Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna,Deise Miranda
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Carvalho,Anna Maria Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132000000100004
Resumo: O trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada, enfatizando um curso de atualização em conteúdos científicos em desenvolvimento na área de Saúde e Meio Ambiente e a proposta de modificação da prática pedagógica dos cursistas, após freqüência ao curso (Vianna, 1998). Investigamos se os cursistas que assistiram as palestras, freqüentaram laboratórios e vivenciaram o dia a dia dos pesquisadores, modificaram a sua maneira de ver a Ciência e mostraram interesse em alterar a sua prática docente. Estabelecemos as seguintes categorias, a partir das reflexões dos cursistas, relacionadas à formação permanente: reflexão sobre concepção de ensino, adequação e sugestões para a sala de aula e necessidade de oportunidade de formação continuada. Concluímos que, para uma melhor formação permanente de professores das áreas de ciências, a interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula deve estar presente.
id UNESP-22_1799d07d7cd6d36674aad4582dd65e85
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132000000100004
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aulaFormação permanenteensino de ciênciaspesquisa e ensinoO trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada, enfatizando um curso de atualização em conteúdos científicos em desenvolvimento na área de Saúde e Meio Ambiente e a proposta de modificação da prática pedagógica dos cursistas, após freqüência ao curso (Vianna, 1998). Investigamos se os cursistas que assistiram as palestras, freqüentaram laboratórios e vivenciaram o dia a dia dos pesquisadores, modificaram a sua maneira de ver a Ciência e mostraram interesse em alterar a sua prática docente. Estabelecemos as seguintes categorias, a partir das reflexões dos cursistas, relacionadas à formação permanente: reflexão sobre concepção de ensino, adequação e sugestões para a sala de aula e necessidade de oportunidade de formação continuada. Concluímos que, para uma melhor formação permanente de professores das áreas de ciências, a interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula deve estar presente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132000000100004Ciência & Educação (Bauru) v.6 n.1 2000reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132000000100004info:eu-repo/semantics/openAccessVianna,Deise MirandaCarvalho,Anna Maria Pessoa depor2012-02-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132000000100004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:19.943305Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula
title Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula
spellingShingle Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula
Vianna,Deise Miranda
Formação permanente
ensino de ciências
pesquisa e ensino
title_short Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula
title_full Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula
title_fullStr Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula
title_full_unstemmed Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula
title_sort Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula
author Vianna,Deise Miranda
author_facet Vianna,Deise Miranda
Carvalho,Anna Maria Pessoa de
author_role author
author2 Carvalho,Anna Maria Pessoa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna,Deise Miranda
Carvalho,Anna Maria Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação permanente
ensino de ciências
pesquisa e ensino
topic Formação permanente
ensino de ciências
pesquisa e ensino
description O trabalho propõe uma reflexão sobre a formação continuada, enfatizando um curso de atualização em conteúdos científicos em desenvolvimento na área de Saúde e Meio Ambiente e a proposta de modificação da prática pedagógica dos cursistas, após freqüência ao curso (Vianna, 1998). Investigamos se os cursistas que assistiram as palestras, freqüentaram laboratórios e vivenciaram o dia a dia dos pesquisadores, modificaram a sua maneira de ver a Ciência e mostraram interesse em alterar a sua prática docente. Estabelecemos as seguintes categorias, a partir das reflexões dos cursistas, relacionadas à formação permanente: reflexão sobre concepção de ensino, adequação e sugestões para a sala de aula e necessidade de oportunidade de formação continuada. Concluímos que, para uma melhor formação permanente de professores das áreas de ciências, a interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aula deve estar presente.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132000000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132000000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132000000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.6 n.1 2000
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954875076608