Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassoli,Fernanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes,José Guilherme S., César,Eloi Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400817
Resumo: Resumo: Neste artigo são discutidas a trajetória, as práticas formativas e os modelos pedagógicos predominantes nos processos de formação continuada de professores que participaram de cursos oferecidos pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 2007 a 2015. Foram utilizados como fonte de dados relatórios enviados aos órgãos de fomento, pesquisas que tiveram tais experiências como objeto de investigação e registros dos professores formadores. Como suporte teórico para as análises, os seguintes modelos de formação subsidiaram o estudo: modelo clássico; prático reflexivo e emancipatório-político. Destaca-se que esses modelos constituíram um importante referencial para a análise e reflexão das práticas formativas desenvolvidas. Assim, são apresentados indicativos de mudanças na concepção dos projetos de formação continuada ao longo dos dez últimos anos, deslocando-se do modelo formativo clássico em direção ao modelo emancipatório-político, cujo debate tem relevância para a formação docente.
id UNESP-22_2ef1cb54524826d9614fb3400e843502
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000400817
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativasFormação continuada de professoresEnsino de ciênciasModelo de formação docenteResumo: Neste artigo são discutidas a trajetória, as práticas formativas e os modelos pedagógicos predominantes nos processos de formação continuada de professores que participaram de cursos oferecidos pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 2007 a 2015. Foram utilizados como fonte de dados relatórios enviados aos órgãos de fomento, pesquisas que tiveram tais experiências como objeto de investigação e registros dos professores formadores. Como suporte teórico para as análises, os seguintes modelos de formação subsidiaram o estudo: modelo clássico; prático reflexivo e emancipatório-político. Destaca-se que esses modelos constituíram um importante referencial para a análise e reflexão das práticas formativas desenvolvidas. Assim, são apresentados indicativos de mudanças na concepção dos projetos de formação continuada ao longo dos dez últimos anos, deslocando-se do modelo formativo clássico em direção ao modelo emancipatório-político, cujo debate tem relevância para a formação docente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400817Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170040002info:eu-repo/semantics/openAccessBassoli,FernandaLopes,José Guilherme S.César,Eloi Teixeirapor2017-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000400817Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.688760Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
title Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
spellingShingle Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
Bassoli,Fernanda
Formação continuada de professores
Ensino de ciências
Modelo de formação docente
title_short Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
title_full Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
title_fullStr Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
title_full_unstemmed Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
title_sort Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
author Bassoli,Fernanda
author_facet Bassoli,Fernanda
Lopes,José Guilherme S.
César,Eloi Teixeira
author_role author
author2 Lopes,José Guilherme S.
César,Eloi Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassoli,Fernanda
Lopes,José Guilherme S.
César,Eloi Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Ensino de ciências
Modelo de formação docente
topic Formação continuada de professores
Ensino de ciências
Modelo de formação docente
description Resumo: Neste artigo são discutidas a trajetória, as práticas formativas e os modelos pedagógicos predominantes nos processos de formação continuada de professores que participaram de cursos oferecidos pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 2007 a 2015. Foram utilizados como fonte de dados relatórios enviados aos órgãos de fomento, pesquisas que tiveram tais experiências como objeto de investigação e registros dos professores formadores. Como suporte teórico para as análises, os seguintes modelos de formação subsidiaram o estudo: modelo clássico; prático reflexivo e emancipatório-político. Destaca-se que esses modelos constituíram um importante referencial para a análise e reflexão das práticas formativas desenvolvidas. Assim, são apresentados indicativos de mudanças na concepção dos projetos de formação continuada ao longo dos dez últimos anos, deslocando-se do modelo formativo clássico em direção ao modelo emancipatório-político, cujo debate tem relevância para a formação docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400817
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170040002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957956841472