O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Catarina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fonseca, Cecilio, Gascón, Josep, Casas, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7128
Resumo: Resumo Nesta investigação estudamos um fenômeno didático complexo que se manifesta na desconexão dos conteúdos matemáticos que constituem o programa oficial do ensino secundário/médio e que está fortemente relacionado com a rigidez e a atomização da Matemática escolar. Para tal estudo utilizamos as ferramentas teóricas e metodológicas que nos proporciona a Teoria Antropológica do Didático (TAD) cujo objeto primário de investigação é a análise da atividade matemática escolar institucional. Assim, realizamos estudos exploratórios nos manuais escolares de Matemática do ensino secundário de Portugal e da Espanha, contrastando e comprovando cinco conjeturas relacionadas, por exemplo, com a ausência de questionamento e justificação das técnicas utilizadas. Concluimos que nestes países as praxeologias matemáticas apresentam-se desarticuladas, rígidas, e, consequentemente, surgem isoladas atividades de modelagem matemática nas instituições escolares. Palavras-chave: Organização Matemática. Ensino médio/secundário. Teoria Antropológica do Didático (TAD).
id UNESP-14_d1dd20407a7e9cf45adcda4ff5c79bcf
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7128
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas EscolaresOrganização matemática. Contrato didático. Ensino secundário. Teoria Antropológica do Didático (TAD).Resumo Nesta investigação estudamos um fenômeno didático complexo que se manifesta na desconexão dos conteúdos matemáticos que constituem o programa oficial do ensino secundário/médio e que está fortemente relacionado com a rigidez e a atomização da Matemática escolar. Para tal estudo utilizamos as ferramentas teóricas e metodológicas que nos proporciona a Teoria Antropológica do Didático (TAD) cujo objeto primário de investigação é a análise da atividade matemática escolar institucional. Assim, realizamos estudos exploratórios nos manuais escolares de Matemática do ensino secundário de Portugal e da Espanha, contrastando e comprovando cinco conjeturas relacionadas, por exemplo, com a ausência de questionamento e justificação das técnicas utilizadas. Concluimos que nestes países as praxeologias matemáticas apresentam-se desarticuladas, rígidas, e, consequentemente, surgem isoladas atividades de modelagem matemática nas instituições escolares. Palavras-chave: Organização Matemática. Ensino médio/secundário. Teoria Antropológica do Didático (TAD).UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTeoria Antropológica do Didáticoapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7128Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1327-13471980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7128/6499https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7128/9514Lucas, CatarinaFonseca, CecilioGascón, JosepCasas, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7128Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
title O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
spellingShingle O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
Lucas, Catarina
Organização matemática. Contrato didático. Ensino secundário. Teoria Antropológica do Didático (TAD).
title_short O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
title_full O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
title_fullStr O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
title_full_unstemmed O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
title_sort O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares
author Lucas, Catarina
author_facet Lucas, Catarina
Fonseca, Cecilio
Gascón, Josep
Casas, José
author_role author
author2 Fonseca, Cecilio
Gascón, Josep
Casas, José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Catarina
Fonseca, Cecilio
Gascón, Josep
Casas, José
dc.subject.por.fl_str_mv Organização matemática. Contrato didático. Ensino secundário. Teoria Antropológica do Didático (TAD).
topic Organização matemática. Contrato didático. Ensino secundário. Teoria Antropológica do Didático (TAD).
description Resumo Nesta investigação estudamos um fenômeno didático complexo que se manifesta na desconexão dos conteúdos matemáticos que constituem o programa oficial do ensino secundário/médio e que está fortemente relacionado com a rigidez e a atomização da Matemática escolar. Para tal estudo utilizamos as ferramentas teóricas e metodológicas que nos proporciona a Teoria Antropológica do Didático (TAD) cujo objeto primário de investigação é a análise da atividade matemática escolar institucional. Assim, realizamos estudos exploratórios nos manuais escolares de Matemática do ensino secundário de Portugal e da Espanha, contrastando e comprovando cinco conjeturas relacionadas, por exemplo, com a ausência de questionamento e justificação das técnicas utilizadas. Concluimos que nestes países as praxeologias matemáticas apresentam-se desarticuladas, rígidas, e, consequentemente, surgem isoladas atividades de modelagem matemática nas instituições escolares. Palavras-chave: Organização Matemática. Ensino médio/secundário. Teoria Antropológica do Didático (TAD).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Teoria Antropológica do Didático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7128
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7128/6499
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7128/9514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1327-1347
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1788171060977336320