Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Lourdes Maria Werle de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramos,Daiany Cristiny, Silva,Karina Alessandra Pessoa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100230
Resumo: Resumo: Neste artigo investigamos o processo comunicacional estabelecido em um contexto cujo foco é ensinar e aprender o fazer modelagem matemática. Nossas reflexões se fundamentam em um quadro teórico, considerando elementos da semiótica peirceana, associados à análise interpretativa de três episódios relativos a aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática, em um curso de Licenciatura em Matemática. Do ponto de vista semiótico, concluímos que o uso e a produção de signos intermedeiam a conjunção entre enunciador (professor) e objeto (fazer modelagem matemática), bem como entre signos interpretantes e intérpretes (alunos). Desta intermediação decorrem commens (indícios de aprendizagem), como consequência do processo comunicacional evocado no fazer modelagem matemática.
id UNESP-22_bfc0364c4e193b5745d8e84d0cf98379
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100230
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semióticaEducação matemáticaModelagem matemáticaSemióticaSignos interpretantesResumo: Neste artigo investigamos o processo comunicacional estabelecido em um contexto cujo foco é ensinar e aprender o fazer modelagem matemática. Nossas reflexões se fundamentam em um quadro teórico, considerando elementos da semiótica peirceana, associados à análise interpretativa de três episódios relativos a aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática, em um curso de Licenciatura em Matemática. Do ponto de vista semiótico, concluímos que o uso e a produção de signos intermedeiam a conjunção entre enunciador (professor) e objeto (fazer modelagem matemática), bem como entre signos interpretantes e intérpretes (alunos). Desta intermediação decorrem commens (indícios de aprendizagem), como consequência do processo comunicacional evocado no fazer modelagem matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100230Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210027info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Lourdes Maria Werle deRamos,Daiany CristinySilva,Karina Alessandra Pessoa dapor2021-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100230Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:18.130461Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica
title Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica
spellingShingle Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica
Almeida,Lourdes Maria Werle de
Educação matemática
Modelagem matemática
Semiótica
Signos interpretantes
title_short Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica
title_full Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica
title_fullStr Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica
title_full_unstemmed Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica
title_sort Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica
author Almeida,Lourdes Maria Werle de
author_facet Almeida,Lourdes Maria Werle de
Ramos,Daiany Cristiny
Silva,Karina Alessandra Pessoa da
author_role author
author2 Ramos,Daiany Cristiny
Silva,Karina Alessandra Pessoa da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Lourdes Maria Werle de
Ramos,Daiany Cristiny
Silva,Karina Alessandra Pessoa da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Modelagem matemática
Semiótica
Signos interpretantes
topic Educação matemática
Modelagem matemática
Semiótica
Signos interpretantes
description Resumo: Neste artigo investigamos o processo comunicacional estabelecido em um contexto cujo foco é ensinar e aprender o fazer modelagem matemática. Nossas reflexões se fundamentam em um quadro teórico, considerando elementos da semiótica peirceana, associados à análise interpretativa de três episódios relativos a aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática, em um curso de Licenciatura em Matemática. Do ponto de vista semiótico, concluímos que o uso e a produção de signos intermedeiam a conjunção entre enunciador (professor) e objeto (fazer modelagem matemática), bem como entre signos interpretantes e intérpretes (alunos). Desta intermediação decorrem commens (indícios de aprendizagem), como consequência do processo comunicacional evocado no fazer modelagem matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100230
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959009611776