AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradin, Cristiane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Renato Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4618
Resumo: O presente artigo visa identificar e analisar os principais resultados obtidos através da execução do contrato de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural - ATER, estabelecido entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva -COOPTRASC, nas regiões Centro-Sul e Litoral do Paraná. Como objetivos específicos buscou-se a) compreender a relação entre as condições endógenas do território e a promoção da agroecologia; e b) analisar os principais avanços e dificuldades obtidos através da prestação desse serviço. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, bibliográfica e documental, no período de junho de 2014 a março de 2015. Os principais resultados indicam que o perfil dos técnicos, agricultores  e os arranjos organizacionais estabelecidos nos territórios contribuíram positivamente na promoção da agroecologia; gerando: a) incremento da transição de sistemas de produção sustentáveis; e b) incremento na organização social dos assentados. Os principais limitantes identificados foram: a) disfunções burocráticas; b) precarização das condições de trabalho dos profissionais; e c) pressões econômicas e técnico-produtivas convencionais.
id UNESP-25_8e145bee49537d9d3e94ad95d2142ceb
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/4618
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?políticas públicasextensão ruralagroecologiaO presente artigo visa identificar e analisar os principais resultados obtidos através da execução do contrato de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural - ATER, estabelecido entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva -COOPTRASC, nas regiões Centro-Sul e Litoral do Paraná. Como objetivos específicos buscou-se a) compreender a relação entre as condições endógenas do território e a promoção da agroecologia; e b) analisar os principais avanços e dificuldades obtidos através da prestação desse serviço. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, bibliográfica e documental, no período de junho de 2014 a março de 2015. Os principais resultados indicam que o perfil dos técnicos, agricultores  e os arranjos organizacionais estabelecidos nos territórios contribuíram positivamente na promoção da agroecologia; gerando: a) incremento da transição de sistemas de produção sustentáveis; e b) incremento na organização social dos assentados. Os principais limitantes identificados foram: a) disfunções burocráticas; b) precarização das condições de trabalho dos profissionais; e c) pressões econômicas e técnico-produtivas convencionais.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2017-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/461810.47946/rnera.v0i37.4618REVISTA NERA; n. 37 (20); 105-1281806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4618/3863Coradin, CristianeSouza, Renato Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T01:33:15Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/4618Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:33:15Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?
title AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?
spellingShingle AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?
Coradin, Cristiane
políticas públicas
extensão rural
agroecologia
title_short AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?
title_full AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?
title_fullStr AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?
title_full_unstemmed AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?
title_sort AGROECOLOGIA POR CONTRATO, É POSSÍVEL?/ Agroecology by contract, is it possible?/ Agroecología por contrato, es posible?
author Coradin, Cristiane
author_facet Coradin, Cristiane
Souza, Renato Santos de
author_role author
author2 Souza, Renato Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coradin, Cristiane
Souza, Renato Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv políticas públicas
extensão rural
agroecologia
topic políticas públicas
extensão rural
agroecologia
description O presente artigo visa identificar e analisar os principais resultados obtidos através da execução do contrato de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural - ATER, estabelecido entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e a Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva -COOPTRASC, nas regiões Centro-Sul e Litoral do Paraná. Como objetivos específicos buscou-se a) compreender a relação entre as condições endógenas do território e a promoção da agroecologia; e b) analisar os principais avanços e dificuldades obtidos através da prestação desse serviço. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, bibliográfica e documental, no período de junho de 2014 a março de 2015. Os principais resultados indicam que o perfil dos técnicos, agricultores  e os arranjos organizacionais estabelecidos nos territórios contribuíram positivamente na promoção da agroecologia; gerando: a) incremento da transição de sistemas de produção sustentáveis; e b) incremento na organização social dos assentados. Os principais limitantes identificados foram: a) disfunções burocráticas; b) precarização das condições de trabalho dos profissionais; e c) pressões econômicas e técnico-produtivas convencionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4618
10.47946/rnera.v0i37.4618
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4618
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i37.4618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4618/3863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 37 (20); 105-128
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048085122121728