Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosa Maria Segalla
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Amauro, Nicéa Quintino, Souza, Paulo Vitor Teodoro, Rodrigues Filho, Guimes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256
Resumo: O presente artigo objetiva em apresentar os resultados de uma pesquisa teórica que busca investigar a (des)articulação entre a educação básica e o ensino superior, no contexto do sistema educacional brasileiro. Para tanto, é discutido neste artigo, três importantes temas que apresentam pontos fundamentais da pesquisa: o histórico das avaliações para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES); o processo formativo de democratização do ensino; e, a articulação entre a educação básica e superior. Iniciamos a discussão com o vestibular no Brasil, a partir de 1911, ano em que os exames de admissão aos cursos superiores foram normatizados, e consolidamos a discussão, ao final do trabalho, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inferimos que a articulação entre a educação básica e o ensino superior, em muitos casos, não acontece de forma satisfatória, principalmente devido ao ensino conteudista, pragmático, memorístico e mecânico, característicos do atual sistema educacional brasileiro, especialmente nas séries finais da educação básica.
id UNESP-15_211439954107eac4389c5439e06f8de9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileiraProcesso seletivo. Democratização do ensino. Ensino superior.O presente artigo objetiva em apresentar os resultados de uma pesquisa teórica que busca investigar a (des)articulação entre a educação básica e o ensino superior, no contexto do sistema educacional brasileiro. Para tanto, é discutido neste artigo, três importantes temas que apresentam pontos fundamentais da pesquisa: o histórico das avaliações para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES); o processo formativo de democratização do ensino; e, a articulação entre a educação básica e superior. Iniciamos a discussão com o vestibular no Brasil, a partir de 1911, ano em que os exames de admissão aos cursos superiores foram normatizados, e consolidamos a discussão, ao final do trabalho, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inferimos que a articulação entre a educação básica e o ensino superior, em muitos casos, não acontece de forma satisfatória, principalmente devido ao ensino conteudista, pragmático, memorístico e mecânico, característicos do atual sistema educacional brasileiro, especialmente nas séries finais da educação básica.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/825610.21723/riaee.v12.n1.8256Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 294-312Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 294-3121982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256/6267Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosa Maria SegallaAmauro, Nicéa QuintinoSouza, Paulo Vitor TeodoroRodrigues Filho, Guimes2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8256Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
title Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
spellingShingle Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
Silva, Rosa Maria Segalla
Processo seletivo. Democratização do ensino. Ensino superior.
title_short Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
title_full Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
title_fullStr Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
title_full_unstemmed Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
title_sort Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira
author Silva, Rosa Maria Segalla
author_facet Silva, Rosa Maria Segalla
Amauro, Nicéa Quintino
Souza, Paulo Vitor Teodoro
Rodrigues Filho, Guimes
author_role author
author2 Amauro, Nicéa Quintino
Souza, Paulo Vitor Teodoro
Rodrigues Filho, Guimes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosa Maria Segalla
Amauro, Nicéa Quintino
Souza, Paulo Vitor Teodoro
Rodrigues Filho, Guimes
dc.subject.por.fl_str_mv Processo seletivo. Democratização do ensino. Ensino superior.
topic Processo seletivo. Democratização do ensino. Ensino superior.
description O presente artigo objetiva em apresentar os resultados de uma pesquisa teórica que busca investigar a (des)articulação entre a educação básica e o ensino superior, no contexto do sistema educacional brasileiro. Para tanto, é discutido neste artigo, três importantes temas que apresentam pontos fundamentais da pesquisa: o histórico das avaliações para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES); o processo formativo de democratização do ensino; e, a articulação entre a educação básica e superior. Iniciamos a discussão com o vestibular no Brasil, a partir de 1911, ano em que os exames de admissão aos cursos superiores foram normatizados, e consolidamos a discussão, ao final do trabalho, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inferimos que a articulação entre a educação básica e o ensino superior, em muitos casos, não acontece de forma satisfatória, principalmente devido ao ensino conteudista, pragmático, memorístico e mecânico, característicos do atual sistema educacional brasileiro, especialmente nas séries finais da educação básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256
10.21723/riaee.v12.n1.8256
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.8256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8256/6267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 294-312
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 294-312
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854382579712