Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Joao Pedro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Quaresma, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611
Resumo: Resumo O presente estudo tem por base uma unidade de ensino de cunho exploratório, em que alunos do 5.º ano de escolaridade (de 10-11 anos) trabalham com várias representações dos números racionais, em diferentes significados e tipos de grandeza. Procuramos saber em que medida esta unidade leva os alunos a desenvolver a sua capacidade de comparação e ordenação de números racionais, levando-os a usar diferentes representações e processos de raciocínio informais e formais. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, com observação participante das aulas e o estudo de caso de uma aluna. Os resultados mostram que esta aluna desenvolveu a sua compreensão da ordenação e comparação de números racionais, mostrando-se mais proficiente nas representações decimal e em fração. O estudo sugere que o trabalho com diferentes representações, numa abordagem exploratória, permite que os alunos aprendam a comparar e ordenar números racionais combinando adequadamente processos de raciocínio formais e informais. Palavras-chave: Números Racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.
id UNESP-14_c228507e7012f3c0ab88cf77510aecd6
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7611
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem ExploratóriaNúmeros racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.Resumo O presente estudo tem por base uma unidade de ensino de cunho exploratório, em que alunos do 5.º ano de escolaridade (de 10-11 anos) trabalham com várias representações dos números racionais, em diferentes significados e tipos de grandeza. Procuramos saber em que medida esta unidade leva os alunos a desenvolver a sua capacidade de comparação e ordenação de números racionais, levando-os a usar diferentes representações e processos de raciocínio informais e formais. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, com observação participante das aulas e o estudo de caso de uma aluna. Os resultados mostram que esta aluna desenvolveu a sua compreensão da ordenação e comparação de números racionais, mostrando-se mais proficiente nas representações decimal e em fração. O estudo sugere que o trabalho com diferentes representações, numa abordagem exploratória, permite que os alunos aprendam a comparar e ordenar números racionais combinando adequadamente processos de raciocínio formais e informais. Palavras-chave: Números Racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de Caso. Pesquisa Qualitativa.application/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1464-14841980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611/6505https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611/9640Ponte, Joao PedroQuaresma, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7611Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
title Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
spellingShingle Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
Ponte, Joao Pedro
Números racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.
title_short Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
title_full Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
title_fullStr Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
title_full_unstemmed Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
title_sort Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória
author Ponte, Joao Pedro
author_facet Ponte, Joao Pedro
Quaresma, Marisa
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, Joao Pedro
Quaresma, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Números racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.
topic Números racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.
description Resumo O presente estudo tem por base uma unidade de ensino de cunho exploratório, em que alunos do 5.º ano de escolaridade (de 10-11 anos) trabalham com várias representações dos números racionais, em diferentes significados e tipos de grandeza. Procuramos saber em que medida esta unidade leva os alunos a desenvolver a sua capacidade de comparação e ordenação de números racionais, levando-os a usar diferentes representações e processos de raciocínio informais e formais. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, com observação participante das aulas e o estudo de caso de uma aluna. Os resultados mostram que esta aluna desenvolveu a sua compreensão da ordenação e comparação de números racionais, mostrando-se mais proficiente nas representações decimal e em fração. O estudo sugere que o trabalho com diferentes representações, numa abordagem exploratória, permite que os alunos aprendam a comparar e ordenar números racionais combinando adequadamente processos de raciocínio formais e informais. Palavras-chave: Números Racionais. Representações. Raciocínio. Comparação. Ordenação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611/6505
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7611/9640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1464-1484
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874748022784