A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eichler, Marcelo Leandro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653
Resumo: Uma obra ampla, vasta e profunda como a de Jean Piaget é recebida, interpretada e utilizada de formas diversas em diferentes campos do conhecimento. Neste artigo, procura-se apresentar como essa obra, ou uma parte dela, foi recebida diacronicamente no âmbito da didática das ciências francófona. Nesse sentido, buscou-se verificar as referências e as citações a Piaget nos periódicos da didática das ciências francófonos Didaskalia e Aster. As referências a Piaget foram destacadas dos artigos e foi possível identificar e agrupar os principais temas que são abordados quando se utiliza Piaget como suporte a algum argumento ou como uma indicação crítica a ser superada. Os temas de destaque identificados e analisados foram: referências à epistemologia, características do pensamento infantil, funcionamento psicológico, elaboração conceitual, causalidade, história das ciências, utilização pedagógica (construtivismo) e relação com Vygotsky.
id UNESP-35_695760208308eee46e744954f778a73d
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4653
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófonaEpistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de RecepçãoUma obra ampla, vasta e profunda como a de Jean Piaget é recebida, interpretada e utilizada de formas diversas em diferentes campos do conhecimento. Neste artigo, procura-se apresentar como essa obra, ou uma parte dela, foi recebida diacronicamente no âmbito da didática das ciências francófona. Nesse sentido, buscou-se verificar as referências e as citações a Piaget nos periódicos da didática das ciências francófonos Didaskalia e Aster. As referências a Piaget foram destacadas dos artigos e foi possível identificar e agrupar os principais temas que são abordados quando se utiliza Piaget como suporte a algum argumento ou como uma indicação crítica a ser superada. Os temas de destaque identificados e analisados foram: referências à epistemologia, características do pensamento infantil, funcionamento psicológico, elaboração conceitual, causalidade, história das ciências, utilização pedagógica (construtivismo) e relação com Vygotsky.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/465310.36311/1984-1655.2014.v6n2.p68-92Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 2 (2014); 68-92Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 2 (2014); 68-92Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 68-921984-165510.5555/repeg.v6i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653/3413Copyright (c) 2015 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessEichler, Marcelo Leandro2022-02-08T17:11:14Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4653Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-08T17:11:14Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
title A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
spellingShingle A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
Eichler, Marcelo Leandro
Epistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de Recepção
title_short A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
title_full A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
title_fullStr A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
title_full_unstemmed A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
title_sort A recepção diacrônica da obra de Jean Piaget na didática das ciências francófona
author Eichler, Marcelo Leandro
author_facet Eichler, Marcelo Leandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eichler, Marcelo Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de Recepção
topic Epistemologia Genética, Didática das Ciências, Estudos de Recepção
description Uma obra ampla, vasta e profunda como a de Jean Piaget é recebida, interpretada e utilizada de formas diversas em diferentes campos do conhecimento. Neste artigo, procura-se apresentar como essa obra, ou uma parte dela, foi recebida diacronicamente no âmbito da didática das ciências francófona. Nesse sentido, buscou-se verificar as referências e as citações a Piaget nos periódicos da didática das ciências francófonos Didaskalia e Aster. As referências a Piaget foram destacadas dos artigos e foi possível identificar e agrupar os principais temas que são abordados quando se utiliza Piaget como suporte a algum argumento ou como uma indicação crítica a ser superada. Os temas de destaque identificados e analisados foram: referências à epistemologia, características do pensamento infantil, funcionamento psicológico, elaboração conceitual, causalidade, história das ciências, utilização pedagógica (construtivismo) e relação com Vygotsky.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653
10.36311/1984-1655.2014.v6n2.p68-92
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2014.v6n2.p68-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/4653/3413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 2 (2014); 68-92
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 2 (2014); 68-92
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 2 (2014); 68-92
1984-1655
10.5555/repeg.v6i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037912801280