Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO,Thales Wilson
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SATO,Tabata do Prado, RODE,Kátia Martins, BORGES,Alexandre Luiz Souto, RODE,Sigmar de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772019000100454
Resumo: Resumo Introdução As resinas de polimetilmetacrilato e as bisacrílicas são materiais amplamente utilizados para a confecção de restaurações provisórias; no entanto, ambas apresentam uma característica de exotermia durante a polimerização que deve ser investigada por causa de possíveis interferências no sucesso clínico. Objetivo Avaliar a variação de temperatura de polimerização da resina bisacrílica e de uma resina acrílica quimicamente ativada, em preparos classe V, pelo método direto. Material e método Para isso, vinte dentes incisivos inferiores bovinos foram divididos em dois grupos: RA (N=10) com dentes restaurados com resina acrílica e RB (N=10) com dentes restaurados com resina bisacrílica. As mensurações das variações térmicas foram realizadas através de termopares tipo J, ligados a um termômetro óptico, e analisadas por um computador equipado com o software específico. Os dados obtidos foram analisados e submetidos à análise de médias comparadas pelo teste de Tukey (significância de 5%). Resultado Foi possível observar que não houve diferença estatística significante entre ambos os grupos experimentais (p=0,0739), mesmo que aumento de temperatura de RA tenha apresentado média maior (0,52 °C) do que RB (0,44 °C). Conclusão Não existe diferença significativa experimental entre o calor emitido pela resina acrílica e pela resina bisacrílica durante seus processos de polimerização, não definindo a característica de escolha de uma destas para as restaurações provisórias diretas.
id UNESP-16_166456ffaa3e7687521b7011741b3766
oai_identifier_str oai:scielo:S1807-25772019000100454
network_acronym_str UNESP-16
network_name_str Revista de Odontologia da UNESP
repository_id_str
spelling Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória diretaResinas acrílicaspolimerizaçãocalorResumo Introdução As resinas de polimetilmetacrilato e as bisacrílicas são materiais amplamente utilizados para a confecção de restaurações provisórias; no entanto, ambas apresentam uma característica de exotermia durante a polimerização que deve ser investigada por causa de possíveis interferências no sucesso clínico. Objetivo Avaliar a variação de temperatura de polimerização da resina bisacrílica e de uma resina acrílica quimicamente ativada, em preparos classe V, pelo método direto. Material e método Para isso, vinte dentes incisivos inferiores bovinos foram divididos em dois grupos: RA (N=10) com dentes restaurados com resina acrílica e RB (N=10) com dentes restaurados com resina bisacrílica. As mensurações das variações térmicas foram realizadas através de termopares tipo J, ligados a um termômetro óptico, e analisadas por um computador equipado com o software específico. Os dados obtidos foram analisados e submetidos à análise de médias comparadas pelo teste de Tukey (significância de 5%). Resultado Foi possível observar que não houve diferença estatística significante entre ambos os grupos experimentais (p=0,0739), mesmo que aumento de temperatura de RA tenha apresentado média maior (0,52 °C) do que RB (0,44 °C). Conclusão Não existe diferença significativa experimental entre o calor emitido pela resina acrílica e pela resina bisacrílica durante seus processos de polimerização, não definindo a característica de escolha de uma destas para as restaurações provisórias diretas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772019000100454Revista de Odontologia da UNESP v.48 2019reponame:Revista de Odontologia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-2577.10319info:eu-repo/semantics/openAccessCARDOSO,Thales WilsonSATO,Tabata do PradoRODE,Kátia MartinsBORGES,Alexandre Luiz SoutoRODE,Sigmar de Mellopor2020-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1807-25772019000100454Revistahttps://www.revodontolunesp.com.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||adriana@foar.unesp.br1807-25770101-1774opendoar:2020-03-10T00:00Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta
title Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta
spellingShingle Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta
CARDOSO,Thales Wilson
Resinas acrílicas
polimerização
calor
title_short Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta
title_full Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta
title_fullStr Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta
title_full_unstemmed Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta
title_sort Comparação da exotermia de resinas durante a restauração provisória direta
author CARDOSO,Thales Wilson
author_facet CARDOSO,Thales Wilson
SATO,Tabata do Prado
RODE,Kátia Martins
BORGES,Alexandre Luiz Souto
RODE,Sigmar de Mello
author_role author
author2 SATO,Tabata do Prado
RODE,Kátia Martins
BORGES,Alexandre Luiz Souto
RODE,Sigmar de Mello
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO,Thales Wilson
SATO,Tabata do Prado
RODE,Kátia Martins
BORGES,Alexandre Luiz Souto
RODE,Sigmar de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Resinas acrílicas
polimerização
calor
topic Resinas acrílicas
polimerização
calor
description Resumo Introdução As resinas de polimetilmetacrilato e as bisacrílicas são materiais amplamente utilizados para a confecção de restaurações provisórias; no entanto, ambas apresentam uma característica de exotermia durante a polimerização que deve ser investigada por causa de possíveis interferências no sucesso clínico. Objetivo Avaliar a variação de temperatura de polimerização da resina bisacrílica e de uma resina acrílica quimicamente ativada, em preparos classe V, pelo método direto. Material e método Para isso, vinte dentes incisivos inferiores bovinos foram divididos em dois grupos: RA (N=10) com dentes restaurados com resina acrílica e RB (N=10) com dentes restaurados com resina bisacrílica. As mensurações das variações térmicas foram realizadas através de termopares tipo J, ligados a um termômetro óptico, e analisadas por um computador equipado com o software específico. Os dados obtidos foram analisados e submetidos à análise de médias comparadas pelo teste de Tukey (significância de 5%). Resultado Foi possível observar que não houve diferença estatística significante entre ambos os grupos experimentais (p=0,0739), mesmo que aumento de temperatura de RA tenha apresentado média maior (0,52 °C) do que RB (0,44 °C). Conclusão Não existe diferença significativa experimental entre o calor emitido pela resina acrílica e pela resina bisacrílica durante seus processos de polimerização, não definindo a característica de escolha de uma destas para as restaurações provisórias diretas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772019000100454
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772019000100454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-2577.10319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP v.48 2019
reponame:Revista de Odontologia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de Odontologia da UNESP
collection Revista de Odontologia da UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||adriana@foar.unesp.br
_version_ 1748958561145192448