisando isso, é relevante destacar que o setor mais envolvido, o que vai da ideia ao lançamento, é o setor de marketing. Este setor responde por toda a criação do produto, desde o surgimento da necessidade, pesquisa de preço e mercado, composição do produto e lançamento. E, só haverá respaldo ao setor quando o produto já estiver na linha de frente do mercado e sendo adquirido pelos consumidores. Enfim, o setor de marketing deve verificar a necessidade do consumidor a fim de que possa ampliar o mix de produtos e encontrar o ponto de equilíbrio para que a elevação do custo devido a um mix com variedade de itens garanta a empresa lucros para poder manter-se no mercado. |
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