ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092 |
Resumo: | Jogos virtuais são utilizados como ferramenta complementar no ambiente terapêutico, permite a vivência de diversas situações de maneira individualizada e encoraja a participação ativa. Além disso, proporciona um ambiente motivador para a aprendizagem e facilitar o desenvolvimento de habilidades e capacidades perceptuais. Há uma grande variedade de jogos virtuais disponíveis no mercado, fator que dificulta o conhecimento das possibilidades de uso que cada um oferece. Descrevê-los, quanto aos aspectos terapêuticos, facilitaria o processo de escolha e utilização pelos profissionais. Assim, o estudo teve como objetivo verificar e descrever os jogos do Timocco em relação às habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas envolvidas em sua execução e propor adaptações que possam ser realizadas no ambiente terapêutico. Os jogos foram executados por uma fisioterapeuta e duas terapeutas ocupacionais que estabeleceram aspectos a serem observados e descritos. O estudo concluiu que a plataforma interativa proporciona recursos adequados para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas. Além disso, dispõe de configurações e ferramentas que ampliam o público usuário e auxiliam o profissional a acompanhar, conduzir e adaptar o plano terapêutico de forma a potencializar o alcance dos objetivos. |
id |
UNESP-28_3203ce7260334a8b51c3e1e26b01d2ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8092 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICOJogos virtuais são utilizados como ferramenta complementar no ambiente terapêutico, permite a vivência de diversas situações de maneira individualizada e encoraja a participação ativa. Além disso, proporciona um ambiente motivador para a aprendizagem e facilitar o desenvolvimento de habilidades e capacidades perceptuais. Há uma grande variedade de jogos virtuais disponíveis no mercado, fator que dificulta o conhecimento das possibilidades de uso que cada um oferece. Descrevê-los, quanto aos aspectos terapêuticos, facilitaria o processo de escolha e utilização pelos profissionais. Assim, o estudo teve como objetivo verificar e descrever os jogos do Timocco em relação às habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas envolvidas em sua execução e propor adaptações que possam ser realizadas no ambiente terapêutico. Os jogos foram executados por uma fisioterapeuta e duas terapeutas ocupacionais que estabeleceram aspectos a serem observados e descritos. O estudo concluiu que a plataforma interativa proporciona recursos adequados para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas. Além disso, dispõe de configurações e ferramentas que ampliam o público usuário e auxiliam o profissional a acompanhar, conduzir e adaptar o plano terapêutico de forma a potencializar o alcance dos objetivos. Faculdade de Filosofia e Ciências2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/809210.36311/2358-8845.2019.v6n1.04.p39Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 6 n. 1 (2019); 39-54Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 No. 1 (2019); 39-54Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 Núm. 1 (2019); 39-542764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092/6000Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Araújo, ArianeBoarini dos Santos, CamilaPonce de Oliveira, AlexandreAraújo, Rita de Cássia TibérioDahwache Criado Rocha, Aila Narene2020-03-24T13:30:56Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/8092Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:30:56Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO |
title |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO |
spellingShingle |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO Lopes Araújo, Ariane |
title_short |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO |
title_full |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO |
title_fullStr |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO |
title_sort |
ANÁLISE DE JOGOS VIRTUAIS DO TIMOCCO PARA USO EM AMBIENTE TERAPÊUTICO |
author |
Lopes Araújo, Ariane |
author_facet |
Lopes Araújo, Ariane Boarini dos Santos, Camila Ponce de Oliveira, Alexandre Araújo, Rita de Cássia Tibério Dahwache Criado Rocha, Aila Narene |
author_role |
author |
author2 |
Boarini dos Santos, Camila Ponce de Oliveira, Alexandre Araújo, Rita de Cássia Tibério Dahwache Criado Rocha, Aila Narene |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Araújo, Ariane Boarini dos Santos, Camila Ponce de Oliveira, Alexandre Araújo, Rita de Cássia Tibério Dahwache Criado Rocha, Aila Narene |
description |
Jogos virtuais são utilizados como ferramenta complementar no ambiente terapêutico, permite a vivência de diversas situações de maneira individualizada e encoraja a participação ativa. Além disso, proporciona um ambiente motivador para a aprendizagem e facilitar o desenvolvimento de habilidades e capacidades perceptuais. Há uma grande variedade de jogos virtuais disponíveis no mercado, fator que dificulta o conhecimento das possibilidades de uso que cada um oferece. Descrevê-los, quanto aos aspectos terapêuticos, facilitaria o processo de escolha e utilização pelos profissionais. Assim, o estudo teve como objetivo verificar e descrever os jogos do Timocco em relação às habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas envolvidas em sua execução e propor adaptações que possam ser realizadas no ambiente terapêutico. Os jogos foram executados por uma fisioterapeuta e duas terapeutas ocupacionais que estabeleceram aspectos a serem observados e descritos. O estudo concluiu que a plataforma interativa proporciona recursos adequados para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comunicativas. Além disso, dispõe de configurações e ferramentas que ampliam o público usuário e auxiliam o profissional a acompanhar, conduzir e adaptar o plano terapêutico de forma a potencializar o alcance dos objetivos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092 10.36311/2358-8845.2019.v6n1.04.p39 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2019.v6n1.04.p39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8092/6000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 6 n. 1 (2019); 39-54 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 No. 1 (2019); 39-54 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 6 Núm. 1 (2019); 39-54 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041697164623872 |