Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737 |
Resumo: | Resumo O presente artigo, um escrito de vários, busca compreender práticas e táticas do cotidiano escolar, atravessando e sendo atravessado por três pesquisas em Educação Matemática. A diversidade de cenários, pessoas e estratégias utilizados por atores do cotidiano escolar trazem à discussão, junto ao pensamento de Foucault e Deleuze, os caminhos da alfabetização matemática e os indícios do que há na caixa preta da cultura escolar numa constante problematização do que pode uma escola. Para tanto, mapas são construídos, estabelecendo cartografias, descobrindo territórios lisos e estriados, num caminho através das pesquisas nessas escolas, onde a vida é inventada sempre. Palavras-chave: Educação Matemática. Práticas, Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia. |
id |
UNESP-14_f5861f8e512c03fa069041b206900411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5737 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação MatemáticaEducação Matemática. PráticasTáticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia Resumo O presente artigo, um escrito de vários, busca compreender práticas e táticas do cotidiano escolar, atravessando e sendo atravessado por três pesquisas em Educação Matemática. A diversidade de cenários, pessoas e estratégias utilizados por atores do cotidiano escolar trazem à discussão, junto ao pensamento de Foucault e Deleuze, os caminhos da alfabetização matemática e os indícios do que há na caixa preta da cultura escolar numa constante problematização do que pode uma escola. Para tanto, mapas são construídos, estabelecendo cartografias, descobrindo territórios lisos e estriados, num caminho através das pesquisas nessas escolas, onde a vida é inventada sempre. Palavras-chave: Educação Matemática. Práticas, Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 1 - 411980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737/4623Bovo, Audria AlessandraGasparotto, Giovana Cristina FerrariRotondo, Margareth SacramentoSouza, Antonio Carlos Carrera deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5737Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática |
title |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática |
spellingShingle |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática Bovo, Audria Alessandra Educação Matemática. Práticas Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia |
title_short |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática |
title_full |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática |
title_fullStr |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática |
title_sort |
Pesquisando Práticas e Táticas em Educação Matemática |
author |
Bovo, Audria Alessandra |
author_facet |
Bovo, Audria Alessandra Gasparotto, Giovana Cristina Ferrari Rotondo, Margareth Sacramento Souza, Antonio Carlos Carrera de |
author_role |
author |
author2 |
Gasparotto, Giovana Cristina Ferrari Rotondo, Margareth Sacramento Souza, Antonio Carlos Carrera de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bovo, Audria Alessandra Gasparotto, Giovana Cristina Ferrari Rotondo, Margareth Sacramento Souza, Antonio Carlos Carrera de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Práticas Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia |
topic |
Educação Matemática. Práticas Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia |
description |
Resumo O presente artigo, um escrito de vários, busca compreender práticas e táticas do cotidiano escolar, atravessando e sendo atravessado por três pesquisas em Educação Matemática. A diversidade de cenários, pessoas e estratégias utilizados por atores do cotidiano escolar trazem à discussão, junto ao pensamento de Foucault e Deleuze, os caminhos da alfabetização matemática e os indícios do que há na caixa preta da cultura escolar numa constante problematização do que pode uma escola. Para tanto, mapas são construídos, estabelecendo cartografias, descobrindo territórios lisos e estriados, num caminho através das pesquisas nessas escolas, onde a vida é inventada sempre. Palavras-chave: Educação Matemática. Práticas, Táticas e Estratégias. Cotidiano Escolar. Cartografia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5737/4623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 1 - 41 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874318106624 |