UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912 |
Resumo: | Relata-se uma experiência de gestão educacional em um sistema municipal, relacionada à educação infantil em tempo integral. A partir da escuta sensível das crianças, percebeu-se a necessidade de uma abordagem gestionária que levasse em conta as peculiaridades e responsabilidades sociais da escola e das famílias envolvidas. Os dados disponíveis foram obtidos por pesquisa documental e pela observação informal praticada pelos autores. A permanência da criança na escola por mais de dez horas diárias, além de não garantir o direito à convivência familiar, não corresponderia necessariamente à qualidade na educação integral. Por isso, foi proposto um modelo de redução da carga horária nas escolas, sem ferir a legislação ou prejudicar as demandas familiares. Os resultados proporcionaram conquistas para alunos, famílias e as escolas municipais. Palavras-chave: Educação Infantil. Gestão escolar. Educação em tempo integral. |
id |
UNESC-24_e6a055ac0fdd738f892960a569215cfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5912 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPALRelata-se uma experiência de gestão educacional em um sistema municipal, relacionada à educação infantil em tempo integral. A partir da escuta sensível das crianças, percebeu-se a necessidade de uma abordagem gestionária que levasse em conta as peculiaridades e responsabilidades sociais da escola e das famílias envolvidas. Os dados disponíveis foram obtidos por pesquisa documental e pela observação informal praticada pelos autores. A permanência da criança na escola por mais de dez horas diárias, além de não garantir o direito à convivência familiar, não corresponderia necessariamente à qualidade na educação integral. Por isso, foi proposto um modelo de redução da carga horária nas escolas, sem ferir a legislação ou prejudicar as demandas familiares. Os resultados proporcionaram conquistas para alunos, famílias e as escolas municipais. Palavras-chave: Educação Infantil. Gestão escolar. Educação em tempo integral.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/591210.18616/ce.v11i1.5912Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 3262317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912/6455Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDellamonica, Elaine Cristina DiogoConstantino, Paulo Roberto Prado2022-10-20T14:12:30Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5912Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.333930Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL |
title |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL |
spellingShingle |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL Dellamonica, Elaine Cristina Diogo |
title_short |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL |
title_full |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL |
title_fullStr |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL |
title_full_unstemmed |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL |
title_sort |
UM NOVO OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA EM UM SISTEMA MUNICIPAL |
author |
Dellamonica, Elaine Cristina Diogo |
author_facet |
Dellamonica, Elaine Cristina Diogo Constantino, Paulo Roberto Prado |
author_role |
author |
author2 |
Constantino, Paulo Roberto Prado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dellamonica, Elaine Cristina Diogo Constantino, Paulo Roberto Prado |
description |
Relata-se uma experiência de gestão educacional em um sistema municipal, relacionada à educação infantil em tempo integral. A partir da escuta sensível das crianças, percebeu-se a necessidade de uma abordagem gestionária que levasse em conta as peculiaridades e responsabilidades sociais da escola e das famílias envolvidas. Os dados disponíveis foram obtidos por pesquisa documental e pela observação informal praticada pelos autores. A permanência da criança na escola por mais de dez horas diárias, além de não garantir o direito à convivência familiar, não corresponderia necessariamente à qualidade na educação integral. Por isso, foi proposto um modelo de redução da carga horária nas escolas, sem ferir a legislação ou prejudicar as demandas familiares. Os resultados proporcionaram conquistas para alunos, famílias e as escolas municipais. Palavras-chave: Educação Infantil. Gestão escolar. Educação em tempo integral. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912 10.18616/ce.v11i1.5912 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.5912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5912/6455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 312 - 326 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938383400960 |