Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Julio C. de M.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sampaio, Tatiane A., de Moraes, Luiz C., Filho, Edmundo M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/376
Resumo: O exame radiográfico representa um auxiliar indispensável no diagnóstico dos distúrbios da ATM, porém a dinâmica dessa articulação dificulta o estabelecimento de parâmetros para o diagnóstico correto. Diante da necessidade de se conhecer os diversos exames possíveis de serem realizados sobre a ATM, nosso estudo avaliou, comparativamente, as técnicas transcraniana lateral convencional e corrigida, em relação aos espaços articulares anterior, médio e posterior. Foram utilizados nove crânios secos e as mandíbulas, relacionadas às maxilas correspondentes em oclusão cêntrica. Os espaços articulares foram fotografados na forma de slides e após a ampliação devida, mensurados. Posteriormente, foi aplicada a técnica Axial de Hirtz invertida para se obter a inclinação condilar, cujos valores foram utilizados para a realização da técnica corrigida com o uso do posicionador Accurad 200. Em seguida, foi realizada a técnica transcraniana pelo modo convencional. Os valores dos espaços articulares foram analisados estatisticamente pelo cálculo da média e do desvio padrão, seguido do teste ANOVA. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatisticamente significante entre as técnicas convencional e corrigida, com relação às medidas reais obtidas. Concluímos que não há empecilhos quanto a utilização da técnica convencional, a qual requer menores recursos e predicados técnicos, contribuindo de forma significante para o diagnóstico das alterações da ATM, mas achamos que outros estudos com um número maior de amostras devam ser realizados para uma conclusão mais precisa.
id UNESP-20_d3758541882705e55a01100b7098b997
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/376
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)O exame radiográfico representa um auxiliar indispensável no diagnóstico dos distúrbios da ATM, porém a dinâmica dessa articulação dificulta o estabelecimento de parâmetros para o diagnóstico correto. Diante da necessidade de se conhecer os diversos exames possíveis de serem realizados sobre a ATM, nosso estudo avaliou, comparativamente, as técnicas transcraniana lateral convencional e corrigida, em relação aos espaços articulares anterior, médio e posterior. Foram utilizados nove crânios secos e as mandíbulas, relacionadas às maxilas correspondentes em oclusão cêntrica. Os espaços articulares foram fotografados na forma de slides e após a ampliação devida, mensurados. Posteriormente, foi aplicada a técnica Axial de Hirtz invertida para se obter a inclinação condilar, cujos valores foram utilizados para a realização da técnica corrigida com o uso do posicionador Accurad 200. Em seguida, foi realizada a técnica transcraniana pelo modo convencional. Os valores dos espaços articulares foram analisados estatisticamente pelo cálculo da média e do desvio padrão, seguido do teste ANOVA. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatisticamente significante entre as técnicas convencional e corrigida, com relação às medidas reais obtidas. Concluímos que não há empecilhos quanto a utilização da técnica convencional, a qual requer menores recursos e predicados técnicos, contribuindo de forma significante para o diagnóstico das alterações da ATM, mas achamos que outros estudos com um número maior de amostras devam ser realizados para uma conclusão mais precisa. Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/37610.14295/bds.2002.v5i2.376Brazilian Dental Science; Vol. 5 No. 2 (2002)Brazilian Dental Science; v. 5 n. 2 (2002)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/376/303Castilho, Julio C. de M.Sampaio, Tatiane A.de Moraes, Luiz C.Filho, Edmundo M.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T19:18:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/376Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:33.717476Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)
title Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)
spellingShingle Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)
Castilho, Julio C. de M.
title_short Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)
title_full Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)
title_fullStr Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)
title_full_unstemmed Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)
title_sort Estudo comparativo da técnica transcraniana lateral da articulação temporomandibular (Atm) - técnica convencional e técnica corrigida (USO DO ACCURAD - 200)
author Castilho, Julio C. de M.
author_facet Castilho, Julio C. de M.
Sampaio, Tatiane A.
de Moraes, Luiz C.
Filho, Edmundo M.
author_role author
author2 Sampaio, Tatiane A.
de Moraes, Luiz C.
Filho, Edmundo M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Julio C. de M.
Sampaio, Tatiane A.
de Moraes, Luiz C.
Filho, Edmundo M.
description O exame radiográfico representa um auxiliar indispensável no diagnóstico dos distúrbios da ATM, porém a dinâmica dessa articulação dificulta o estabelecimento de parâmetros para o diagnóstico correto. Diante da necessidade de se conhecer os diversos exames possíveis de serem realizados sobre a ATM, nosso estudo avaliou, comparativamente, as técnicas transcraniana lateral convencional e corrigida, em relação aos espaços articulares anterior, médio e posterior. Foram utilizados nove crânios secos e as mandíbulas, relacionadas às maxilas correspondentes em oclusão cêntrica. Os espaços articulares foram fotografados na forma de slides e após a ampliação devida, mensurados. Posteriormente, foi aplicada a técnica Axial de Hirtz invertida para se obter a inclinação condilar, cujos valores foram utilizados para a realização da técnica corrigida com o uso do posicionador Accurad 200. Em seguida, foi realizada a técnica transcraniana pelo modo convencional. Os valores dos espaços articulares foram analisados estatisticamente pelo cálculo da média e do desvio padrão, seguido do teste ANOVA. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatisticamente significante entre as técnicas convencional e corrigida, com relação às medidas reais obtidas. Concluímos que não há empecilhos quanto a utilização da técnica convencional, a qual requer menores recursos e predicados técnicos, contribuindo de forma significante para o diagnóstico das alterações da ATM, mas achamos que outros estudos com um número maior de amostras devam ser realizados para uma conclusão mais precisa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/376
10.14295/bds.2002.v5i2.376
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/376
identifier_str_mv 10.14295/bds.2002.v5i2.376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/376/303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 5 No. 2 (2002)
Brazilian Dental Science; v. 5 n. 2 (2002)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896946823168