A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunkes,Mércio José
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rocha Filho,João Bernardes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100002
Resumo: O artigo contextualiza a carência de professores de nível médio, especialmente de Física, e apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes do Ensino Médio público do Oeste catarinense, sobre expectativas e críticas em relação à carreira do magistério em Física. Foram investigados, em 2007, 157 alunos de 1ª série, e, em 2009, 132 alunos remanescentes, então na 3ª série. Da análise dos dados colhidos, identificou-se que os estudantes entram no Ensino Médio sem expectativas elevadas, mas com gosto pelo ensino de ciências, e saem dele com baixo interesse pela carreira docente em Física, impressionados pela ênfase da formulação matemática, a pouca aplicação cotidiana dos conteúdos estudados e a baixa valorização social do magistério. Foram identificados eventos escolares típicos, que ocorreram durante o Ensino Médio dos estudantes investigados, parcial ou totalmente responsáveis pela modificação de atitude dos estudantes, culminando na rejeição pela carreira do magistério em Física.
id UNESP-22_c722ef0a08450b16a360b595938f0fd0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000100002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinenseMagistério em FísicaEnsino de FísicaCarência de professoresO artigo contextualiza a carência de professores de nível médio, especialmente de Física, e apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes do Ensino Médio público do Oeste catarinense, sobre expectativas e críticas em relação à carreira do magistério em Física. Foram investigados, em 2007, 157 alunos de 1ª série, e, em 2009, 132 alunos remanescentes, então na 3ª série. Da análise dos dados colhidos, identificou-se que os estudantes entram no Ensino Médio sem expectativas elevadas, mas com gosto pelo ensino de ciências, e saem dele com baixo interesse pela carreira docente em Física, impressionados pela ênfase da formulação matemática, a pouca aplicação cotidiana dos conteúdos estudados e a baixa valorização social do magistério. Foram identificados eventos escolares típicos, que ocorreram durante o Ensino Médio dos estudantes investigados, parcial ou totalmente responsáveis pela modificação de atitude dos estudantes, culminando na rejeição pela carreira do magistério em Física.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100002Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000100002info:eu-repo/semantics/openAccessLunkes,Mércio JoséRocha Filho,João Bernardes dapor2011-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000100002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:39.285469Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense
title A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense
spellingShingle A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense
Lunkes,Mércio José
Magistério em Física
Ensino de Física
Carência de professores
title_short A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense
title_full A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense
title_fullStr A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense
title_full_unstemmed A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense
title_sort A baixa procura pela licenciatura em física, com base em depoimentos de estudantes do ensino médio público do oeste catarinense
author Lunkes,Mércio José
author_facet Lunkes,Mércio José
Rocha Filho,João Bernardes da
author_role author
author2 Rocha Filho,João Bernardes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunkes,Mércio José
Rocha Filho,João Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv Magistério em Física
Ensino de Física
Carência de professores
topic Magistério em Física
Ensino de Física
Carência de professores
description O artigo contextualiza a carência de professores de nível médio, especialmente de Física, e apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes do Ensino Médio público do Oeste catarinense, sobre expectativas e críticas em relação à carreira do magistério em Física. Foram investigados, em 2007, 157 alunos de 1ª série, e, em 2009, 132 alunos remanescentes, então na 3ª série. Da análise dos dados colhidos, identificou-se que os estudantes entram no Ensino Médio sem expectativas elevadas, mas com gosto pelo ensino de ciências, e saem dele com baixo interesse pela carreira docente em Física, impressionados pela ênfase da formulação matemática, a pouca aplicação cotidiana dos conteúdos estudados e a baixa valorização social do magistério. Foram identificados eventos escolares típicos, que ocorreram durante o Ensino Médio dos estudantes investigados, parcial ou totalmente responsáveis pela modificação de atitude dos estudantes, culminando na rejeição pela carreira do magistério em Física.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956160630784