Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Camila Isabel Maia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guimarães, Márcia Regina Neves, Lara, Felipe Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2139
Resumo: Devido às contínuas mudanças no ambiente externo, as organizações precisam inovar-se constantemente para garantir a sua sobrevivência, e para isso, é necessário que se tenha uma cultura propícia para que as inovações sejam desenvolvidas. O objetivo do trabalho é analisar a relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica em uma empresa do ramo de bebidas através de um estudo de caso. A estrutura matricial, comunicação informal, descentralização do poder de decisão e baixo nível de formalização, são algumas características culturais da empresa e que estimulam diretamente a inovação. Também é explorado na pesquisa, o trade-off entre inovação no setor corporativo e no setor produtivo, considerando principalmente o nível de decisão dos funcionários. Assim, no decorrer deste estudo, mostra-se a criação de um ambiente favorável para que ocorra a inovação organizacional a partir das características culturais da empresa em questão.
id UNESP-2_7b2a2f69a1724987832f1af301514732
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2139
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação TecnológicaDevido às contínuas mudanças no ambiente externo, as organizações precisam inovar-se constantemente para garantir a sua sobrevivência, e para isso, é necessário que se tenha uma cultura propícia para que as inovações sejam desenvolvidas. O objetivo do trabalho é analisar a relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica em uma empresa do ramo de bebidas através de um estudo de caso. A estrutura matricial, comunicação informal, descentralização do poder de decisão e baixo nível de formalização, são algumas características culturais da empresa e que estimulam diretamente a inovação. Também é explorado na pesquisa, o trade-off entre inovação no setor corporativo e no setor produtivo, considerando principalmente o nível de decisão dos funcionários. Assim, no decorrer deste estudo, mostra-se a criação de um ambiente favorável para que ocorra a inovação organizacional a partir das características culturais da empresa em questão.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/213910.15675/gepros.v14i2.2139Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 2 (2019)1984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2139/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2139/1781Copyright (c) 2019 Revista GEPROSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Camila Isabel MaiaGuimarães, Márcia Regina NevesLara, Felipe Ferreira de2019-06-01T11:55:51Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2139Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2019-06-01T11:55:51GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica
title Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica
spellingShingle Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica
Ramos, Camila Isabel Maia
title_short Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica
title_full Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica
title_fullStr Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica
title_full_unstemmed Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica
title_sort Estratégias da Cultura Organizacional para a Inovação Tecnológica
author Ramos, Camila Isabel Maia
author_facet Ramos, Camila Isabel Maia
Guimarães, Márcia Regina Neves
Lara, Felipe Ferreira de
author_role author
author2 Guimarães, Márcia Regina Neves
Lara, Felipe Ferreira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Camila Isabel Maia
Guimarães, Márcia Regina Neves
Lara, Felipe Ferreira de
description Devido às contínuas mudanças no ambiente externo, as organizações precisam inovar-se constantemente para garantir a sua sobrevivência, e para isso, é necessário que se tenha uma cultura propícia para que as inovações sejam desenvolvidas. O objetivo do trabalho é analisar a relação entre cultura organizacional e inovação tecnológica em uma empresa do ramo de bebidas através de um estudo de caso. A estrutura matricial, comunicação informal, descentralização do poder de decisão e baixo nível de formalização, são algumas características culturais da empresa e que estimulam diretamente a inovação. Também é explorado na pesquisa, o trade-off entre inovação no setor corporativo e no setor produtivo, considerando principalmente o nível de decisão dos funcionários. Assim, no decorrer deste estudo, mostra-se a criação de um ambiente favorável para que ocorra a inovação organizacional a partir das características culturais da empresa em questão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2139
10.15675/gepros.v14i2.2139
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2139
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v14i2.2139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2139/pdf
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2139/1781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista GEPROS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista GEPROS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 14 n. 2 (2019)
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1788170894790623232