A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Giuliano Roberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reis, Alexandre Maia, de Oliveira, Juliana Bonaccorsi Campos, Neiva, Cassiano Merussi, dos Santos, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8278
Resumo: A Psicomotricidade tem por função destacar a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade. Uma criança cuja Psicomotricidade não esteja bem desenvolvida pode apresentar dificuldades na aprendizagem escolar, por exemplo, a criança que não tem seu lado dominante definido pode apresentar dificuldade na leitura, confusão em discernir “b” de “d”, dificuldades de copiar do plano vertical para o horizontal, dentre outras. Por isso vemos a importância de se trabalhar a Psicomotricidade desde o início da alfabetização, e a forma mais indicada é a forma lúdica. Este estudo teve como objetivo comprovar a importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar com a ajuda do profissional de Educação Física. Após a Revisão Literária, conclui-se que como ciência em prol da educação, a Psicomotricidade tem como objetivo educar o movimento, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligência e a afetividade. Portanto, a educação psicomotora é indispensável a toda criança. Toda escola deve promover estímulos para desenvolver em seus alunos as habilidades de esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal, tônus, postura e equilíbrio, pré-escrita e a psicomotricidade fina.
id UNESP-15_35764f87dd8958eb5b979551fda0a385
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8278
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literáriaPsicomotricidade. Educação Escolar. Educação Física.A Psicomotricidade tem por função destacar a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade. Uma criança cuja Psicomotricidade não esteja bem desenvolvida pode apresentar dificuldades na aprendizagem escolar, por exemplo, a criança que não tem seu lado dominante definido pode apresentar dificuldade na leitura, confusão em discernir “b” de “d”, dificuldades de copiar do plano vertical para o horizontal, dentre outras. Por isso vemos a importância de se trabalhar a Psicomotricidade desde o início da alfabetização, e a forma mais indicada é a forma lúdica. Este estudo teve como objetivo comprovar a importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar com a ajuda do profissional de Educação Física. Após a Revisão Literária, conclui-se que como ciência em prol da educação, a Psicomotricidade tem como objetivo educar o movimento, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligência e a afetividade. Portanto, a educação psicomotora é indispensável a toda criança. Toda escola deve promover estímulos para desenvolver em seus alunos as habilidades de esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal, tônus, postura e equilíbrio, pré-escrita e a psicomotricidade fina.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/827810.21723/riaee.v12.n1.8278Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 313-331Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 313-3311982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8278/6268Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Giuliano RobertoReis, Alexandre Maiade Oliveira, Juliana Bonaccorsi CamposNeiva, Cassiano Merussidos Santos, Daniel2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8278Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária
title A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária
spellingShingle A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária
da Silva, Giuliano Roberto
Psicomotricidade. Educação Escolar. Educação Física.
title_short A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária
title_full A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária
title_fullStr A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária
title_full_unstemmed A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária
title_sort A importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar, junto à educação física: uma revisão literária
author da Silva, Giuliano Roberto
author_facet da Silva, Giuliano Roberto
Reis, Alexandre Maia
de Oliveira, Juliana Bonaccorsi Campos
Neiva, Cassiano Merussi
dos Santos, Daniel
author_role author
author2 Reis, Alexandre Maia
de Oliveira, Juliana Bonaccorsi Campos
Neiva, Cassiano Merussi
dos Santos, Daniel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Giuliano Roberto
Reis, Alexandre Maia
de Oliveira, Juliana Bonaccorsi Campos
Neiva, Cassiano Merussi
dos Santos, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade. Educação Escolar. Educação Física.
topic Psicomotricidade. Educação Escolar. Educação Física.
description A Psicomotricidade tem por função destacar a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade. Uma criança cuja Psicomotricidade não esteja bem desenvolvida pode apresentar dificuldades na aprendizagem escolar, por exemplo, a criança que não tem seu lado dominante definido pode apresentar dificuldade na leitura, confusão em discernir “b” de “d”, dificuldades de copiar do plano vertical para o horizontal, dentre outras. Por isso vemos a importância de se trabalhar a Psicomotricidade desde o início da alfabetização, e a forma mais indicada é a forma lúdica. Este estudo teve como objetivo comprovar a importância do desenvolvimento psicomotor na educação escolar com a ajuda do profissional de Educação Física. Após a Revisão Literária, conclui-se que como ciência em prol da educação, a Psicomotricidade tem como objetivo educar o movimento, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligência e a afetividade. Portanto, a educação psicomotora é indispensável a toda criança. Toda escola deve promover estímulos para desenvolver em seus alunos as habilidades de esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal, tônus, postura e equilíbrio, pré-escrita e a psicomotricidade fina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8278
10.21723/riaee.v12.n1.8278
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8278
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.8278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8278/6268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 313-331
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 313-331
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171043191390208