Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253 |
Resumo: | Este artigo apresenta o Produto Educacional gerado a partir de nossa pesquisa de dissertação de mestrado, que aborda as Aplicações das Derivadas, por meio de atividades investigativas utilizando o software GeoGebra. Inicialmente, trazemos uma discussão sobre o ensino de Cálculo, particularmente sobre o ensino de Derivadas e suas aplicações. Em seguida, discutimos a utilização de tecnologias no ensino, aliadas às atividades investigativas, a partir das mudanças que podem ocorrer em sala de aula com a inserção das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação – TICE’s. Após essa breve discussão, apresentamos uma descrição do Produto Educacional constituído e, por fim, algumas considerações sobre sua aplicação e os resultados obtidos, destacando algumas contribuições de atividades investigativas utilizando TICE’s para os processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. Palavras-Chave: Ensino de Cálculo e Derivadas. Investigação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. |
id |
UNESP-14_93f283ea39870dbfeb079e79cfb3d13c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8253 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebraEste artigo apresenta o Produto Educacional gerado a partir de nossa pesquisa de dissertação de mestrado, que aborda as Aplicações das Derivadas, por meio de atividades investigativas utilizando o software GeoGebra. Inicialmente, trazemos uma discussão sobre o ensino de Cálculo, particularmente sobre o ensino de Derivadas e suas aplicações. Em seguida, discutimos a utilização de tecnologias no ensino, aliadas às atividades investigativas, a partir das mudanças que podem ocorrer em sala de aula com a inserção das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação – TICE’s. Após essa breve discussão, apresentamos uma descrição do Produto Educacional constituído e, por fim, algumas considerações sobre sua aplicação e os resultados obtidos, destacando algumas contribuições de atividades investigativas utilizando TICE’s para os processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. Palavras-Chave: Ensino de Cálculo e Derivadas. Investigação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 417 - 4321980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253/5827Gonçalves, Daniele CristinaReis, Frederico da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:02:23Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8253Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:02:23Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra |
title |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra |
spellingShingle |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra Gonçalves, Daniele Cristina |
title_short |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra |
title_full |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra |
title_fullStr |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra |
title_sort |
Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra |
author |
Gonçalves, Daniele Cristina |
author_facet |
Gonçalves, Daniele Cristina Reis, Frederico da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Frederico da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Daniele Cristina Reis, Frederico da Silva |
description |
Este artigo apresenta o Produto Educacional gerado a partir de nossa pesquisa de dissertação de mestrado, que aborda as Aplicações das Derivadas, por meio de atividades investigativas utilizando o software GeoGebra. Inicialmente, trazemos uma discussão sobre o ensino de Cálculo, particularmente sobre o ensino de Derivadas e suas aplicações. Em seguida, discutimos a utilização de tecnologias no ensino, aliadas às atividades investigativas, a partir das mudanças que podem ocorrer em sala de aula com a inserção das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação – TICE’s. Após essa breve discussão, apresentamos uma descrição do Produto Educacional constituído e, por fim, algumas considerações sobre sua aplicação e os resultados obtidos, destacando algumas contribuições de atividades investigativas utilizando TICE’s para os processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. Palavras-Chave: Ensino de Cálculo e Derivadas. Investigação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253/5827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 417 - 432 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1788171061074853888 |