O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Robson Simplicio de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galiazzi,Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300799
Resumo: Resumo: Analisaram-se dezesseis resumos de teses defendidas entre 2012 e 2017 em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD) a partir da pergunta fenomenológica: "O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?" Partiu-se de um exercício fenomenológico, seguido de uma análise hermenêutica, com busca da etimologia das palavras para ampliar significados na linguagem. Como resultado, chegou-se às categorias: "O quebra-cabeças: a descrição e as teorias a priori como pré-compreensões" e "O mosaico: o movimento para compreensão". Compreendeu-se que fazer pesquisa com a ATD envolve procedimentos analíticos de cunho fenomenológico-hermenêutico que consistem na descrição do fenômeno percebido, seguida do movimento de análise na espiral hermenêutica. Buscou-se, com isto, a fusão de horizontes sobre a temática, adensando a compreensão de que a ATD é uma metodologia cada vez mais inserida na hermenêutica gadameriana.
id UNESP-22_0d94ceb5c31f9cb92f71587fdd029ee3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000300799
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicosAnálise textual discursivaTesesEducação em ciênciasHermenêuticaFenomenologiaResumo: Analisaram-se dezesseis resumos de teses defendidas entre 2012 e 2017 em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD) a partir da pergunta fenomenológica: "O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?" Partiu-se de um exercício fenomenológico, seguido de uma análise hermenêutica, com busca da etimologia das palavras para ampliar significados na linguagem. Como resultado, chegou-se às categorias: "O quebra-cabeças: a descrição e as teorias a priori como pré-compreensões" e "O mosaico: o movimento para compreensão". Compreendeu-se que fazer pesquisa com a ATD envolve procedimentos analíticos de cunho fenomenológico-hermenêutico que consistem na descrição do fenômeno percebido, seguida do movimento de análise na espiral hermenêutica. Buscou-se, com isto, a fusão de horizontes sobre a temática, adensando a compreensão de que a ATD é uma metodologia cada vez mais inserida na hermenêutica gadameriana.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300799Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.3 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180030016info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Robson Simplicio deGaliazzi,Maria do Carmopor2018-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000300799Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:07.102103Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos
title O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos
spellingShingle O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos
Sousa,Robson Simplicio de
Análise textual discursiva
Teses
Educação em ciências
Hermenêutica
Fenomenologia
title_short O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos
title_full O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos
title_fullStr O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos
title_full_unstemmed O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos
title_sort O jogo da compreensão na análise textual discursiva em pesquisas na educação em ciências: revisitando quebra-cabeças e mosaicos
author Sousa,Robson Simplicio de
author_facet Sousa,Robson Simplicio de
Galiazzi,Maria do Carmo
author_role author
author2 Galiazzi,Maria do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Robson Simplicio de
Galiazzi,Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise textual discursiva
Teses
Educação em ciências
Hermenêutica
Fenomenologia
topic Análise textual discursiva
Teses
Educação em ciências
Hermenêutica
Fenomenologia
description Resumo: Analisaram-se dezesseis resumos de teses defendidas entre 2012 e 2017 em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD) a partir da pergunta fenomenológica: "O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?" Partiu-se de um exercício fenomenológico, seguido de uma análise hermenêutica, com busca da etimologia das palavras para ampliar significados na linguagem. Como resultado, chegou-se às categorias: "O quebra-cabeças: a descrição e as teorias a priori como pré-compreensões" e "O mosaico: o movimento para compreensão". Compreendeu-se que fazer pesquisa com a ATD envolve procedimentos analíticos de cunho fenomenológico-hermenêutico que consistem na descrição do fenômeno percebido, seguida do movimento de análise na espiral hermenêutica. Buscou-se, com isto, a fusão de horizontes sobre a temática, adensando a compreensão de que a ATD é uma metodologia cada vez mais inserida na hermenêutica gadameriana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300799
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000300799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180030016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.3 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958333280256