Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grespan, Carla Lisbôa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ratto, Cleber Gibbon, Lacerda, Miriam Pires Corrêa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de viabilizar as Políticas de Performatividades de gêneros e de sexualidades no âmbito escolar, através do diálogo entre as Teorias Pós-Estruturalistas, os Estudos Feministas e Queer e os dados apresentados no relatório do “Projeto de Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar” e da “Agenda Juventude Brasil”. As Políticas de Performatividades vem se construindo nas fissuras e devem ser pauta nas discussões do cotidiano escolar, sendo um desses espaços de discussão, sem dúvida - o currículo. Acreditamos no seu potencial político que ao contemplar temáticas ligadas à cidadania e ao respeito às diferenças, poderá proporcionar condições de aprendizagem nas quais se recuperam as experiências da corporeidade, de pertencimento, de percepções e concepções de mundo, tornando-se espaço de acolhimento, de equidade de direitos e de oportunidades.
id UNESP-15_7902dc0fa472a1288a85c0350bd0611d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8549
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudesPolíticas de performatividades. Educação. Juventudes. Gêneros. Sexualidades.O presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de viabilizar as Políticas de Performatividades de gêneros e de sexualidades no âmbito escolar, através do diálogo entre as Teorias Pós-Estruturalistas, os Estudos Feministas e Queer e os dados apresentados no relatório do “Projeto de Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar” e da “Agenda Juventude Brasil”. As Políticas de Performatividades vem se construindo nas fissuras e devem ser pauta nas discussões do cotidiano escolar, sendo um desses espaços de discussão, sem dúvida - o currículo. Acreditamos no seu potencial político que ao contemplar temáticas ligadas à cidadania e ao respeito às diferenças, poderá proporcionar condições de aprendizagem nas quais se recuperam as experiências da corporeidade, de pertencimento, de percepções e concepções de mundo, tornando-se espaço de acolhimento, de equidade de direitos e de oportunidades.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/854910.21723/RIAEE.v11.n2.p746Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 746-766Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 746-7661982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549/5825Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrespan, Carla LisbôaRatto, Cleber GibbonLacerda, Miriam Pires Corrêa de2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8549Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
title Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
spellingShingle Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
Grespan, Carla Lisbôa
Políticas de performatividades. Educação. Juventudes. Gêneros. Sexualidades.
title_short Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
title_full Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
title_fullStr Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
title_full_unstemmed Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
title_sort Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
author Grespan, Carla Lisbôa
author_facet Grespan, Carla Lisbôa
Ratto, Cleber Gibbon
Lacerda, Miriam Pires Corrêa de
author_role author
author2 Ratto, Cleber Gibbon
Lacerda, Miriam Pires Corrêa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grespan, Carla Lisbôa
Ratto, Cleber Gibbon
Lacerda, Miriam Pires Corrêa de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de performatividades. Educação. Juventudes. Gêneros. Sexualidades.
topic Políticas de performatividades. Educação. Juventudes. Gêneros. Sexualidades.
description O presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de viabilizar as Políticas de Performatividades de gêneros e de sexualidades no âmbito escolar, através do diálogo entre as Teorias Pós-Estruturalistas, os Estudos Feministas e Queer e os dados apresentados no relatório do “Projeto de Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar” e da “Agenda Juventude Brasil”. As Políticas de Performatividades vem se construindo nas fissuras e devem ser pauta nas discussões do cotidiano escolar, sendo um desses espaços de discussão, sem dúvida - o currículo. Acreditamos no seu potencial político que ao contemplar temáticas ligadas à cidadania e ao respeito às diferenças, poderá proporcionar condições de aprendizagem nas quais se recuperam as experiências da corporeidade, de pertencimento, de percepções e concepções de mundo, tornando-se espaço de acolhimento, de equidade de direitos e de oportunidades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549
10.21723/RIAEE.v11.n2.p746
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549/5825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 746-766
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 746-766
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171043588800512