Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de viabilizar as Políticas de Performatividades de gêneros e de sexualidades no âmbito escolar, através do diálogo entre as Teorias Pós-Estruturalistas, os Estudos Feministas e Queer e os dados apresentados no relatório do “Projeto de Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar” e da “Agenda Juventude Brasil”. As Políticas de Performatividades vem se construindo nas fissuras e devem ser pauta nas discussões do cotidiano escolar, sendo um desses espaços de discussão, sem dúvida - o currículo. Acreditamos no seu potencial político que ao contemplar temáticas ligadas à cidadania e ao respeito às diferenças, poderá proporcionar condições de aprendizagem nas quais se recuperam as experiências da corporeidade, de pertencimento, de percepções e concepções de mundo, tornando-se espaço de acolhimento, de equidade de direitos e de oportunidades. |
id |
UNESP-15_7902dc0fa472a1288a85c0350bd0611d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8549 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudesPolíticas de performatividades. Educação. Juventudes. Gêneros. Sexualidades.O presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de viabilizar as Políticas de Performatividades de gêneros e de sexualidades no âmbito escolar, através do diálogo entre as Teorias Pós-Estruturalistas, os Estudos Feministas e Queer e os dados apresentados no relatório do “Projeto de Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar” e da “Agenda Juventude Brasil”. As Políticas de Performatividades vem se construindo nas fissuras e devem ser pauta nas discussões do cotidiano escolar, sendo um desses espaços de discussão, sem dúvida - o currículo. Acreditamos no seu potencial político que ao contemplar temáticas ligadas à cidadania e ao respeito às diferenças, poderá proporcionar condições de aprendizagem nas quais se recuperam as experiências da corporeidade, de pertencimento, de percepções e concepções de mundo, tornando-se espaço de acolhimento, de equidade de direitos e de oportunidades.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/854910.21723/RIAEE.v11.n2.p746Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 746-766Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 746-7661982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549/5825Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrespan, Carla LisbôaRatto, Cleber GibbonLacerda, Miriam Pires Corrêa de2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8549Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes |
title |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes |
spellingShingle |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes Grespan, Carla Lisbôa Políticas de performatividades. Educação. Juventudes. Gêneros. Sexualidades. |
title_short |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes |
title_full |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes |
title_fullStr |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes |
title_full_unstemmed |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes |
title_sort |
Performatividades de gêneros e de sexualidades: implicações na educação das juventudes |
author |
Grespan, Carla Lisbôa |
author_facet |
Grespan, Carla Lisbôa Ratto, Cleber Gibbon Lacerda, Miriam Pires Corrêa de |
author_role |
author |
author2 |
Ratto, Cleber Gibbon Lacerda, Miriam Pires Corrêa de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grespan, Carla Lisbôa Ratto, Cleber Gibbon Lacerda, Miriam Pires Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas de performatividades. Educação. Juventudes. Gêneros. Sexualidades. |
topic |
Políticas de performatividades. Educação. Juventudes. Gêneros. Sexualidades. |
description |
O presente artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de viabilizar as Políticas de Performatividades de gêneros e de sexualidades no âmbito escolar, através do diálogo entre as Teorias Pós-Estruturalistas, os Estudos Feministas e Queer e os dados apresentados no relatório do “Projeto de Estudo sobre Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar” e da “Agenda Juventude Brasil”. As Políticas de Performatividades vem se construindo nas fissuras e devem ser pauta nas discussões do cotidiano escolar, sendo um desses espaços de discussão, sem dúvida - o currículo. Acreditamos no seu potencial político que ao contemplar temáticas ligadas à cidadania e ao respeito às diferenças, poderá proporcionar condições de aprendizagem nas quais se recuperam as experiências da corporeidade, de pertencimento, de percepções e concepções de mundo, tornando-se espaço de acolhimento, de equidade de direitos e de oportunidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549 10.21723/RIAEE.v11.n2.p746 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549 |
identifier_str_mv |
10.21723/RIAEE.v11.n2.p746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8549/5825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 746-766 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 746-766 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1788171043588800512 |