Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200006 |
Resumo: | Enunciar o metaprojeto que orientou a formulação e implantação de políticas públicas de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente e no Órgão Gestor da Política Nacional de EA no Brasil, durante a gestão da Ministra Marina Silva, é condição essencial para se incrementar a potência de ação daqueles e daquelas que buscam caminhos a serem trilhados neste campo. Promover processos de arqueologia virtual do presente, visitando o imaginário, como campo mais profundo da criação política, torna-se estratégia essencial para o amadurecimento dos debates que possibilitam a crítica e a tomada de decisões. O presente artigo pretende-se uma contribuição seminal neste sentido. |
id |
UNESP-22_626aa962a2c2be9e95b149a584d7413e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132011000200006 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambientalPolíticas públicasEducação AmbientalImaginário políticoAvaliação qualitativaColonialidadeEnunciar o metaprojeto que orientou a formulação e implantação de políticas públicas de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente e no Órgão Gestor da Política Nacional de EA no Brasil, durante a gestão da Ministra Marina Silva, é condição essencial para se incrementar a potência de ação daqueles e daquelas que buscam caminhos a serem trilhados neste campo. Promover processos de arqueologia virtual do presente, visitando o imaginário, como campo mais profundo da criação política, torna-se estratégia essencial para o amadurecimento dos debates que possibilitam a crítica e a tomada de decisões. O presente artigo pretende-se uma contribuição seminal neste sentido.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200006Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000200006info:eu-repo/semantics/openAccessFerraro Júnior,Luiz AntonioSorrentino,Marcospor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000200006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:40.510775Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental |
title |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental |
spellingShingle |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental Ferraro Júnior,Luiz Antonio Políticas públicas Educação Ambiental Imaginário político Avaliação qualitativa Colonialidade |
title_short |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental |
title_full |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental |
title_fullStr |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental |
title_sort |
Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental |
author |
Ferraro Júnior,Luiz Antonio |
author_facet |
Ferraro Júnior,Luiz Antonio Sorrentino,Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Sorrentino,Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraro Júnior,Luiz Antonio Sorrentino,Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Educação Ambiental Imaginário político Avaliação qualitativa Colonialidade |
topic |
Políticas públicas Educação Ambiental Imaginário político Avaliação qualitativa Colonialidade |
description |
Enunciar o metaprojeto que orientou a formulação e implantação de políticas públicas de Educação Ambiental no Ministério do Meio Ambiente e no Órgão Gestor da Política Nacional de EA no Brasil, durante a gestão da Ministra Marina Silva, é condição essencial para se incrementar a potência de ação daqueles e daquelas que buscam caminhos a serem trilhados neste campo. Promover processos de arqueologia virtual do presente, visitando o imaginário, como campo mais profundo da criação política, torna-se estratégia essencial para o amadurecimento dos debates que possibilitam a crítica e a tomada de decisões. O presente artigo pretende-se uma contribuição seminal neste sentido. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956186845184 |