IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Rafael
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Albuquerque de Vargas, Icléia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4919
Resumo: A relação entre ideologia e educação no ensino de geografia, de modo geral, tem se baseado num prisma gnosiológico. Todavia, no presente texto, tratamos desta relação sob uma abordagem ontológica histórica e social, a partir, sobretudo, das elaborações de maturidade do filósofo húngaro Gyorgy Lukács. Explicitamos, desse modo, a origem, natureza e a função social da ideologia no ser social e a orientação ideológica presente no material didático do Programa Agrinho no Estado de Mato Grosso do Sul. Por isso, é de fulcral relevância investir esforços teóricos na apreensão do embasamento ideológico que se faz presente na educação, com o objetivo de entendimento crítico destas relações em meio à totalidade social consubstanciada pelo modo de produção capitalista. 
id UNESP-25_678d810dcfc729e41c0c5d2dfad45445
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/4919
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho ProgramA relação entre ideologia e educação no ensino de geografia, de modo geral, tem se baseado num prisma gnosiológico. Todavia, no presente texto, tratamos desta relação sob uma abordagem ontológica histórica e social, a partir, sobretudo, das elaborações de maturidade do filósofo húngaro Gyorgy Lukács. Explicitamos, desse modo, a origem, natureza e a função social da ideologia no ser social e a orientação ideológica presente no material didático do Programa Agrinho no Estado de Mato Grosso do Sul. Por isso, é de fulcral relevância investir esforços teóricos na apreensão do embasamento ideológico que se faz presente na educação, com o objetivo de entendimento crítico destas relações em meio à totalidade social consubstanciada pelo modo de produção capitalista. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/491910.47946/rnera.v0i40.4919REVISTA NERA; n. 40 (20); 206-2241806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4919/4038Copyright (c) 2017 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRossi, RafaelAlbuquerque de Vargas, Icléia2021-01-07T01:33:31Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/4919Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:33:31Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program
title IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program
spellingShingle IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program
Rossi, Rafael
title_short IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program
title_full IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program
title_fullStr IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program
title_full_unstemmed IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program
title_sort IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO: PARA A CRÍTICA DO PROGRAMA AGRINHO/Ideology and Education: Towards a Critical of Agrinho Program
author Rossi, Rafael
author_facet Rossi, Rafael
Albuquerque de Vargas, Icléia
author_role author
author2 Albuquerque de Vargas, Icléia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Rafael
Albuquerque de Vargas, Icléia
description A relação entre ideologia e educação no ensino de geografia, de modo geral, tem se baseado num prisma gnosiológico. Todavia, no presente texto, tratamos desta relação sob uma abordagem ontológica histórica e social, a partir, sobretudo, das elaborações de maturidade do filósofo húngaro Gyorgy Lukács. Explicitamos, desse modo, a origem, natureza e a função social da ideologia no ser social e a orientação ideológica presente no material didático do Programa Agrinho no Estado de Mato Grosso do Sul. Por isso, é de fulcral relevância investir esforços teóricos na apreensão do embasamento ideológico que se faz presente na educação, com o objetivo de entendimento crítico destas relações em meio à totalidade social consubstanciada pelo modo de produção capitalista. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4919
10.47946/rnera.v0i40.4919
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4919
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i40.4919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4919/4038
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA NERA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA NERA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 40 (20); 206-224
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048085474443264