ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071 |
Resumo: | O estudo trata de arquitetura e espaços escolares, numa análise histórica-educativa, no período do séc. XIX e parte do séc. XX. O marco teórico-conceptual assenta em alguns estudos especialmente de Alegre, Barroso, Benito Escolano, Burke, Carvalho e Viñao Frago, que nos leva a utilizar uma metodologia hermenêutica ancorada ao âmbito da História da Educação ou História das Instituições Educativas. Temos como objetivos: analisar o espaço escolar como lugar; compreender o espaço escolar como elemento intrínseco ao quotidiano da escola. Temos 3 pontos de análise: espaço como elemento crucial da relação arquitetura escolar-educação; espaço escolar como lugar e território da materialidade física; organização educativa, a classe e estruturação do tempo escolar. A discussão, interpretação e releitura do espaço escolar focaliza os projetos arquitetónicos de cada época. |
id |
UNESC-24_f1321c12ccb347f6a2154c50256b5e0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5071 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIAO estudo trata de arquitetura e espaços escolares, numa análise histórica-educativa, no período do séc. XIX e parte do séc. XX. O marco teórico-conceptual assenta em alguns estudos especialmente de Alegre, Barroso, Benito Escolano, Burke, Carvalho e Viñao Frago, que nos leva a utilizar uma metodologia hermenêutica ancorada ao âmbito da História da Educação ou História das Instituições Educativas. Temos como objetivos: analisar o espaço escolar como lugar; compreender o espaço escolar como elemento intrínseco ao quotidiano da escola. Temos 3 pontos de análise: espaço como elemento crucial da relação arquitetura escolar-educação; espaço escolar como lugar e território da materialidade física; organização educativa, a classe e estruturação do tempo escolar. A discussão, interpretação e releitura do espaço escolar focaliza os projetos arquitetónicos de cada época.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/507110.18616/ce.v9i2.5071Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 1742317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071/5396Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ernesto Candeias2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5071Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.873663Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA |
title |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA |
spellingShingle |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA Martins, Ernesto Candeias |
title_short |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA |
title_full |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA |
title_fullStr |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA |
title_full_unstemmed |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA |
title_sort |
ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
description |
O estudo trata de arquitetura e espaços escolares, numa análise histórica-educativa, no período do séc. XIX e parte do séc. XX. O marco teórico-conceptual assenta em alguns estudos especialmente de Alegre, Barroso, Benito Escolano, Burke, Carvalho e Viñao Frago, que nos leva a utilizar uma metodologia hermenêutica ancorada ao âmbito da História da Educação ou História das Instituições Educativas. Temos como objetivos: analisar o espaço escolar como lugar; compreender o espaço escolar como elemento intrínseco ao quotidiano da escola. Temos 3 pontos de análise: espaço como elemento crucial da relação arquitetura escolar-educação; espaço escolar como lugar e território da materialidade física; organização educativa, a classe e estruturação do tempo escolar. A discussão, interpretação e releitura do espaço escolar focaliza os projetos arquitetónicos de cada época. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071 10.18616/ce.v9i2.5071 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i2.5071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071/5396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174 Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938335166464 |