ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071
Resumo: O estudo trata de arquitetura e espaços escolares, numa análise histórica-educativa, no período do séc. XIX e parte do séc. XX. O marco teórico-conceptual assenta em alguns estudos especialmente de Alegre, Barroso, Benito Escolano, Burke, Carvalho e Viñao Frago, que nos leva a utilizar uma metodologia hermenêutica ancorada ao âmbito da História da Educação ou História das Instituições Educativas. Temos como objetivos: analisar o espaço escolar como lugar; compreender o espaço escolar como elemento intrínseco ao quotidiano da escola. Temos 3 pontos de análise: espaço como elemento crucial da relação arquitetura escolar-educação; espaço escolar como lugar e território da materialidade física; organização educativa, a classe e estruturação do tempo escolar. A discussão, interpretação e releitura do espaço escolar focaliza os projetos arquitetónicos de cada época.
id UNESC-24_f1321c12ccb347f6a2154c50256b5e0b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5071
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIAO estudo trata de arquitetura e espaços escolares, numa análise histórica-educativa, no período do séc. XIX e parte do séc. XX. O marco teórico-conceptual assenta em alguns estudos especialmente de Alegre, Barroso, Benito Escolano, Burke, Carvalho e Viñao Frago, que nos leva a utilizar uma metodologia hermenêutica ancorada ao âmbito da História da Educação ou História das Instituições Educativas. Temos como objetivos: analisar o espaço escolar como lugar; compreender o espaço escolar como elemento intrínseco ao quotidiano da escola. Temos 3 pontos de análise: espaço como elemento crucial da relação arquitetura escolar-educação; espaço escolar como lugar e território da materialidade física; organização educativa, a classe e estruturação do tempo escolar. A discussão, interpretação e releitura do espaço escolar focaliza os projetos arquitetónicos de cada época.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/507110.18616/ce.v9i2.5071Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 1742317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071/5396Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ernesto Candeias2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5071Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.873663Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
title ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
spellingShingle ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
Martins, Ernesto Candeias
title_short ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
title_full ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
title_fullStr ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
title_full_unstemmed ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
title_sort ARQUITETURA E ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA PORTUGUESA (PERÍODO DO SÉC. XIX E SÉC. XX): LUGARES DE MEMÓRIA
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
description O estudo trata de arquitetura e espaços escolares, numa análise histórica-educativa, no período do séc. XIX e parte do séc. XX. O marco teórico-conceptual assenta em alguns estudos especialmente de Alegre, Barroso, Benito Escolano, Burke, Carvalho e Viñao Frago, que nos leva a utilizar uma metodologia hermenêutica ancorada ao âmbito da História da Educação ou História das Instituições Educativas. Temos como objetivos: analisar o espaço escolar como lugar; compreender o espaço escolar como elemento intrínseco ao quotidiano da escola. Temos 3 pontos de análise: espaço como elemento crucial da relação arquitetura escolar-educação; espaço escolar como lugar e território da materialidade física; organização educativa, a classe e estruturação do tempo escolar. A discussão, interpretação e releitura do espaço escolar focaliza os projetos arquitetónicos de cada época.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071
10.18616/ce.v9i2.5071
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i2.5071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5071/5396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174
Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 156 - 174
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938335166464