Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veraszto, Estéfano Vizconde
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Dirceu da, Miranda, Nonato Assis de, Simon, Fernanda de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/441
Resumo: O avanço tecnológico modifica hábitos e valores ao mesmo tempo em que antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque. O professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional capaz de mobilizar os conhecimentos transformando-os em ação. Atualmente sentimos a necessidade de um professor capaz de organizar situações de aprendizagem com autonomia ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Ao longo deste trabalho apresentaremos a forma como foi desenvolvido uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que pudemos classificar e analisar as opiniões que os mesmos apresentaram e como essas opiniões evoluíram durante o desenvolvimento do trabalho. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea. Abstract: The technological breakthrough modifies habits and values at the same time that the established old paradigms have been in doubt. The teacher who first dominated the entire content has given rise to a new type of professional capable of mobilising the knowledge transforming them into action. Nowadays we need a kind teacher who capable of organizing situations of learning with autonomy and the same time, someone able to reflect on their own actions. Throughout this work we will present the way that was developed a proposal of Technological Education training for teachers of the elementary school at the same time that we classify and analyse the views they had and how these views have developed during the survey. This survey is crucial to establish a consensus, since the technology is seen through fairly diversified lenses and most of the time in an erroneous perspective.
id UNESP-15_e859ca8e27f7e2848044609d1ad82e34
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/441
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckidsO avanço tecnológico modifica hábitos e valores ao mesmo tempo em que antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque. O professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional capaz de mobilizar os conhecimentos transformando-os em ação. Atualmente sentimos a necessidade de um professor capaz de organizar situações de aprendizagem com autonomia ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Ao longo deste trabalho apresentaremos a forma como foi desenvolvido uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que pudemos classificar e analisar as opiniões que os mesmos apresentaram e como essas opiniões evoluíram durante o desenvolvimento do trabalho. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea. Abstract: The technological breakthrough modifies habits and values at the same time that the established old paradigms have been in doubt. The teacher who first dominated the entire content has given rise to a new type of professional capable of mobilising the knowledge transforming them into action. Nowadays we need a kind teacher who capable of organizing situations of learning with autonomy and the same time, someone able to reflect on their own actions. Throughout this work we will present the way that was developed a proposal of Technological Education training for teachers of the elementary school at the same time that we classify and analyse the views they had and how these views have developed during the survey. This survey is crucial to establish a consensus, since the technology is seen through fairly diversified lenses and most of the time in an erroneous perspective.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/44110.21723/riaee.v1i2.441Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 152-161Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 152-1611982-55872446-860610.21723/riaee.v1i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/441/320Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeraszto, Estéfano VizcondeSilva, Dirceu daMiranda, Nonato Assis deSimon, Fernanda de Oliveira2017-11-07T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/441Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:16:51Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids
title Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids
spellingShingle Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids
Veraszto, Estéfano Vizconde
title_short Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids
title_full Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids
title_fullStr Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids
title_full_unstemmed Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids
title_sort Evolução do conceito de tecnologia em professores do ensino fundamental durante aplicação do projeto teckids
author Veraszto, Estéfano Vizconde
author_facet Veraszto, Estéfano Vizconde
Silva, Dirceu da
Miranda, Nonato Assis de
Simon, Fernanda de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Dirceu da
Miranda, Nonato Assis de
Simon, Fernanda de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veraszto, Estéfano Vizconde
Silva, Dirceu da
Miranda, Nonato Assis de
Simon, Fernanda de Oliveira
description O avanço tecnológico modifica hábitos e valores ao mesmo tempo em que antigos paradigmas estabelecidos têm sido colocados em xeque. O professor que antes dominava todo o conteúdo tem dado lugar a um novo tipo de profissional capaz de mobilizar os conhecimentos transformando-os em ação. Atualmente sentimos a necessidade de um professor capaz de organizar situações de aprendizagem com autonomia ao mesmo tempo em que seja capaz de refletir acerca de sua própria ação. Ao longo deste trabalho apresentaremos a forma como foi desenvolvido uma proposta de capacitação de Educação Tecnológica para professores do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que pudemos classificar e analisar as opiniões que os mesmos apresentaram e como essas opiniões evoluíram durante o desenvolvimento do trabalho. Este levantamento é fundamental para se estabelecer um consenso, visto que a tecnologia é tratada de maneira bastante diversificada e na maioria das vezes de forma errônea. Abstract: The technological breakthrough modifies habits and values at the same time that the established old paradigms have been in doubt. The teacher who first dominated the entire content has given rise to a new type of professional capable of mobilising the knowledge transforming them into action. Nowadays we need a kind teacher who capable of organizing situations of learning with autonomy and the same time, someone able to reflect on their own actions. Throughout this work we will present the way that was developed a proposal of Technological Education training for teachers of the elementary school at the same time that we classify and analyse the views they had and how these views have developed during the survey. This survey is crucial to establish a consensus, since the technology is seen through fairly diversified lenses and most of the time in an erroneous perspective.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/441
10.21723/riaee.v1i2.441
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/441
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v1i2.441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/441/320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 152-161
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 152-161
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v1i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852152258560