Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Buriasco, Regina Luzia Corio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875
Resumo: Este artigo apresenta um estudo a respeito de enunciados de tarefas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Realística que permite: analisá-las no que diz respeito à sua classificação, às suas características, potencialidades e constituição; saber se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível, se permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício ou problema. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam Matemática reconhecerem potencialidades e limitações em tarefas de Matemática para utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de Tarefas de Matemática. Contexto. Avaliação como Prática de Investigação.
id UNESP-14_46dafadb08d129f706345b2bde0bf9ae
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8875
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática RealísticaEducação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação.Este artigo apresenta um estudo a respeito de enunciados de tarefas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Realística que permite: analisá-las no que diz respeito à sua classificação, às suas características, potencialidades e constituição; saber se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível, se permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício ou problema. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam Matemática reconhecerem potencialidades e limitações em tarefas de Matemática para utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de Tarefas de Matemática. Contexto. Avaliação como Prática de Investigação.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo teórico.application/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29, n. 52 (2015); 452-4721980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875/6805https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875/10083Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Pamela Emanueli AlvesBuriasco, Regina Luzia Corio de2015-12-11T18:15:03Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8875Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-12-11T18:15:03Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
title Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
spellingShingle Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação.
title_short Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
title_full Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
title_fullStr Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
title_full_unstemmed Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
title_sort Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística
author Ferreira, Pamela Emanueli Alves
author_facet Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Buriasco, Regina Luzia Corio de
author_role author
author2 Buriasco, Regina Luzia Corio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Buriasco, Regina Luzia Corio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação.
topic Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de tarefas de matemática. Contexto. Avaliação como prática de investigação.
description Este artigo apresenta um estudo a respeito de enunciados de tarefas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Realística que permite: analisá-las no que diz respeito à sua classificação, às suas características, potencialidades e constituição; saber se a tarefa é rotineira ou não, a que tipo de situação e item remete, se oportuniza matematização, se a tarefa é flexível, se permite diferentes estratégias de resolução, que tipo de competências promove, se é caracterizada como exercício ou problema. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam Matemática reconhecerem potencialidades e limitações em tarefas de Matemática para utilizá-las em um ambiente de avaliação como prática de investigação. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Enunciados de Tarefas de Matemática. Contexto. Avaliação como Prática de Investigação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo teórico.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875/6805
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875/10083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29, n. 52 (2015); 452-472
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875141238784