Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400817 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo são discutidas a trajetória, as práticas formativas e os modelos pedagógicos predominantes nos processos de formação continuada de professores que participaram de cursos oferecidos pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 2007 a 2015. Foram utilizados como fonte de dados relatórios enviados aos órgãos de fomento, pesquisas que tiveram tais experiências como objeto de investigação e registros dos professores formadores. Como suporte teórico para as análises, os seguintes modelos de formação subsidiaram o estudo: modelo clássico; prático reflexivo e emancipatório-político. Destaca-se que esses modelos constituíram um importante referencial para a análise e reflexão das práticas formativas desenvolvidas. Assim, são apresentados indicativos de mudanças na concepção dos projetos de formação continuada ao longo dos dez últimos anos, deslocando-se do modelo formativo clássico em direção ao modelo emancipatório-político, cujo debate tem relevância para a formação docente. |
id |
UNESP-22_2ef1cb54524826d9614fb3400e843502 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000400817 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativasFormação continuada de professoresEnsino de ciênciasModelo de formação docenteResumo: Neste artigo são discutidas a trajetória, as práticas formativas e os modelos pedagógicos predominantes nos processos de formação continuada de professores que participaram de cursos oferecidos pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 2007 a 2015. Foram utilizados como fonte de dados relatórios enviados aos órgãos de fomento, pesquisas que tiveram tais experiências como objeto de investigação e registros dos professores formadores. Como suporte teórico para as análises, os seguintes modelos de formação subsidiaram o estudo: modelo clássico; prático reflexivo e emancipatório-político. Destaca-se que esses modelos constituíram um importante referencial para a análise e reflexão das práticas formativas desenvolvidas. Assim, são apresentados indicativos de mudanças na concepção dos projetos de formação continuada ao longo dos dez últimos anos, deslocando-se do modelo formativo clássico em direção ao modelo emancipatório-político, cujo debate tem relevância para a formação docente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400817Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170040002info:eu-repo/semantics/openAccessBassoli,FernandaLopes,José Guilherme S.César,Eloi Teixeirapor2017-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000400817Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.688760Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas |
title |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas |
spellingShingle |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas Bassoli,Fernanda Formação continuada de professores Ensino de ciências Modelo de formação docente |
title_short |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas |
title_full |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas |
title_fullStr |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas |
title_sort |
Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas |
author |
Bassoli,Fernanda |
author_facet |
Bassoli,Fernanda Lopes,José Guilherme S. César,Eloi Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,José Guilherme S. César,Eloi Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bassoli,Fernanda Lopes,José Guilherme S. César,Eloi Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores Ensino de ciências Modelo de formação docente |
topic |
Formação continuada de professores Ensino de ciências Modelo de formação docente |
description |
Resumo: Neste artigo são discutidas a trajetória, as práticas formativas e os modelos pedagógicos predominantes nos processos de formação continuada de professores que participaram de cursos oferecidos pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 2007 a 2015. Foram utilizados como fonte de dados relatórios enviados aos órgãos de fomento, pesquisas que tiveram tais experiências como objeto de investigação e registros dos professores formadores. Como suporte teórico para as análises, os seguintes modelos de formação subsidiaram o estudo: modelo clássico; prático reflexivo e emancipatório-político. Destaca-se que esses modelos constituíram um importante referencial para a análise e reflexão das práticas formativas desenvolvidas. Assim, são apresentados indicativos de mudanças na concepção dos projetos de formação continuada ao longo dos dez últimos anos, deslocando-se do modelo formativo clássico em direção ao modelo emancipatório-político, cujo debate tem relevância para a formação docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400817 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170040002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957956841472 |