Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100005 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a análise das narrativas de crianças e professores que se desenvolvem na sala de aula e em um museu de ciências, em situações de ensino-aprendizagem formal e não-formal. A pesquisa tratou das relações entre ensino formal (escola) e não-formal (museu), focalizando indícios e práticas que envolvem, de um lado, o movimento CTS e, de outro, processos de alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências. Nas considerações finais, destacamos as contribuições da investigação para a melhoria do ensino de ciências. |
id |
UNESP-22_966f8651a9371d0af32ec11e530342b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132001000100005 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciênciaensino em CTSeducação não-formalpensamento narrativo e paradigmáticoEste trabalho apresenta a análise das narrativas de crianças e professores que se desenvolvem na sala de aula e em um museu de ciências, em situações de ensino-aprendizagem formal e não-formal. A pesquisa tratou das relações entre ensino formal (escola) e não-formal (museu), focalizando indícios e práticas que envolvem, de um lado, o movimento CTS e, de outro, processos de alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências. Nas considerações finais, destacamos as contribuições da investigação para a melhoria do ensino de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100005Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132001000100005info:eu-repo/semantics/openAccessGouvêa,GuaraciraLeal,Maria Cristinapor2012-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132001000100005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:20.816684Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência |
title |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência |
spellingShingle |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência Gouvêa,Guaracira ensino em CTS educação não-formal pensamento narrativo e paradigmático |
title_short |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência |
title_full |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência |
title_fullStr |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência |
title_full_unstemmed |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência |
title_sort |
Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência |
author |
Gouvêa,Guaracira |
author_facet |
Gouvêa,Guaracira Leal,Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Leal,Maria Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouvêa,Guaracira Leal,Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino em CTS educação não-formal pensamento narrativo e paradigmático |
topic |
ensino em CTS educação não-formal pensamento narrativo e paradigmático |
description |
Este trabalho apresenta a análise das narrativas de crianças e professores que se desenvolvem na sala de aula e em um museu de ciências, em situações de ensino-aprendizagem formal e não-formal. A pesquisa tratou das relações entre ensino formal (escola) e não-formal (museu), focalizando indícios e práticas que envolvem, de um lado, o movimento CTS e, de outro, processos de alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências. Nas considerações finais, destacamos as contribuições da investigação para a melhoria do ensino de ciências. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132001000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.7 n.1 2001 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954892902400 |