Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CEBIM,Marco Aurélio
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: De GROOTE,Jean-Jacques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Eclética Química
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702002000100006
Resumo: Neste trabalho estudamos o espectro da série iso-eletrônica do átomo de hélio utilizando o método hiperesférico adiabático. Este método permite o estudo dos níveis de energia de sistemas atômicos por meio de um conjunto de curvas de potencial, de forma semelhante à aproximação de Born-Oppenheimer para sistemas moleculares. As curvas de potencial são definidas com relação a uma única variável radial, independentemente do número de elétrons do sistema. Desta forma a análise e classificação dos níveis de energia é realizada de forma simples e intuitiva, o que não se observa em métodos como o variacional e Hartree-Fock. O objetivo desta pesquisa é o de descrever o comportamento do estado fundamental de sistemas heliônicos com a variação da carga nuclear. Além do método hiperesférico simplificar muito a análise dos resultados, é um processo ab-initio, cujos erros são limitados apenas pelos truncamentos do número de equações acopladas. Já na sua aproximação mais simples, onde todos os acoplamentos radiais são desprezados, o erro obtido para a energia do estado fundamental é inferior a 1% e com a introdução do acoplamento diagonal o erro cai para cerca de 0.3%. Resultados de grande precisão são obtidos com os acoplamentos não diagonais, atingindo precisões da ordem de 10-3 %.
id UNESP-29_90617037c5e88cf6ca549dcd31e93ead
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-46702002000100006
network_acronym_str UNESP-29
network_name_str Eclética Química
repository_id_str
spelling Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesféricoespectro atômicocurvas de potencialmétodo hiperesféricodois elétronsNeste trabalho estudamos o espectro da série iso-eletrônica do átomo de hélio utilizando o método hiperesférico adiabático. Este método permite o estudo dos níveis de energia de sistemas atômicos por meio de um conjunto de curvas de potencial, de forma semelhante à aproximação de Born-Oppenheimer para sistemas moleculares. As curvas de potencial são definidas com relação a uma única variável radial, independentemente do número de elétrons do sistema. Desta forma a análise e classificação dos níveis de energia é realizada de forma simples e intuitiva, o que não se observa em métodos como o variacional e Hartree-Fock. O objetivo desta pesquisa é o de descrever o comportamento do estado fundamental de sistemas heliônicos com a variação da carga nuclear. Além do método hiperesférico simplificar muito a análise dos resultados, é um processo ab-initio, cujos erros são limitados apenas pelos truncamentos do número de equações acopladas. Já na sua aproximação mais simples, onde todos os acoplamentos radiais são desprezados, o erro obtido para a energia do estado fundamental é inferior a 1% e com a introdução do acoplamento diagonal o erro cai para cerca de 0.3%. Resultados de grande precisão são obtidos com os acoplamentos não diagonais, atingindo precisões da ordem de 10-3 %.Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702002000100006Eclética Química v.27 2002reponame:Eclética Químicainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S0100-46702002000100006info:eu-repo/semantics/openAccessCEBIM,Marco AurélioDe GROOTE,Jean-Jacquespor2002-09-02T00:00:00Zoai:scielo:S0100-46702002000100006Revistahttp://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/PUBhttps://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/oaiecletica@ctrlk.com.br||ecletica@iq.unesp.br1678-46181678-4618opendoar:2002-09-02T00:00Eclética Química - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico
title Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico
spellingShingle Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico
CEBIM,Marco Aurélio
espectro atômico
curvas de potencial
método hiperesférico
dois elétrons
title_short Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico
title_full Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico
title_fullStr Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico
title_full_unstemmed Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico
title_sort Estudo da série iso-eletrônica do átomo de hélio pelo método hiperesférico
author CEBIM,Marco Aurélio
author_facet CEBIM,Marco Aurélio
De GROOTE,Jean-Jacques
author_role author
author2 De GROOTE,Jean-Jacques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CEBIM,Marco Aurélio
De GROOTE,Jean-Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv espectro atômico
curvas de potencial
método hiperesférico
dois elétrons
topic espectro atômico
curvas de potencial
método hiperesférico
dois elétrons
description Neste trabalho estudamos o espectro da série iso-eletrônica do átomo de hélio utilizando o método hiperesférico adiabático. Este método permite o estudo dos níveis de energia de sistemas atômicos por meio de um conjunto de curvas de potencial, de forma semelhante à aproximação de Born-Oppenheimer para sistemas moleculares. As curvas de potencial são definidas com relação a uma única variável radial, independentemente do número de elétrons do sistema. Desta forma a análise e classificação dos níveis de energia é realizada de forma simples e intuitiva, o que não se observa em métodos como o variacional e Hartree-Fock. O objetivo desta pesquisa é o de descrever o comportamento do estado fundamental de sistemas heliônicos com a variação da carga nuclear. Além do método hiperesférico simplificar muito a análise dos resultados, é um processo ab-initio, cujos erros são limitados apenas pelos truncamentos do número de equações acopladas. Já na sua aproximação mais simples, onde todos os acoplamentos radiais são desprezados, o erro obtido para a energia do estado fundamental é inferior a 1% e com a introdução do acoplamento diagonal o erro cai para cerca de 0.3%. Resultados de grande precisão são obtidos com os acoplamentos não diagonais, atingindo precisões da ordem de 10-3 %.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702002000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702002000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-46702002000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
publisher.none.fl_str_mv Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Eclética Química v.27 2002
reponame:Eclética Química
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Eclética Química
collection Eclética Química
repository.name.fl_str_mv Eclética Química - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ecletica@ctrlk.com.br||ecletica@iq.unesp.br
_version_ 1754734617232932864