Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Sérgio Gomes da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Manfrinato,Márcia Helena Vargas, Anacleto,Teresa Cristina da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400006
Resumo: Os morcegos estão comumente inseridos no contexto da área urbana, seja se abrigando em construções ou se alimentando em árvores frutíferas ou capturando insetos. Mas os aspectos negativos e errôneos sobre esse grupo dificultam estratégias de conservação. Por esse motivo, esse estudo analisou a percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre os morcegos, inserindo atividades de Educação Ambiental através do teatro e palestra, e análises, ao longo do tempo, com a aplicação de questionários. Os resultados demonstraram que informações distorcidas fazem parte do contexto individual de alguns alunos, e, mesmo após inserção da Educação Ambiental, alguns alunos não mudam seus conceitos individuais. Diferentemente, vários alunos mudaram seus conceitos negativos por corretas informações, e demonstraram-se sensibilizados pelos morcegos.
id UNESP-22_635c37f083c403952693402d73ca6aae
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000400006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação AmbientalEducação AmbientalEnsino FundamentalMorcegosÁrea urbanaEcologiaOs morcegos estão comumente inseridos no contexto da área urbana, seja se abrigando em construções ou se alimentando em árvores frutíferas ou capturando insetos. Mas os aspectos negativos e errôneos sobre esse grupo dificultam estratégias de conservação. Por esse motivo, esse estudo analisou a percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre os morcegos, inserindo atividades de Educação Ambiental através do teatro e palestra, e análises, ao longo do tempo, com a aplicação de questionários. Os resultados demonstraram que informações distorcidas fazem parte do contexto individual de alguns alunos, e, mesmo após inserção da Educação Ambiental, alguns alunos não mudam seus conceitos individuais. Diferentemente, vários alunos mudaram seus conceitos negativos por corretas informações, e demonstraram-se sensibilizados pelos morcegos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400006Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.4 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000400006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Sérgio Gomes daManfrinato,Márcia Helena VargasAnacleto,Teresa Cristina da Silveirapor2014-01-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000400006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:49.652487Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental
title Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental
spellingShingle Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental
Silva,Sérgio Gomes da
Educação Ambiental
Ensino Fundamental
Morcegos
Área urbana
Ecologia
title_short Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental
title_full Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental
title_fullStr Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental
title_full_unstemmed Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental
title_sort Morcegos: percepção dos alunos do Ensino Fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de Educação Ambiental
author Silva,Sérgio Gomes da
author_facet Silva,Sérgio Gomes da
Manfrinato,Márcia Helena Vargas
Anacleto,Teresa Cristina da Silveira
author_role author
author2 Manfrinato,Márcia Helena Vargas
Anacleto,Teresa Cristina da Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Sérgio Gomes da
Manfrinato,Márcia Helena Vargas
Anacleto,Teresa Cristina da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ensino Fundamental
Morcegos
Área urbana
Ecologia
topic Educação Ambiental
Ensino Fundamental
Morcegos
Área urbana
Ecologia
description Os morcegos estão comumente inseridos no contexto da área urbana, seja se abrigando em construções ou se alimentando em árvores frutíferas ou capturando insetos. Mas os aspectos negativos e errôneos sobre esse grupo dificultam estratégias de conservação. Por esse motivo, esse estudo analisou a percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre os morcegos, inserindo atividades de Educação Ambiental através do teatro e palestra, e análises, ao longo do tempo, com a aplicação de questionários. Os resultados demonstraram que informações distorcidas fazem parte do contexto individual de alguns alunos, e, mesmo após inserção da Educação Ambiental, alguns alunos não mudam seus conceitos individuais. Diferentemente, vários alunos mudaram seus conceitos negativos por corretas informações, e demonstraram-se sensibilizados pelos morcegos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.4 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957009977344