FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: VITALIANO, Célia Regina, FREITAS, Flaviane Pelloso Molina, SILVA, Wilson Nascimento da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7331
Resumo: este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação inicial e permanente de professores em Educação Especial. A questão principal de investigação foi identificar os aspectos históricos e normativos quanto a essa formação docente. Isso se torna ainda mais relevante, porque em tempos de inclusão e multiculturalidade suscita a necessidade de uma formação docente para atuar nesse contexto, de modo que essa formação ofereça subsídios teóricos e práticos para a atuação pedagógica contemplando o ensino para todos. Para tanto, esta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico e uma análise documental que aponta aspectos, tanto na formação inicial, quanto na formação permanente, relacionados ao preparo dos profissionais em ambas as modalidades para o trabalho docente no contexto inclusivo. A pesquisa apontou como principais resultados que a formação inicial deveria continuar na formação permanente, em um contínuo aprender, de forma proximal e colaborativa, numa perspectiva de acoplar universidade e escola, teoria e prática, em favor da inclusão escolar.
id UNESP-28_4423172bd1aaec9013de59d781f9f0b9
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7331
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIALeste artigo tem por objetivo discutir sobre a formação inicial e permanente de professores em Educação Especial. A questão principal de investigação foi identificar os aspectos históricos e normativos quanto a essa formação docente. Isso se torna ainda mais relevante, porque em tempos de inclusão e multiculturalidade suscita a necessidade de uma formação docente para atuar nesse contexto, de modo que essa formação ofereça subsídios teóricos e práticos para a atuação pedagógica contemplando o ensino para todos. Para tanto, esta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico e uma análise documental que aponta aspectos, tanto na formação inicial, quanto na formação permanente, relacionados ao preparo dos profissionais em ambas as modalidades para o trabalho docente no contexto inclusivo. A pesquisa apontou como principais resultados que a formação inicial deveria continuar na formação permanente, em um contínuo aprender, de forma proximal e colaborativa, numa perspectiva de acoplar universidade e escola, teoria e prática, em favor da inclusão escolar.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/733110.36311/2358-8845.2018.v4n1.07.p73Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 1 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 1 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 1 (2017)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7331/4641PRAIS, Jacqueline Lidiane de SouzaVITALIANO, Célia ReginaFREITAS, Flaviane Pelloso MolinaSILVA, Wilson Nascimento dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-24T13:31:51Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7331Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:31:51Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza
title_short FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_sort FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
author PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza
author_facet PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza
VITALIANO, Célia Regina
FREITAS, Flaviane Pelloso Molina
SILVA, Wilson Nascimento da
author_role author
author2 VITALIANO, Célia Regina
FREITAS, Flaviane Pelloso Molina
SILVA, Wilson Nascimento da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza
VITALIANO, Célia Regina
FREITAS, Flaviane Pelloso Molina
SILVA, Wilson Nascimento da
description este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação inicial e permanente de professores em Educação Especial. A questão principal de investigação foi identificar os aspectos históricos e normativos quanto a essa formação docente. Isso se torna ainda mais relevante, porque em tempos de inclusão e multiculturalidade suscita a necessidade de uma formação docente para atuar nesse contexto, de modo que essa formação ofereça subsídios teóricos e práticos para a atuação pedagógica contemplando o ensino para todos. Para tanto, esta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico e uma análise documental que aponta aspectos, tanto na formação inicial, quanto na formação permanente, relacionados ao preparo dos profissionais em ambas as modalidades para o trabalho docente no contexto inclusivo. A pesquisa apontou como principais resultados que a formação inicial deveria continuar na formação permanente, em um contínuo aprender, de forma proximal e colaborativa, numa perspectiva de acoplar universidade e escola, teoria e prática, em favor da inclusão escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7331
10.36311/2358-8845.2018.v4n1.07.p73
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7331
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.07.p73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7331/4641
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 1 (2017)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 1 (2017)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 1 (2017)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697084932096