Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004 |
Resumo: | A sexualidade e a educação sexual de pessoas com deficiência visual são ainda temas poucos estudados no campo da Educação. O objetivo deste estudo foi investigar a sexualidade e educação sexual de deficientes visuais, por meio de uma entrevista com uma mulher adulta, cega de nascença, para posterior análise de conteúdo temática. Trata-se de uma pesquisa descritiva-qualitativa, tipo estudo de caso. As seguintes categorias foram descritas nos resultados: (1) Conceito de sexualidade, (2) Educação Sexual, (3) Deficiência e Sexualidade, (4) Questões sociais e preconceito. Os dados obtidos ratificam outros estudos evidenciando a existência de preconceito social, mitos sexuais, educação sexual omissa ou com informações superficiais e dificuldades predominantemente psicossociais, e não orgânicas, em relação à sexualidade. Conclui-se que a sexualidade e a educação sexual são questões importantes que devem ser consideradas na educação geral de pessoas com deficiências. |
id |
UNESP-15_7c658eb2864accfd2a0f774924f20bf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5004 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visualA sexualidade e a educação sexual de pessoas com deficiência visual são ainda temas poucos estudados no campo da Educação. O objetivo deste estudo foi investigar a sexualidade e educação sexual de deficientes visuais, por meio de uma entrevista com uma mulher adulta, cega de nascença, para posterior análise de conteúdo temática. Trata-se de uma pesquisa descritiva-qualitativa, tipo estudo de caso. As seguintes categorias foram descritas nos resultados: (1) Conceito de sexualidade, (2) Educação Sexual, (3) Deficiência e Sexualidade, (4) Questões sociais e preconceito. Os dados obtidos ratificam outros estudos evidenciando a existência de preconceito social, mitos sexuais, educação sexual omissa ou com informações superficiais e dificuldades predominantemente psicossociais, e não orgânicas, em relação à sexualidade. Conclui-se que a sexualidade e a educação sexual são questões importantes que devem ser consideradas na educação geral de pessoas com deficiências.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/500410.21723/riaee.v6i3.5004Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 90-101Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 90-1011982-55872446-860610.21723/riaee.v6i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004/4153Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Ana Cláudia Bortolozzi2017-11-07T20:21:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5004Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:21:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual |
title |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual |
spellingShingle |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual Maia, Ana Cláudia Bortolozzi |
title_short |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual |
title_full |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual |
title_fullStr |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual |
title_sort |
Educação sexual e sexualidade no discurso de uma pessoa com deficiência visual |
author |
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi |
author_facet |
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi |
description |
A sexualidade e a educação sexual de pessoas com deficiência visual são ainda temas poucos estudados no campo da Educação. O objetivo deste estudo foi investigar a sexualidade e educação sexual de deficientes visuais, por meio de uma entrevista com uma mulher adulta, cega de nascença, para posterior análise de conteúdo temática. Trata-se de uma pesquisa descritiva-qualitativa, tipo estudo de caso. As seguintes categorias foram descritas nos resultados: (1) Conceito de sexualidade, (2) Educação Sexual, (3) Deficiência e Sexualidade, (4) Questões sociais e preconceito. Os dados obtidos ratificam outros estudos evidenciando a existência de preconceito social, mitos sexuais, educação sexual omissa ou com informações superficiais e dificuldades predominantemente psicossociais, e não orgânicas, em relação à sexualidade. Conclui-se que a sexualidade e a educação sexual são questões importantes que devem ser consideradas na educação geral de pessoas com deficiências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004 10.21723/riaee.v6i3.5004 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v6i3.5004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5004/4153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 90-101 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 90-101 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v6i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1788171041515765760 |