Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004
Resumo: A sexualidade e a educação sexual de pessoas com deficiência visual são ainda temas poucos estudados no campo da Educação. O objetivo deste estudo foi investigar a sexualidade e educação sexual de deficientes visuais, por meio de uma entrevista com uma mulher adulta, cega de nascença, para posterior análise de conteúdo temática. Trata-se de uma pesquisa descritiva-qualitativa, tipo estudo de caso. As seguintes categorias foram descritas nos resultados: (1) Conceito de sexualidade, (2) Educação Sexual, (3) Deficiência e Sexualidade, (4) Questões sociais e preconceito. Os dados obtidos ratificam outros estudos evidenciando a existência de preconceito social, mitos sexuais, educação sexual omissa ou com informações superficiais e dificuldades predominantemente psicossociais, e não orgânicas, em relação à sexualidade. Conclui-se que a sexualidade e a educação sexual são questões importantes que devem ser consideradas na educação geral de pessoas com deficiências.
id UNESP-15_7c658eb2864accfd2a0f774924f20bf2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5004
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visualA sexualidade e a educação sexual de pessoas com deficiência visual são ainda temas poucos estudados no campo da Educação. O objetivo deste estudo foi investigar a sexualidade e educação sexual de deficientes visuais, por meio de uma entrevista com uma mulher adulta, cega de nascença, para posterior análise de conteúdo temática. Trata-se de uma pesquisa descritiva-qualitativa, tipo estudo de caso. As seguintes categorias foram descritas nos resultados: (1) Conceito de sexualidade, (2) Educação Sexual, (3) Deficiência e Sexualidade, (4) Questões sociais e preconceito. Os dados obtidos ratificam outros estudos evidenciando a existência de preconceito social, mitos sexuais, educação sexual omissa ou com informações superficiais e dificuldades predominantemente psicossociais, e não orgânicas, em relação à sexualidade. Conclui-se que a sexualidade e a educação sexual são questões importantes que devem ser consideradas na educação geral de pessoas com deficiências.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/500410.21723/riaee.v6i3.5004Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 90-101Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 90-1011982-55872446-860610.21723/riaee.v6i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004/4153Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Ana Cláudia Bortolozzi2017-11-07T20:21:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5004Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:21:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
title Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
spellingShingle Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
title_short Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
title_full Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
title_fullStr Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
title_full_unstemmed Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
title_sort Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
author Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
author_facet Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
description A sexualidade e a educação sexual de pessoas com deficiência visual são ainda temas poucos estudados no campo da Educação. O objetivo deste estudo foi investigar a sexualidade e educação sexual de deficientes visuais, por meio de uma entrevista com uma mulher adulta, cega de nascença, para posterior análise de conteúdo temática. Trata-se de uma pesquisa descritiva-qualitativa, tipo estudo de caso. As seguintes categorias foram descritas nos resultados: (1) Conceito de sexualidade, (2) Educação Sexual, (3) Deficiência e Sexualidade, (4) Questões sociais e preconceito. Os dados obtidos ratificam outros estudos evidenciando a existência de preconceito social, mitos sexuais, educação sexual omissa ou com informações superficiais e dificuldades predominantemente psicossociais, e não orgânicas, em relação à sexualidade. Conclui-se que a sexualidade e a educação sexual são questões importantes que devem ser consideradas na educação geral de pessoas com deficiências.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004
10.21723/riaee.v6i3.5004
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v6i3.5004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004/4153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 90-101
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 90-101
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v6i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171041515765760