ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Araújo, Ariane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Boarini dos Santos, Camila, Ponce de Oliveira, Alexandre, Araújo, Rita de Cássia Tibério, Dahwache Criado Rocha, Aila Narene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092
Resumo: Jogos virtuais são utilizados como ferramenta complementar no ambiente terapêutico, permite a vivência de diversas situações de maneira individualizada e encoraja a participação ativa. Além disso, proporciona um ambiente motivador para a aprendizagem e facilitar o desenvolvimento de habilidades e capacidades perceptuais. Há uma grande variedade de jogos virtuais disponíveis no mercado, fator que dificulta o conhecimento das possibilidades de uso que cada um oferece. Descrevê-los, quanto aos aspectos terapêuticos, facilitaria o processo de escolha e utilização pelos profissionais. Assim, o estudo teve como objetivo verificar e descrever os jogos do Timocco em relação às habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas envolvidas em sua execução e propor adaptações que possam ser realizadas no ambiente terapêutico. Os jogos foram executados por uma fisioterapeuta e duas terapeutas ocupacionais que estabeleceram aspectos a serem observados e descritos. O estudo concluiu que a plataforma interativa proporciona recursos adequados para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas. Além disso, dispõe de configurações e ferramentas que ampliam o público usuário e auxiliam o profissional a acompanhar, conduzir e adaptar o plano terapêutico de forma a potencializar o alcance dos objetivos. 
id UNESP-28_3203ce7260334a8b51c3e1e26b01d2ca
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8092
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICOJogos virtuais são utilizados como ferramenta complementar no ambiente terapêutico, permite a vivência de diversas situações de maneira individualizada e encoraja a participação ativa. Além disso, proporciona um ambiente motivador para a aprendizagem e facilitar o desenvolvimento de habilidades e capacidades perceptuais. Há uma grande variedade de jogos virtuais disponíveis no mercado, fator que dificulta o conhecimento das possibilidades de uso que cada um oferece. Descrevê-los, quanto aos aspectos terapêuticos, facilitaria o processo de escolha e utilização pelos profissionais. Assim, o estudo teve como objetivo verificar e descrever os jogos do Timocco em relação às habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas envolvidas em sua execução e propor adaptações que possam ser realizadas no ambiente terapêutico. Os jogos foram executados por uma fisioterapeuta e duas terapeutas ocupacionais que estabeleceram aspectos a serem observados e descritos. O estudo concluiu que a plataforma interativa proporciona recursos adequados para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas. Além disso, dispõe de configurações e ferramentas que ampliam o público usuário e auxiliam o profissional a acompanhar, conduzir e adaptar o plano terapêutico de forma a potencializar o alcance dos objetivos. Faculdade de Filosofia e Ciências2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/809210.36311/2358-8845.2019.v6n1.04.p39Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 6 n. 1 (2019); 39-54Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 No. 1 (2019); 39-54Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 Núm. 1 (2019); 39-542764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092/6000Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Araújo, ArianeBoarini dos Santos, CamilaPonce de Oliveira, AlexandreAraújo, Rita de Cássia TibérioDahwache Criado Rocha, Aila Narene2020-03-24T13:30:56Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8092Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:30:56Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
title ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
spellingShingle ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
Lopes Araújo, Ariane
title_short ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
title_full ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
title_fullStr ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
title_full_unstemmed ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
title_sort ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
author Lopes Araújo, Ariane
author_facet Lopes Araújo, Ariane
Boarini dos Santos, Camila
Ponce de Oliveira, Alexandre
Araújo, Rita de Cássia Tibério
Dahwache Criado Rocha, Aila Narene
author_role author
author2 Boarini dos Santos, Camila
Ponce de Oliveira, Alexandre
Araújo, Rita de Cássia Tibério
Dahwache Criado Rocha, Aila Narene
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Araújo, Ariane
Boarini dos Santos, Camila
Ponce de Oliveira, Alexandre
Araújo, Rita de Cássia Tibério
Dahwache Criado Rocha, Aila Narene
description Jogos virtuais são utilizados como ferramenta complementar no ambiente terapêutico, permite a vivência de diversas situações de maneira individualizada e encoraja a participação ativa. Além disso, proporciona um ambiente motivador para a aprendizagem e facilitar o desenvolvimento de habilidades e capacidades perceptuais. Há uma grande variedade de jogos virtuais disponíveis no mercado, fator que dificulta o conhecimento das possibilidades de uso que cada um oferece. Descrevê-los, quanto aos aspectos terapêuticos, facilitaria o processo de escolha e utilização pelos profissionais. Assim, o estudo teve como objetivo verificar e descrever os jogos do Timocco em relação às habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas envolvidas em sua execução e propor adaptações que possam ser realizadas no ambiente terapêutico. Os jogos foram executados por uma fisioterapeuta e duas terapeutas ocupacionais que estabeleceram aspectos a serem observados e descritos. O estudo concluiu que a plataforma interativa proporciona recursos adequados para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas. Além disso, dispõe de configurações e ferramentas que ampliam o público usuário e auxiliam o profissional a acompanhar, conduzir e adaptar o plano terapêutico de forma a potencializar o alcance dos objetivos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092
10.36311/2358-8845.2019.v6n1.04.p39
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2019.v6n1.04.p39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092/6000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 6 n. 1 (2019); 39-54
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 No. 1 (2019); 39-54
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 Núm. 1 (2019); 39-54
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697164623872