O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Júnior,Marcos Antonio
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Buriasco,Regina Luzia Corio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100008
Resumo: O presente artigo coloca o professor enquanto ator numa comunidade de prática (LLINARES, 2000), dentro da qual desenvolve tarefas diversas com o objetivo de atingir os objetivos curriculares - práticas de gestão curricular (PONTE e SERRAZINA, 2004). Apresenta o que Tardif (2000) chama de saberes docentes, relacionando-os com os conhecimentos-na-ação relativos à prática letiva (PONTE, 1995). Com isso, analisa alguns momentos da prática de uma professora da 8a série do Ensino Fundamental, especialmente a apresentação de uma tarefa, um exercício algorítmico (informações coletadas no âmbito de uma pesquisa de mestrado, do qual este texto é fruto), refletindo sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de matemática.
id UNESP-22_87ff67402918c023f29257214644afd3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132006000100008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricularEnsino-aprendizagemSaberes-fazeres-dizeresPrática profissional do professorEducação matemáticaO presente artigo coloca o professor enquanto ator numa comunidade de prática (LLINARES, 2000), dentro da qual desenvolve tarefas diversas com o objetivo de atingir os objetivos curriculares - práticas de gestão curricular (PONTE e SERRAZINA, 2004). Apresenta o que Tardif (2000) chama de saberes docentes, relacionando-os com os conhecimentos-na-ação relativos à prática letiva (PONTE, 1995). Com isso, analisa alguns momentos da prática de uma professora da 8a série do Ensino Fundamental, especialmente a apresentação de uma tarefa, um exercício algorítmico (informações coletadas no âmbito de uma pesquisa de mestrado, do qual este texto é fruto), refletindo sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100008Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.1 2006reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132006000100008info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Júnior,Marcos AntonioBuriasco,Regina Luzia Corio depor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132006000100008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:28.895745Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
title O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
spellingShingle O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
Gonçalves Júnior,Marcos Antonio
Ensino-aprendizagem
Saberes-fazeres-dizeres
Prática profissional do professor
Educação matemática
title_short O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
title_full O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
title_fullStr O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
title_full_unstemmed O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
title_sort O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular
author Gonçalves Júnior,Marcos Antonio
author_facet Gonçalves Júnior,Marcos Antonio
Buriasco,Regina Luzia Corio de
author_role author
author2 Buriasco,Regina Luzia Corio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Júnior,Marcos Antonio
Buriasco,Regina Luzia Corio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Saberes-fazeres-dizeres
Prática profissional do professor
Educação matemática
topic Ensino-aprendizagem
Saberes-fazeres-dizeres
Prática profissional do professor
Educação matemática
description O presente artigo coloca o professor enquanto ator numa comunidade de prática (LLINARES, 2000), dentro da qual desenvolve tarefas diversas com o objetivo de atingir os objetivos curriculares - práticas de gestão curricular (PONTE e SERRAZINA, 2004). Apresenta o que Tardif (2000) chama de saberes docentes, relacionando-os com os conhecimentos-na-ação relativos à prática letiva (PONTE, 1995). Com isso, analisa alguns momentos da prática de uma professora da 8a série do Ensino Fundamental, especialmente a apresentação de uma tarefa, um exercício algorítmico (informações coletadas no âmbito de uma pesquisa de mestrado, do qual este texto é fruto), refletindo sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de matemática.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132006000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.1 2006
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955360567296