TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Nágela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bezerra, Maria do Carmo Cardoso, Silva, Karina Alessandra Pessoa da, Borssoi, Adriana Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531
Resumo: Neste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas.
id UNESC-24_00894584388c33605bef36e1be3b95cd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6531
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTONeste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/653110.18616/ce.v11i1.6531Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 2702317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531/6452Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, NágelaBezerra, Maria do Carmo CardosoSilva, Karina Alessandra Pessoa daBorssoi, Adriana Helena2022-10-20T14:12:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6531Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.242276Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
title TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
spellingShingle TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Martins, Nágela
title_short TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
title_full TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
title_fullStr TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
title_full_unstemmed TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
title_sort TAREFAS INVESTIGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
author Martins, Nágela
author_facet Martins, Nágela
Bezerra, Maria do Carmo Cardoso
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Borssoi, Adriana Helena
author_role author
author2 Bezerra, Maria do Carmo Cardoso
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Borssoi, Adriana Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Nágela
Bezerra, Maria do Carmo Cardoso
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Borssoi, Adriana Helena
description Neste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531
10.18616/ce.v11i1.6531
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i1.6531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531/6452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270
Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 249 - 270
2317-2452
10.18616/ce.v11i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938599407616