Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniele Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reis, Frederico da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253
Resumo: Este artigo apresenta o Produto Educacional gerado a partir de nossa pesquisa de dissertação de mestrado, que aborda as Aplicações das Derivadas, por meio de atividades investigativas utilizando o software GeoGebra. Inicialmente, trazemos uma discussão sobre o ensino de Cálculo, particularmente sobre o ensino de Derivadas e suas aplicações. Em seguida, discutimos a utilização de tecnologias no ensino, aliadas às atividades investigativas, a partir das mudanças que podem ocorrer em sala de aula com a inserção das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação – TICE’s. Após essa breve discussão, apresentamos uma descrição do Produto Educacional constituído e, por fim, algumas considerações sobre sua aplicação e os resultados obtidos, destacando algumas contribuições de atividades investigativas utilizando TICE’s para os processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. Palavras-Chave: Ensino de Cálculo e Derivadas. Investigação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
id UNESP-14_93f283ea39870dbfeb079e79cfb3d13c
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8253
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebraEste artigo apresenta o Produto Educacional gerado a partir de nossa pesquisa de dissertação de mestrado, que aborda as Aplicações das Derivadas, por meio de atividades investigativas utilizando o software GeoGebra. Inicialmente, trazemos uma discussão sobre o ensino de Cálculo, particularmente sobre o ensino de Derivadas e suas aplicações. Em seguida, discutimos a utilização de tecnologias no ensino, aliadas às atividades investigativas, a partir das mudanças que podem ocorrer em sala de aula com a inserção das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação – TICE’s. Após essa breve discussão, apresentamos uma descrição do Produto Educacional constituído e, por fim, algumas considerações sobre sua aplicação e os resultados obtidos, destacando algumas contribuições de atividades investigativas utilizando TICE’s para os processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. Palavras-Chave: Ensino de Cálculo e Derivadas. Investigação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 417 - 4321980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253/5827Gonçalves, Daniele CristinaReis, Frederico da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:02:23Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8253Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:02:23Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
title Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
spellingShingle Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
Gonçalves, Daniele Cristina
title_short Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
title_full Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
title_fullStr Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
title_full_unstemmed Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
title_sort Atividades Investigativas de Aplicações das Derivadas Utilizando o GeoGebra
author Gonçalves, Daniele Cristina
author_facet Gonçalves, Daniele Cristina
Reis, Frederico da Silva
author_role author
author2 Reis, Frederico da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Daniele Cristina
Reis, Frederico da Silva
description Este artigo apresenta o Produto Educacional gerado a partir de nossa pesquisa de dissertação de mestrado, que aborda as Aplicações das Derivadas, por meio de atividades investigativas utilizando o software GeoGebra. Inicialmente, trazemos uma discussão sobre o ensino de Cálculo, particularmente sobre o ensino de Derivadas e suas aplicações. Em seguida, discutimos a utilização de tecnologias no ensino, aliadas às atividades investigativas, a partir das mudanças que podem ocorrer em sala de aula com a inserção das Tecnologias Informacionais e Comunicacionais na Educação – TICE’s. Após essa breve discussão, apresentamos uma descrição do Produto Educacional constituído e, por fim, algumas considerações sobre sua aplicação e os resultados obtidos, destacando algumas contribuições de atividades investigativas utilizando TICE’s para os processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. Palavras-Chave: Ensino de Cálculo e Derivadas. Investigação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8253/5827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 417 - 432
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1788171061074853888