INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirtori, Guilherme
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Furlanetto Carrer, Maria Luiza, Tartarotti, Lucas, Morés, Andréia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910
Resumo: O uso da internet das coisas (IoT) permite o compartilhamento de informações de forma independente e inteligente, caracterizando inovação. Nesse contexto, há um potencial a ser explorado nas atividades acadêmicas, fazendo com que as ferramentas utilizadas, tornarem-se participantes ativas no ensino e assim, os docentes atuem na supervisão do processo, analisando dados e otimizando recursos. Essa visão permite implementar novas metodologias de ensino, estabelecendo conceitos operacionais inovadores e controles inteligentes, concentrando-se nos alunos e suas necessidades particulares. O objetivo deste artigo é buscar compreender como a inovação, principalmente através da IoT, pode transformar a prática da docência. Para tal, foi realizado um estudo teórico. Espera-se com este trabalho demonstrar a possibilidade de transformação do ensino, rompendo o paradigma da abordagem pedagógica habitual através da gradativa inserção de inovações emergentes. Esta pesquisa apresenta como contribuição o modelo teórico que representa a relação da inovação com a docência, a partir da mudança das concepções tradicionais vigentes na educação.
id UNESC-24_d56b2470992ce5c7dc27143215dc71e4
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5910
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIAO uso da internet das coisas (IoT) permite o compartilhamento de informações de forma independente e inteligente, caracterizando inovação. Nesse contexto, há um potencial a ser explorado nas atividades acadêmicas, fazendo com que as ferramentas utilizadas, tornarem-se participantes ativas no ensino e assim, os docentes atuem na supervisão do processo, analisando dados e otimizando recursos. Essa visão permite implementar novas metodologias de ensino, estabelecendo conceitos operacionais inovadores e controles inteligentes, concentrando-se nos alunos e suas necessidades particulares. O objetivo deste artigo é buscar compreender como a inovação, principalmente através da IoT, pode transformar a prática da docência. Para tal, foi realizado um estudo teórico. Espera-se com este trabalho demonstrar a possibilidade de transformação do ensino, rompendo o paradigma da abordagem pedagógica habitual através da gradativa inserção de inovações emergentes. Esta pesquisa apresenta como contribuição o modelo teórico que representa a relação da inovação com a docência, a partir da mudança das concepções tradicionais vigentes na educação.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/591010.18616/ce.v11i1.5910Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 2232317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910/6450Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSirtori, GuilhermeFurlanetto Carrer, Maria LuizaTartarotti, LucasMorés, Andréia2022-10-20T14:12:30Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5910Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.200646Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
title INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
spellingShingle INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
Sirtori, Guilherme
title_short INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
title_full INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
title_fullStr INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
title_full_unstemmed INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
title_sort INOVAÇÃO NO ENSINO: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE TRANSFORMAR A DOCÊNCIA
author Sirtori, Guilherme
author_facet Sirtori, Guilherme
Furlanetto Carrer, Maria Luiza
Tartarotti, Lucas
Morés, Andréia
author_role author
author2 Furlanetto Carrer, Maria Luiza
Tartarotti, Lucas
Morés, Andréia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirtori, Guilherme
Furlanetto Carrer, Maria Luiza
Tartarotti, Lucas
Morés, Andréia
description O uso da internet das coisas (IoT) permite o compartilhamento de informações de forma independente e inteligente, caracterizando inovação. Nesse contexto, há um potencial a ser explorado nas atividades acadêmicas, fazendo com que as ferramentas utilizadas, tornarem-se participantes ativas no ensino e assim, os docentes atuem na supervisão do processo, analisando dados e otimizando recursos. Essa visão permite implementar novas metodologias de ensino, estabelecendo conceitos operacionais inovadores e controles inteligentes, concentrando-se nos alunos e suas necessidades particulares. O objetivo deste artigo é buscar compreender como a inovação, principalmente através da IoT, pode transformar a prática da docência. Para tal, foi realizado um estudo teórico. Espera-se com este trabalho demonstrar a possibilidade de transformação do ensino, rompendo o paradigma da abordagem pedagógica habitual através da gradativa inserção de inovações emergentes. Esta pesquisa apresenta como contribuição o modelo teórico que representa a relação da inovação com a docência, a partir da mudança das concepções tradicionais vigentes na educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910
10.18616/ce.v11i1.5910
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i1.5910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5910/6450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223
Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 207 - 223
2317-2452
10.18616/ce.v11i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938380255232