A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4917 |
Resumo: | Resumo: A pesquisa discute as possibilidades de utilização da Estratégia do Arco de Maguerez na Problematização dos conteúdos na disciplina de Ciências do ensino fundamental II. A mesma foi fundamentada nos estudos de Berbel (1999-2006), Delizoicov (2001) e Paulo Freire (1983-2005). Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do ensino superior do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura que já atuaram na educação básica. Os resultados demonstraram que a estratégia do Arco de Maguerez é uma grande potencializadora da problematização na disciplina de Ciências e requer por parte do professor, flexibilidade na seleção dos conteúdos e na organização do planejamento de ensino. Palavras-chaves: Problematização; Arco de Maguerez; Prática pedagógica; Ciências. |
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A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIResumo: A pesquisa discute as possibilidades de utilização da Estratégia do Arco de Maguerez na Problematização dos conteúdos na disciplina de Ciências do ensino fundamental II. A mesma foi fundamentada nos estudos de Berbel (1999-2006), Delizoicov (2001) e Paulo Freire (1983-2005). Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do ensino superior do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura que já atuaram na educação básica. Os resultados demonstraram que a estratégia do Arco de Maguerez é uma grande potencializadora da problematização na disciplina de Ciências e requer por parte do professor, flexibilidade na seleção dos conteúdos e na organização do planejamento de ensino. Palavras-chaves: Problematização; Arco de Maguerez; Prática pedagógica; Ciências. UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/491710.18616/ce.v11i1.4917Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 38Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 38Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 26 - 382317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4917/6440Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, CristianeMedeiros Silveira, Zélia2022-10-20T14:12:30Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4917Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.349009Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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