Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barbosa, Jonei Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603
Resumo: Resumo Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e analisar as situações de tensão quando três professores desenvolveram suas primeiras experiências com modelagem matemática em suas práticas pedagógicas. Para analisar as situações de tensão, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada nos conceitos da teoria de Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes situações de tensão que geraram tensões nos discursos: envolvimento dos alunos na discussão do tema, planejamento do ambiente de modelagem, organização dos alunos para realizar as atividades, apresentação das respostas dos alunos. As situações de tensão e as tensões são resultado das descontinuidades entre os discursos já presentes na prática pedagógica e o discurso sobre modelagem. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos. Mathematical Modelling and Situations of Tension in Teachers’ Pedagogic Practice Abstract In this paper, our aim is to present and to analyze the situations of tension when three teachers developed mathematical modelling for the first time in their pedagogic practices. To analyse the situations of tension, we used a theoretical category tension in discourses based on concepts of Bernstein’s theory. The data regarding the qualitative research were collected through observations, interviews and documents. The results point out the following situations of tension that generated tensions in discourses: students’ involvement in the discussion of the theme, planning of the modelling enviroment, the students’ organization to accomplish activities and presentation of students’ answers. The situations of tension and tensions in discourses are the result of the discontinuities among the present discourses in the pedagogic practice and the discourse on modelling. Keywords: Mathematical Modelling. Teachers. Tensions in discourses.
id UNESP-14_e0b8f3f7c0931f548287d0859d99e7be
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4603
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos ProfessoresModelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos.Resumo Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e analisar as situações de tensão quando três professores desenvolveram suas primeiras experiências com modelagem matemática em suas práticas pedagógicas. Para analisar as situações de tensão, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada nos conceitos da teoria de Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes situações de tensão que geraram tensões nos discursos: envolvimento dos alunos na discussão do tema, planejamento do ambiente de modelagem, organização dos alunos para realizar as atividades, apresentação das respostas dos alunos. As situações de tensão e as tensões são resultado das descontinuidades entre os discursos já presentes na prática pedagógica e o discurso sobre modelagem. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos. Mathematical Modelling and Situations of Tension in Teachers’ Pedagogic Practice Abstract In this paper, our aim is to present and to analyze the situations of tension when three teachers developed mathematical modelling for the first time in their pedagogic practices. To analyse the situations of tension, we used a theoretical category tension in discourses based on concepts of Bernstein’s theory. The data regarding the qualitative research were collected through observations, interviews and documents. The results point out the following situations of tension that generated tensions in discourses: students’ involvement in the discussion of the theme, planning of the modelling enviroment, the students’ organization to accomplish activities and presentation of students’ answers. The situations of tension and tensions in discourses are the result of the discontinuities among the present discourses in the pedagogic practice and the discourse on modelling. Keywords: Mathematical Modelling. Teachers. Tensions in discourses.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 265-2961980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603/3710Oliveira, Andréia Maria Pereira deBarbosa, Jonei Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T05:36:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4603Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-05-23T05:36:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
title Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
spellingShingle Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Modelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos.
title_short Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
title_full Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
title_fullStr Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
title_full_unstemmed Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
title_sort Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
author Oliveira, Andréia Maria Pereira de
author_facet Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Barbosa, Jonei Cerqueira
author_role author
author2 Barbosa, Jonei Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andréia Maria Pereira de
Barbosa, Jonei Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos.
topic Modelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos.
description Resumo Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e analisar as situações de tensão quando três professores desenvolveram suas primeiras experiências com modelagem matemática em suas práticas pedagógicas. Para analisar as situações de tensão, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada nos conceitos da teoria de Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes situações de tensão que geraram tensões nos discursos: envolvimento dos alunos na discussão do tema, planejamento do ambiente de modelagem, organização dos alunos para realizar as atividades, apresentação das respostas dos alunos. As situações de tensão e as tensões são resultado das descontinuidades entre os discursos já presentes na prática pedagógica e o discurso sobre modelagem. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos. Mathematical Modelling and Situations of Tension in Teachers’ Pedagogic Practice Abstract In this paper, our aim is to present and to analyze the situations of tension when three teachers developed mathematical modelling for the first time in their pedagogic practices. To analyse the situations of tension, we used a theoretical category tension in discourses based on concepts of Bernstein’s theory. The data regarding the qualitative research were collected through observations, interviews and documents. The results point out the following situations of tension that generated tensions in discourses: students’ involvement in the discussion of the theme, planning of the modelling enviroment, the students’ organization to accomplish activities and presentation of students’ answers. The situations of tension and tensions in discourses are the result of the discontinuities among the present discourses in the pedagogic practice and the discourse on modelling. Keywords: Mathematical Modelling. Teachers. Tensions in discourses.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603/3710
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 265-296
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873946910720