Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cury, Helena Noronha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4037
Resumo: A partir de levantamento de ementas de disciplinas de Fundamentos de Matemática, de cursos de Licenciatura em Matemática da região Sul do Brasil, e de considerações sobre a legislação relativa aos currículos desses cursos, discute-se alguns significados da palavra “Fundamentos”, com vistas a refletir sobre as propostas dessas disciplinas nos cursos que passarão por processo de reformulação. As opiniões de alunos de uma dessas disciplinas sobre o significado da expressão “fundamentar”, bem como os dados obtidos com o levantamento realizado e as considerações sobre o tema podem levar a considerações sobre a possibilidade de uma melhor qualificação da formação inicial dos professores de Matemática.
id UNESP-14_06fa4259a8a4c42c8c0f82f4c7a5ba11
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4037
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”Educação Matemática. Fundamentos de Matemática. Cursos de Licenciatura em Matemática.A partir de levantamento de ementas de disciplinas de Fundamentos de Matemática, de cursos de Licenciatura em Matemática da região Sul do Brasil, e de considerações sobre a legislação relativa aos currículos desses cursos, discute-se alguns significados da palavra “Fundamentos”, com vistas a refletir sobre as propostas dessas disciplinas nos cursos que passarão por processo de reformulação. As opiniões de alunos de uma dessas disciplinas sobre o significado da expressão “fundamentar”, bem como os dados obtidos com o levantamento realizado e as considerações sobre o tema podem levar a considerações sobre a possibilidade de uma melhor qualificação da formação inicial dos professores de Matemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2010-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4037Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 715-7311980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4037/3274Vianna, Carlos RobertoCury, Helena Noronhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:05:13Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4037Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:05:13Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”
title Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”
spellingShingle Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”
Vianna, Carlos Roberto
Educação Matemática. Fundamentos de Matemática. Cursos de Licenciatura em Matemática.
title_short Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”
title_full Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”
title_fullStr Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”
title_full_unstemmed Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”
title_sort Disciplinas de Fundamentos de Matemática: uma discussão à luz dos significados da palavra “fundamentos”
author Vianna, Carlos Roberto
author_facet Vianna, Carlos Roberto
Cury, Helena Noronha
author_role author
author2 Cury, Helena Noronha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto
Cury, Helena Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Fundamentos de Matemática. Cursos de Licenciatura em Matemática.
topic Educação Matemática. Fundamentos de Matemática. Cursos de Licenciatura em Matemática.
description A partir de levantamento de ementas de disciplinas de Fundamentos de Matemática, de cursos de Licenciatura em Matemática da região Sul do Brasil, e de considerações sobre a legislação relativa aos currículos desses cursos, discute-se alguns significados da palavra “Fundamentos”, com vistas a refletir sobre as propostas dessas disciplinas nos cursos que passarão por processo de reformulação. As opiniões de alunos de uma dessas disciplinas sobre o significado da expressão “fundamentar”, bem como os dados obtidos com o levantamento realizado e as considerações sobre o tema podem levar a considerações sobre a possibilidade de uma melhor qualificação da formação inicial dos professores de Matemática.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4037
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4037/3274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 36 (2010); 715-731
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873894481920