Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Júnior,João Batista dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marcondes,Maria Eunice Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300012
Resumo: Esta investigação apresenta os resultados de um estudo sobre como um projeto colaborativo envolvendo professores de Química pode servir como instrumento para a reflexão dos docentes sobre as suas concepções e práticas pedagógicas, e, também, para resgatar deficiências na formação inicial destes que, por ventura, ainda não foram sanadas no exercício da docência. A análise das reestruturações de cada docente foi feita a partir de seus respectivos modelos didáticos. Para tal, foi utilizado um inventário para identificar esses modelos, de modo que foi possível compará-los antes e depois dos trabalhos do grupo de aprendizagem colaborativa.
id UNESP-22_5e783f8d7afca6d7117d6bf4608576b4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000300012
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de químicaEnsino de químicaGrupo colaborativoModelo didáticoCultura profissionalFormação de professoresEsta investigação apresenta os resultados de um estudo sobre como um projeto colaborativo envolvendo professores de Química pode servir como instrumento para a reflexão dos docentes sobre as suas concepções e práticas pedagógicas, e, também, para resgatar deficiências na formação inicial destes que, por ventura, ainda não foram sanadas no exercício da docência. A análise das reestruturações de cada docente foi feita a partir de seus respectivos modelos didáticos. Para tal, foi utilizado um inventário para identificar esses modelos, de modo que foi possível compará-los antes e depois dos trabalhos do grupo de aprendizagem colaborativa.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300012Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000300012info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Júnior,João Batista dosMarcondes,Maria Eunice Ribeiropor2013-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000300012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:49.099231Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
title Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
spellingShingle Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
Santos Júnior,João Batista dos
Ensino de química
Grupo colaborativo
Modelo didático
Cultura profissional
Formação de professores
title_short Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
title_full Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
title_fullStr Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
title_full_unstemmed Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
title_sort Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química
author Santos Júnior,João Batista dos
author_facet Santos Júnior,João Batista dos
Marcondes,Maria Eunice Ribeiro
author_role author
author2 Marcondes,Maria Eunice Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Júnior,João Batista dos
Marcondes,Maria Eunice Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Grupo colaborativo
Modelo didático
Cultura profissional
Formação de professores
topic Ensino de química
Grupo colaborativo
Modelo didático
Cultura profissional
Formação de professores
description Esta investigação apresenta os resultados de um estudo sobre como um projeto colaborativo envolvendo professores de Química pode servir como instrumento para a reflexão dos docentes sobre as suas concepções e práticas pedagógicas, e, também, para resgatar deficiências na formação inicial destes que, por ventura, ainda não foram sanadas no exercício da docência. A análise das reestruturações de cada docente foi feita a partir de seus respectivos modelos didáticos. Para tal, foi utilizado um inventário para identificar esses modelos, de modo que foi possível compará-los antes e depois dos trabalhos do grupo de aprendizagem colaborativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956760416256