O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dessbesel,Renata da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Sani de Carvalho Rutz da, Shimazaki,Elsa Midori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200481
Resumo: Resumo: Neste estudo objetivamos investigar as intervenções didático-pedagógicas na Educação Básica para o ensino de matemática a alunos surdos. Utilizamos uma revisão sistemática descritiva da literatura contida em artigos, dissertações e teses disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia nos anos de 2013 a 2017. Usamos os descritores surdos, matemática e ensino, e localizamos 616 pesquisas. Após a seleção, consideramos 16 estudos como amostra final da revisão. Podemos inferir que os estudos apresentaram múltiplas possibilidades, como experiências em ambientes computacionais, cenários investigativos, uso de recursos como materiais didáticos, todos flexíveis e com planejamentos na aplicação. Ao pensarmos a educação matemática para surdos, foco deste estudo, observamos avanços nas pesquisas, tais como as contribuições que os trabalhos analisados trouxeram para a área. Todavia, alertamos para a necessidade de realizar mais pesquisas que respondam às necessidades da efetivação do processo de ensino e aprendizagem no interior das escolas.
id UNESP-22_c8ed16f99435e2cf9aeeb02c69607dbb
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000200481
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemáticaEnsino de matemáticaEducação de surdosEscola inclusivaRevisão bibliográficaResumo: Neste estudo objetivamos investigar as intervenções didático-pedagógicas na Educação Básica para o ensino de matemática a alunos surdos. Utilizamos uma revisão sistemática descritiva da literatura contida em artigos, dissertações e teses disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia nos anos de 2013 a 2017. Usamos os descritores surdos, matemática e ensino, e localizamos 616 pesquisas. Após a seleção, consideramos 16 estudos como amostra final da revisão. Podemos inferir que os estudos apresentaram múltiplas possibilidades, como experiências em ambientes computacionais, cenários investigativos, uso de recursos como materiais didáticos, todos flexíveis e com planejamentos na aplicação. Ao pensarmos a educação matemática para surdos, foco deste estudo, observamos avanços nas pesquisas, tais como as contribuições que os trabalhos analisados trouxeram para a área. Todavia, alertamos para a necessidade de realizar mais pesquisas que respondam às necessidades da efetivação do processo de ensino e aprendizagem no interior das escolas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200481Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.2 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180020014info:eu-repo/semantics/openAccessDessbesel,Renata da SilvaSilva,Sani de Carvalho Rutz daShimazaki,Elsa Midoripor2018-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000200481Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:06.120068Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática
title O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática
Dessbesel,Renata da Silva
Ensino de matemática
Educação de surdos
Escola inclusiva
Revisão bibliográfica
title_short O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática
title_full O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática
title_sort O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática
author Dessbesel,Renata da Silva
author_facet Dessbesel,Renata da Silva
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Shimazaki,Elsa Midori
author_role author
author2 Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Shimazaki,Elsa Midori
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dessbesel,Renata da Silva
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Shimazaki,Elsa Midori
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Educação de surdos
Escola inclusiva
Revisão bibliográfica
topic Ensino de matemática
Educação de surdos
Escola inclusiva
Revisão bibliográfica
description Resumo: Neste estudo objetivamos investigar as intervenções didático-pedagógicas na Educação Básica para o ensino de matemática a alunos surdos. Utilizamos uma revisão sistemática descritiva da literatura contida em artigos, dissertações e teses disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia nos anos de 2013 a 2017. Usamos os descritores surdos, matemática e ensino, e localizamos 616 pesquisas. Após a seleção, consideramos 16 estudos como amostra final da revisão. Podemos inferir que os estudos apresentaram múltiplas possibilidades, como experiências em ambientes computacionais, cenários investigativos, uso de recursos como materiais didáticos, todos flexíveis e com planejamentos na aplicação. Ao pensarmos a educação matemática para surdos, foco deste estudo, observamos avanços nas pesquisas, tais como as contribuições que os trabalhos analisados trouxeram para a área. Todavia, alertamos para a necessidade de realizar mais pesquisas que respondam às necessidades da efetivação do processo de ensino e aprendizagem no interior das escolas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200481
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180020014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.2 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958021853184