Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imenes, Luiz Márcio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lellis, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510
Resumo: Este texto tem como objetivo contestar o artigo A Matemática no Livro Didático: Uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural, publicado no BOLEMA, ano 16, no 20, 2003, p. 17-36, no qual são analisados alguns aspectos de uma obra didática de nossa autoria. Avaliamos que a análise contém falhas nas premissas e nas conclusões, bem como equívocos factuais. Procuramos demonstrar que o método de análise escolhido não é apropriado para a obra. Além disso, o texto apresenta concepções sobre os conceitos matemáticos discutidos (porcentagem e proporcionalidade) e sobre a natureza do livro didático que não nos parecem adequadas. Pretendemos que esta discussão em torno do livro didático, da crítica, e de porcentagem e proporcionalidade, possa contribuir para a Educação Matemática.
id UNESP-14_3b6598a38a33e84b140267e4ab3a2f79
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10510
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da críticaPorcentagem. Proporcionalidade. Livro Didático. Crítica.Este texto tem como objetivo contestar o artigo A Matemática no Livro Didático: Uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural, publicado no BOLEMA, ano 16, no 20, 2003, p. 17-36, no qual são analisados alguns aspectos de uma obra didática de nossa autoria. Avaliamos que a análise contém falhas nas premissas e nas conclusões, bem como equívocos factuais. Procuramos demonstrar que o método de análise escolhido não é apropriado para a obra. Além disso, o texto apresenta concepções sobre os conceitos matemáticos discutidos (porcentagem e proporcionalidade) e sobre a natureza do livro didático que não nos parecem adequadas. Pretendemos que esta discussão em torno do livro didático, da crítica, e de porcentagem e proporcionalidade, possa contribuir para a Educação Matemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 1-301980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510/6913Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessImenes, Luiz MárcioLellis, Marcelo2015-10-13T23:53:41Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10510Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:53:41Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
title Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
spellingShingle Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
Imenes, Luiz Márcio
Porcentagem. Proporcionalidade. Livro Didático. Crítica.
title_short Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
title_full Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
title_fullStr Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
title_full_unstemmed Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
title_sort Livro didático, Porcentagem, Proporcionalidade: uma crítica da crítica
author Imenes, Luiz Márcio
author_facet Imenes, Luiz Márcio
Lellis, Marcelo
author_role author
author2 Lellis, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Imenes, Luiz Márcio
Lellis, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Porcentagem. Proporcionalidade. Livro Didático. Crítica.
topic Porcentagem. Proporcionalidade. Livro Didático. Crítica.
description Este texto tem como objetivo contestar o artigo A Matemática no Livro Didático: Uma Reflexão Crítica na Perspectiva Histórico-Cultural, publicado no BOLEMA, ano 16, no 20, 2003, p. 17-36, no qual são analisados alguns aspectos de uma obra didática de nossa autoria. Avaliamos que a análise contém falhas nas premissas e nas conclusões, bem como equívocos factuais. Procuramos demonstrar que o método de análise escolhido não é apropriado para a obra. Além disso, o texto apresenta concepções sobre os conceitos matemáticos discutidos (porcentagem e proporcionalidade) e sobre a natureza do livro didático que não nos parecem adequadas. Pretendemos que esta discussão em torno do livro didático, da crítica, e de porcentagem e proporcionalidade, possa contribuir para a Educação Matemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10510/6913
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 1-30
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1788171062267084800