Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos Professores
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603 |
Resumo: | Resumo Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e analisar as situações de tensão quando três professores desenvolveram suas primeiras experiências com modelagem matemática em suas práticas pedagógicas. Para analisar as situações de tensão, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada nos conceitos da teoria de Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes situações de tensão que geraram tensões nos discursos: envolvimento dos alunos na discussão do tema, planejamento do ambiente de modelagem, organização dos alunos para realizar as atividades, apresentação das respostas dos alunos. As situações de tensão e as tensões são resultado das descontinuidades entre os discursos já presentes na prática pedagógica e o discurso sobre modelagem. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos. Mathematical Modelling and Situations of Tension in Teachers’ Pedagogic Practice Abstract In this paper, our aim is to present and to analyze the situations of tension when three teachers developed mathematical modelling for the first time in their pedagogic practices. To analyse the situations of tension, we used a theoretical category tension in discourses based on concepts of Bernstein’s theory. The data regarding the qualitative research were collected through observations, interviews and documents. The results point out the following situations of tension that generated tensions in discourses: students’ involvement in the discussion of the theme, planning of the modelling enviroment, the students’ organization to accomplish activities and presentation of students’ answers. The situations of tension and tensions in discourses are the result of the discontinuities among the present discourses in the pedagogic practice and the discourse on modelling. Keywords: Mathematical Modelling. Teachers. Tensions in discourses. |
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Modelagem Matemática e Situações de Tensão na Prática Pedagógica dos ProfessoresModelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos.Resumo Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e analisar as situações de tensão quando três professores desenvolveram suas primeiras experiências com modelagem matemática em suas práticas pedagógicas. Para analisar as situações de tensão, utilizamos a categoria teórica tensões nos discursos inspirada nos conceitos da teoria de Bernstein. Os dados referentes à pesquisa qualitativa foram coletados por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados apontam as seguintes situações de tensão que geraram tensões nos discursos: envolvimento dos alunos na discussão do tema, planejamento do ambiente de modelagem, organização dos alunos para realizar as atividades, apresentação das respostas dos alunos. As situações de tensão e as tensões são resultado das descontinuidades entre os discursos já presentes na prática pedagógica e o discurso sobre modelagem. Palavras-chave: Modelagem Matemática. Professores. Tensões nos discursos. Mathematical Modelling and Situations of Tension in Teachers’ Pedagogic Practice Abstract In this paper, our aim is to present and to analyze the situations of tension when three teachers developed mathematical modelling for the first time in their pedagogic practices. To analyse the situations of tension, we used a theoretical category tension in discourses based on concepts of Bernstein’s theory. The data regarding the qualitative research were collected through observations, interviews and documents. The results point out the following situations of tension that generated tensions in discourses: students’ involvement in the discussion of the theme, planning of the modelling enviroment, the students’ organization to accomplish activities and presentation of students’ answers. The situations of tension and tensions in discourses are the result of the discontinuities among the present discourses in the pedagogic practice and the discourse on modelling. Keywords: Mathematical Modelling. Teachers. Tensions in discourses.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 265-2961980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4603/3710Oliveira, Andréia Maria Pereira deBarbosa, Jonei Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T05:36:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4603Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-05-23T05:36:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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