Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo contestar o artigo A Matemática no Livro Didático: Uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural, publicado no BOLEMA, ano 16, no 20, 2003, p. 17-36, no qual são analisados alguns aspectos de uma obra didática de nossa autoria. Avaliamos que a análise contém falhas nas premissas e nas conclusões, bem como equívocos factuais. Procuramos demonstrar que o método de análise escolhido não é apropriado para a obra. Além disso, o texto apresenta concepções sobre os conceitos matemáticos discutidos (porcentagem e proporcionalidade) e sobre a natureza do livro didático que não nos parecem adequadas. Pretendemos que esta discussão em torno do livro didático, da crítica, e de porcentagem e proporcionalidade, possa contribuir para a Educação Matemática. |
id |
UNESP-14_3b6598a38a33e84b140267e4ab3a2f79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10510 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da críticaPorcentagem. Proporcionalidade. Livro Didático. Crítica.Este texto tem como objetivo contestar o artigo A Matemática no Livro Didático: Uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural, publicado no BOLEMA, ano 16, no 20, 2003, p. 17-36, no qual são analisados alguns aspectos de uma obra didática de nossa autoria. Avaliamos que a análise contém falhas nas premissas e nas conclusões, bem como equívocos factuais. Procuramos demonstrar que o método de análise escolhido não é apropriado para a obra. Além disso, o texto apresenta concepções sobre os conceitos matemáticos discutidos (porcentagem e proporcionalidade) e sobre a natureza do livro didático que não nos parecem adequadas. Pretendemos que esta discussão em torno do livro didático, da crítica, e de porcentagem e proporcionalidade, possa contribuir para a Educação Matemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 1-301980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510/6913Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessImenes, Luiz MárcioLellis, Marcelo2015-10-13T23:53:41Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10510Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:53:41Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica |
title |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica |
spellingShingle |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica Imenes, Luiz Márcio Porcentagem. Proporcionalidade. Livro Didático. Crítica. |
title_short |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica |
title_full |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica |
title_fullStr |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica |
title_full_unstemmed |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica |
title_sort |
Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica |
author |
Imenes, Luiz Márcio |
author_facet |
Imenes, Luiz Márcio Lellis, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Lellis, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Imenes, Luiz Márcio Lellis, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Porcentagem. Proporcionalidade. Livro Didático. Crítica. |
topic |
Porcentagem. Proporcionalidade. Livro Didático. Crítica. |
description |
Este texto tem como objetivo contestar o artigo A Matemática no Livro Didático: Uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural, publicado no BOLEMA, ano 16, no 20, 2003, p. 17-36, no qual são analisados alguns aspectos de uma obra didática de nossa autoria. Avaliamos que a análise contém falhas nas premissas e nas conclusões, bem como equívocos factuais. Procuramos demonstrar que o método de análise escolhido não é apropriado para a obra. Além disso, o texto apresenta concepções sobre os conceitos matemáticos discutidos (porcentagem e proporcionalidade) e sobre a natureza do livro didático que não nos parecem adequadas. Pretendemos que esta discussão em torno do livro didático, da crítica, e de porcentagem e proporcionalidade, possa contribuir para a Educação Matemática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510/6913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 1-30 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1788171062267084800 |