Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraro Júnior,Luiz Antonio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sorrentino,Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200006
Resumo: Enunciar o metaprojeto que orientou a formulação e implantação de políticas públicas de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente e no Órgão Gestor da Política Nacional de EA no Brasil, durante a gestão da Ministra Marina Silva, é condição essencial para se incrementar a potência de ação daqueles e daquelas que buscam caminhos a serem trilhados neste campo. Promover processos de arqueologia virtual do presente, visitando o imaginário, como campo mais profundo da criação política, torna-se estratégia essencial para o amadurecimento dos debates que possibilitam a crítica e a tomada de decisões. O presente artigo pretende-se uma contribuição seminal neste sentido.
id UNESP-22_626aa962a2c2be9e95b149a584d7413e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000200006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambientalPolíticas públicasEducação AmbientalImaginário políticoAvaliação qualitativaColonialidadeEnunciar o metaprojeto que orientou a formulação e implantação de políticas públicas de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente e no Órgão Gestor da Política Nacional de EA no Brasil, durante a gestão da Ministra Marina Silva, é condição essencial para se incrementar a potência de ação daqueles e daquelas que buscam caminhos a serem trilhados neste campo. Promover processos de arqueologia virtual do presente, visitando o imaginário, como campo mais profundo da criação política, torna-se estratégia essencial para o amadurecimento dos debates que possibilitam a crítica e a tomada de decisões. O presente artigo pretende-se uma contribuição seminal neste sentido.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200006Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000200006info:eu-repo/semantics/openAccessFerraro Júnior,Luiz AntonioSorrentino,Marcospor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000200006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:40.510775Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
title Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
spellingShingle Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
Ferraro Júnior,Luiz Antonio
Políticas públicas
Educação Ambiental
Imaginário político
Avaliação qualitativa
Colonialidade
title_short Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
title_full Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
title_fullStr Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
title_full_unstemmed Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
title_sort Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
author Ferraro Júnior,Luiz Antonio
author_facet Ferraro Júnior,Luiz Antonio
Sorrentino,Marcos
author_role author
author2 Sorrentino,Marcos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraro Júnior,Luiz Antonio
Sorrentino,Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação Ambiental
Imaginário político
Avaliação qualitativa
Colonialidade
topic Políticas públicas
Educação Ambiental
Imaginário político
Avaliação qualitativa
Colonialidade
description Enunciar o metaprojeto que orientou a formulação e implantação de políticas públicas de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente e no Órgão Gestor da Política Nacional de EA no Brasil, durante a gestão da Ministra Marina Silva, é condição essencial para se incrementar a potência de ação daqueles e daquelas que buscam caminhos a serem trilhados neste campo. Promover processos de arqueologia virtual do presente, visitando o imaginário, como campo mais profundo da criação política, torna-se estratégia essencial para o amadurecimento dos debates que possibilitam a crítica e a tomada de decisões. O presente artigo pretende-se uma contribuição seminal neste sentido.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956186845184