Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Márcia Maria Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8246
Resumo: Neste artigo nos remetemos à nossa pesquisa de mestrado, cujo tema é o ensino de matemática pelo rádio, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1950 a 1970. As Escolas Radiofônicas foram instaladas no RN pela Igreja Católica como forma de levar o ensino formal a comunidades da zona rural. A pesquisa tomou como fontes os arquivos da Arquidiocese de Natal e os depoimentos daqueles que participaram das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais, Logradouro e Catolé, que hoje fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN). Os caminhos da pesquisa nos conduziram a buscar respaldo na História Oral e nos conceitos da História Cultural. Conseguimos evidenciar algumas aplicações do conhecimento matemático estudado nas Escolas Radiofônicas em situações das atividades agrícolas de alunos, como é o caso da cubação da terra. Obtivemos, também, alguns resultados sobre os métodos de ensino e alguns materiais didáticos da época, os quais foram apresentados no produto educacional da pesquisa (em documentário, formatado em DVD). Palavras-chave: Escolas Radiofônicas. Ensino de Matemática. Rio Grande do Norte. Documentário.
id UNESP-14_0f2cfd346b94f40694e20a3f285cdda3
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8246
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didáticoNeste artigo nos remetemos à nossa pesquisa de mestrado, cujo tema é o ensino de matemática pelo rádio, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1950 a 1970. As Escolas Radiofônicas foram instaladas no RN pela Igreja Católica como forma de levar o ensino formal a comunidades da zona rural. A pesquisa tomou como fontes os arquivos da Arquidiocese de Natal e os depoimentos daqueles que participaram das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais, Logradouro e Catolé, que hoje fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN). Os caminhos da pesquisa nos conduziram a buscar respaldo na História Oral e nos conceitos da História Cultural. Conseguimos evidenciar algumas aplicações do conhecimento matemático estudado nas Escolas Radiofônicas em situações das atividades agrícolas de alunos, como é o caso da cubação da terra. Obtivemos, também, alguns resultados sobre os métodos de ensino e alguns materiais didáticos da época, os quais foram apresentados no produto educacional da pesquisa (em documentário, formatado em DVD). Palavras-chave: Escolas Radiofônicas. Ensino de Matemática. Rio Grande do Norte. Documentário.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8246Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 367 - 3801980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8246/5823Assis, Márcia Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:02:23Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8246Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:02:23Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
title Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
spellingShingle Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
Assis, Márcia Maria Alves
title_short Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
title_full Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
title_fullStr Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
title_full_unstemmed Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
title_sort Escolas Radiofônicas do Rio Grande do Norte: a memória, a narrativa e os retratos da época como uso didático
author Assis, Márcia Maria Alves
author_facet Assis, Márcia Maria Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Márcia Maria Alves
description Neste artigo nos remetemos à nossa pesquisa de mestrado, cujo tema é o ensino de matemática pelo rádio, no Rio Grande do Norte (RN), no período de 1950 a 1970. As Escolas Radiofônicas foram instaladas no RN pela Igreja Católica como forma de levar o ensino formal a comunidades da zona rural. A pesquisa tomou como fontes os arquivos da Arquidiocese de Natal e os depoimentos daqueles que participaram das Escolas Radiofônicas de duas comunidades rurais, Logradouro e Catolé, que hoje fazem parte do município de Lagoa Salgada (RN). Os caminhos da pesquisa nos conduziram a buscar respaldo na História Oral e nos conceitos da História Cultural. Conseguimos evidenciar algumas aplicações do conhecimento matemático estudado nas Escolas Radiofônicas em situações das atividades agrícolas de alunos, como é o caso da cubação da terra. Obtivemos, também, alguns resultados sobre os métodos de ensino e alguns materiais didáticos da época, os quais foram apresentados no produto educacional da pesquisa (em documentário, formatado em DVD). Palavras-chave: Escolas Radiofônicas. Ensino de Matemática. Rio Grande do Norte. Documentário.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8246
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8246/5823
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 367 - 380
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1788171061070659584