Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bovo, Audria Alessandra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gasparotto, Giovana Cristina Ferrari, Rotondo, Margareth Sacramento, Souza, Antonio Carlos Carrera de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737
Resumo: Resumo O presente artigo, um escrito de vários, busca compreender práticas e táticas do cotidiano escolar, atravessando e sendo atravessado por três pesquisas em Educação Matemática. A diversidade de cenários, pessoas e estratégias utilizados por atores do cotidiano escolar trazem à discussão, junto ao pensamento de Foucault e Deleuze, os caminhos da alfabetização matemática e os indícios do que há na caixa preta da cultura escolar numa constante problematização do que pode uma escola. Para tanto, mapas são construídos, estabelecendo cartografias, descobrindo territórios lisos e estriados, num caminho através das pesquisas nessas escolas, onde a vida é inventada sempre. Palavras-chave: Educação Matemática. Práticas, Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia.
id UNESP-14_f5861f8e512c03fa069041b206900411
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5737
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Pesquisando Práticas e Táticas em Educação MatemáticaEducação Matemática. PráticasTáticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia Resumo O presente artigo, um escrito de vários, busca compreender práticas e táticas do cotidiano escolar, atravessando e sendo atravessado por três pesquisas em Educação Matemática. A diversidade de cenários, pessoas e estratégias utilizados por atores do cotidiano escolar trazem à discussão, junto ao pensamento de Foucault e Deleuze, os caminhos da alfabetização matemática e os indícios do que há na caixa preta da cultura escolar numa constante problematização do que pode uma escola. Para tanto, mapas são construídos, estabelecendo cartografias, descobrindo territórios lisos e estriados, num caminho através das pesquisas nessas escolas, onde a vida é inventada sempre. Palavras-chave: Educação Matemática. Práticas, Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 1 - 411980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737/4623Bovo, Audria AlessandraGasparotto, Giovana Cristina FerrariRotondo, Margareth SacramentoSouza, Antonio Carlos Carrera deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5737Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
title Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
spellingShingle Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
Bovo, Audria Alessandra
Educação Matemática. Práticas
Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia
title_short Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
title_full Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
title_fullStr Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
title_full_unstemmed Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
title_sort Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
author Bovo, Audria Alessandra
author_facet Bovo, Audria Alessandra
Gasparotto, Giovana Cristina Ferrari
Rotondo, Margareth Sacramento
Souza, Antonio Carlos Carrera de
author_role author
author2 Gasparotto, Giovana Cristina Ferrari
Rotondo, Margareth Sacramento
Souza, Antonio Carlos Carrera de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovo, Audria Alessandra
Gasparotto, Giovana Cristina Ferrari
Rotondo, Margareth Sacramento
Souza, Antonio Carlos Carrera de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Práticas
Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia
topic Educação Matemática. Práticas
Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia
description Resumo O presente artigo, um escrito de vários, busca compreender práticas e táticas do cotidiano escolar, atravessando e sendo atravessado por três pesquisas em Educação Matemática. A diversidade de cenários, pessoas e estratégias utilizados por atores do cotidiano escolar trazem à discussão, junto ao pensamento de Foucault e Deleuze, os caminhos da alfabetização matemática e os indícios do que há na caixa preta da cultura escolar numa constante problematização do que pode uma escola. Para tanto, mapas são construídos, estabelecendo cartografias, descobrindo territórios lisos e estriados, num caminho através das pesquisas nessas escolas, onde a vida é inventada sempre. Palavras-chave: Educação Matemática. Práticas, Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737/4623
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 1 - 41
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874318106624