UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dellamonica, Elaine Cristina Diogo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Constantino, Paulo Roberto Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912
Resumo: Relata-se uma experiência de gestão educacional em um sistema municipal, relacionada à educação infantil em tempo integral. A partir da escuta sensível das crianças, percebeu-se a necessidade de uma abordagem gestionária que levasse em conta as peculiaridades e responsabilidades sociais da escola e das famílias envolvidas. Os dados disponíveis foram obtidos por pesquisa documental e pela observação informal praticada pelos autores. A permanência da criança na escola por mais de dez horas diárias, além de não garantir o direito à convivência familiar, não corresponderia necessariamente à qualidade na educação integral. Por isso, foi proposto um modelo de redução da carga horária nas escolas, sem ferir a legislação ou prejudicar as demandas familiares. Os resultados proporcionaram conquistas para alunos, famílias e as escolas municipais. Palavras-chave: Educação Infantil. Gestão escolar. Educação em tempo integral.
id UNESC-24_e6a055ac0fdd738f892960a569215cfa
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5912
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPALRelata-se uma experiência de gestão educacional em um sistema municipal, relacionada à educação infantil em tempo integral. A partir da escuta sensível das crianças, percebeu-se a necessidade de uma abordagem gestionária que levasse em conta as peculiaridades e responsabilidades sociais da escola e das famílias envolvidas. Os dados disponíveis foram obtidos por pesquisa documental e pela observação informal praticada pelos autores. A permanência da criança na escola por mais de dez horas diárias, além de não garantir o direito à convivência familiar, não corresponderia necessariamente à qualidade na educação integral. Por isso, foi proposto um modelo de redução da carga horária nas escolas, sem ferir a legislação ou prejudicar as demandas familiares. Os resultados proporcionaram conquistas para alunos, famílias e as escolas municipais. Palavras-chave: Educação Infantil. Gestão escolar. Educação em tempo integral.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/591210.18616/ce.v11i1.5912Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 3262317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912/6455Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDellamonica, Elaine Cristina DiogoConstantino, Paulo Roberto Prado2022-10-20T14:12:30Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5912Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.333930Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
title UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
spellingShingle UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
Dellamonica, Elaine Cristina Diogo
title_short UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
title_full UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
title_fullStr UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
title_full_unstemmed UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
title_sort UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
author Dellamonica, Elaine Cristina Diogo
author_facet Dellamonica, Elaine Cristina Diogo
Constantino, Paulo Roberto Prado
author_role author
author2 Constantino, Paulo Roberto Prado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dellamonica, Elaine Cristina Diogo
Constantino, Paulo Roberto Prado
description Relata-se uma experiência de gestão educacional em um sistema municipal, relacionada à educação infantil em tempo integral. A partir da escuta sensível das crianças, percebeu-se a necessidade de uma abordagem gestionária que levasse em conta as peculiaridades e responsabilidades sociais da escola e das famílias envolvidas. Os dados disponíveis foram obtidos por pesquisa documental e pela observação informal praticada pelos autores. A permanência da criança na escola por mais de dez horas diárias, além de não garantir o direito à convivência familiar, não corresponderia necessariamente à qualidade na educação integral. Por isso, foi proposto um modelo de redução da carga horária nas escolas, sem ferir a legislação ou prejudicar as demandas familiares. Os resultados proporcionaram conquistas para alunos, famílias e as escolas municipais. Palavras-chave: Educação Infantil. Gestão escolar. Educação em tempo integral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912
10.18616/ce.v11i1.5912
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i1.5912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912/6455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326
Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326
2317-2452
10.18616/ce.v11i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938383400960