Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa,Guaracira
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Leal,Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100005
Resumo: Este trabalho apresenta a análise das narrativas de crianças e professores que se desenvolvem na sala de aula e em um museu de ciências, em situações de ensino-aprendizagem formal e não-formal. A pesquisa tratou das relações entre ensino formal (escola) e não-formal (museu), focalizando indícios e práticas que envolvem, de um lado, o movimento CTS e, de outro, processos de alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências. Nas considerações finais, destacamos as contribuições da investigação para a melhoria do ensino de ciências.
id UNESP-22_966f8651a9371d0af32ec11e530342b6
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132001000100005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciênciaensino em CTSeducação não-formalpensamento narrativo e paradigmáticoEste trabalho apresenta a análise das narrativas de crianças e professores que se desenvolvem na sala de aula e em um museu de ciências, em situações de ensino-aprendizagem formal e não-formal. A pesquisa tratou das relações entre ensino formal (escola) e não-formal (museu), focalizando indícios e práticas que envolvem, de um lado, o movimento CTS e, de outro, processos de alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências. Nas considerações finais, destacamos as contribuições da investigação para a melhoria do ensino de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100005Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132001000100005info:eu-repo/semantics/openAccessGouvêa,GuaraciraLeal,Maria Cristinapor2012-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132001000100005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:20.816684Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
title Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
spellingShingle Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
Gouvêa,Guaracira
ensino em CTS
educação não-formal
pensamento narrativo e paradigmático
title_short Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
title_full Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
title_fullStr Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
title_full_unstemmed Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
title_sort Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
author Gouvêa,Guaracira
author_facet Gouvêa,Guaracira
Leal,Maria Cristina
author_role author
author2 Leal,Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouvêa,Guaracira
Leal,Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv ensino em CTS
educação não-formal
pensamento narrativo e paradigmático
topic ensino em CTS
educação não-formal
pensamento narrativo e paradigmático
description Este trabalho apresenta a análise das narrativas de crianças e professores que se desenvolvem na sala de aula e em um museu de ciências, em situações de ensino-aprendizagem formal e não-formal. A pesquisa tratou das relações entre ensino formal (escola) e não-formal (museu), focalizando indícios e práticas que envolvem, de um lado, o movimento CTS e, de outro, processos de alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências. Nas considerações finais, destacamos as contribuições da investigação para a melhoria do ensino de ciências.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132001000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954892902400